Se eu me aposentar agora, qual será o valor do meu benefício?

Como simular a renda mensal inicial do benefício

Leia nesta página:

Em tempos de Reforma da Previdência muita gente tem corrido para tentar se aposentar antes de sua aprovação, com medo de perder direitos, caso a legislação seja alterada. Artigo originalmente publicado em https://pamelafranciner.jusbrasil.com.br

Direito adquirido é direito que não será perdido.

Se o Segurado já possui as condições de se aposentar pelas regras atuais, mesmo que sobrevenha legislação que altere as normas que seriam aplicadas ao seu caso específico, ele não perde o direito de exercer pelas normas anteriores. Isso é o direito adquirido. Eu deixo de exercer no momento que eu o atingi, mas não perco por exercê-lo em momento posterior, mesmo tendo sido alteradas as regras.

Faça simulações.

Se você não quer procurar um profissional especialista em direito previdenciário para fazer os cálculos da sua aposentadoria, o próprio INSS disponibiliza ferramentas gratuitas ao cidadão.

O recomendado é procurar um profissional, pois este tem todo o arcabouço jurídico para te orientar, porém se deseja realizar a simulação de tempo de contribuição voluntariamente, você pode fazer pelo site Meu INSS.

Importante salientar que, para calcular o valor do seu benefício, primeiro você precisa saber o seu tempo de contribuição. E não basta o cálculo mental, você precisa colocar na calculadora, vínculo por vínculo, contribuição por contribuição, conforme seu extrato previdenciário, Carteiras de Trabalho e carnês de contribuição.

Caso queira uma planilha de contribuições mais completa, inclusive com conversões de períodos especiais para comum, recomendamos esta.

Como faço o cadastro no site Meu INSS para ter acesso ao extrato previdenciário e à calculadora de tempo de contribuição?

Fiz um tutorial com o passo a passo bem aqui.

Já fiz a simulação do meu tempo de contribuição, qual o próximo passo?

Realizar a simulação do valor do benefício pretendido e este você pode fazer aqui.

Para preenchimento de alguns campos da simulação é preciso entender um pouco sobre a diferença entre aposentadoria integral e proporcional, que você pode ler a respeito para saber se se enquadra ou não.

Na última etapa do cálculo é necessário preencher mês a mês os salários de contribuição desde julho de 1994 até a data que estiver fazendo a simulação.

Planeje!

Depois de realizadas estas simulações o Segurado pode até ter alcançado o direito ao benefício da aposentadoria por tempo de contribuição, mas o valor do benefício, por exemplo, pode ter ficado bem menor do que o esperado em razão da aplicação do fator previdenciário.

Então novamente a pergunta surge, se eu não quiser me aposentar agora, vou perder o direito de requerer depois?

A resposta é não.

Conforme explicado, o direito adquirido pode ser exercido depois.

O mais importante é não deixar de realizar sua simulação e planejar.

Agora, se você já tem direito a aposentadoria cujo valor é o mais vantajoso possível, porque esperar para requerer o benefício?

Ficou alguma dúvida? Entre em contato.

Sobre a autora
Pâmela Francine Ribeiro da Silva

Advogada especialista em direito previdenciário e cálculos previdenciários. Advogada especialista em previdência e cálculo previdenciário. Pós graduada em Direito da Seguridade Especial, atuante na área há mais de 10 anos. https://www.linkedin.com/in/pamelafrancineribeirodasilva/ https://www.instagram.com/spcalculosprevidenciarios/ https://www.facebook.com/spcalculosprevidenciarios/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo originalmente publicado em https://pamelafranciner.jusbrasil.com.br em 19/07/2019, com adaptações.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos