Há relação de consumo nos contratos de locação?

28/10/2019 às 13:14
Leia nesta página:

No caso de locação de imóveis em que há a intermediação de imobiliária, somente haverá relação de consumo entre o proprietário do imóvel com a imobiliária e o locatário com a imobiliária.

O sonho do brasileiro é ter o imóvel próprio, porém, enquanto isso não ocorre, o cidadão se contenta em alugar. Mas só quem já foi locador ou locatário conhece a dor de cabeça que pode ser quando este contrato é judicializado.

Por um lado, o locador busca a segurança de que não sofrerá prejuízos com a disponibilização do seu imóvel a terceiros e, por outro, o locatário deseja ter suas demandas atendidas e ter um serviço de qualidade, já que paga mensalmente pela utilização do imóvel.

Com isso, surgiu a discussão se o Código de Defesa do Consumidor seria aplicável aos contratos de locação, visto que, para alguns juristas, seria uma espécie de prestação de serviço, configurando uma relação de consumo.

A jurisprudência não concorda com esse posicionamento. O Superior Tribunal de Justiça entendeu que não existe relação de consumo entre locatário e locador, visto que o contrato de locação possui lei específica (Lei nº 8.245/91), e que, para ser fornecedor é preciso que a pessoa desenvolva atividade com habitualidade, expertise e intuito de lucro, o que não necessariamente ocorre na locação.

“A jurisprudência desta Corte é firme no sentido de que ‘não se aplica o Código de Defesa do Consumidor ao contrato de locação regido pela Lei 8.245/1991, porquanto, além de fazerem parte de microssistemas distintos do âmbito normativo do direito privado, as relações jurídicas não possuem os traços característicos da relação de consumo, previstos nos arts. 2º e 3º da Lei n. 8.078/1990’.” AgInt no AREsp 1147805/RS

No caso de locação de imóveis em que há a intermediação de imobiliária, somente haverá relação de consumo entre o proprietário do imóvel com a imobiliária e o locatário com a imobiliária. Isso porque esta atua como administradora da atividade de locação, prestando serviços tanto ao locador quanto ao locatário.

Já nos casos em que há a locação de imóvel próprio, sem a intermediação de imobiliária, o contrato não poderá ser questionado sobre a luz do Código de Defesa do Consumidor, pois não se trata de relação de consumo.

A tese da Corte Superior é de que a atividade da imobiliária trabalha com duas relações jurídicas distintas: a de prestação de serviços, estabelecida entre o proprietário de um ou mais imóveis e essa administradora, e a de locação propriamente dita, em que a imobiliária atua como intermediária de um contrato de locação (REsp 509.304/PR).

Tal entendimento se demonstra acertado, visto que muitas pessoas quando alugam diretamente o seu imóvel não possuem o know how, nem a expertise de uma imobiliária, nem habitualidade nessa prestação de serviço, sendo evidentemente uma relação contratual entre duas pessoas físicas – locador e locatário.

Caso contrário, considerar-se-ia como fornecedor qualquer pessoa que aufira lucro, o que não é o caso.

No direito do consumidor, a relação de consumo é marcada por uma desigualdade entre as partes: o consumidor é visto como hipossuficiente em comparação ao fornecedor, visto que este último, normalmente, possui uma grande estrutura e conhecimento sobre a área. A assimetria de informações aliada ao poder econômico são, portanto, as condicionantes da presunção da hipossuficiência na relação consumerista.

Em contrapartida, a relação contratual privada é marcada pela paridade e simetria, até que haja a presença de elementos que justifiquem uma clara desigualdade entre as partes (Art. 421-A Código Civil).

Portanto, quando há uma controvérsia na relação do inquilino e o locador de um imóvel, é fundamental compreender quem deve ser colocado como polo passivo no caso. O primeiro passo é fundamental analisar como constam as partes no contrato de locação, e analisar, ainda, se há uma relação direta entre locador e locatário ou se esta é intermediada por uma imobiliária.

Por fim, com o crescimento urbano e o crescimento de moradias em condomínio, a tendência é que o número de contratos de locação cresça cada vez mais, portanto, é necessária uma atuação diligente do locador e locatário visando a constituição de uma relação contratual. Um contrato padrão ou “de papelaria” acaba colocando o locador em uma situação prejudicial em relação à proteção de seu imóvel e o locatário em uma situação de fragilidade em relação aos seus direitos locatícios. Para que isso não aconteça, e você tenha um problema por anos a fio, sempre busque o apoio jurídico para ter certeza dos riscos que o presente contrato oferece aos seus direitos como inquilino ou locador.

Sobre o autor
Leonardo N. Volpatti

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB); Graduado em Ciência Política para Universidade do Distrito Federal (UDF); Pós-Graduado em Relações Governamentais pela FGV/DF Pós-Graduado em Direito Civil/Imobiliário Especialista em Cidadania Italiana Foi considerado o chefe de gabinete parlamentar mais jovem da história do Senado Federal. Premiado em Sevilha pela Medalha Dom Isidoro de Sevilha (Patrono da Educação na Espanha) pelo artigo apresentado: https://volpatti.jusbrasil.com.br/artigos/170297435/mediacao-experiencias-do-brasil-e-inglaterra Publicou artigos em livros, jornais e revistas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos