Aluguel de imóvel residencial: prazos e multa

20/11/2019 às 15:54
Leia nesta página:

O texto visa levar informação sobre os prazos nos contratos de locação, bem como a incidência de multa por inadimplemento.

No dia a dia vemos diferentes prazos para os contratos de aluguel, mas qual é o melhor?

A resposta é que a fixação do prazo de locação é livre entre os contratantes, podendo ser celebrado por qualquer período, mas, por mais que o prazo seja livre, a lei do inquilinato menciona dois casos específicos, os prazos menores que 30 meses (é muito comum vermos contratos de 12 meses) e os maiores ou iguais que 30 meses (2 anos e 6 meses).

Seja qual for o prazo, durante a vigência do contrato o locador não poderá pedir o imóvel de volta, salvo se o inquilino cometer alguma infração legal ou contratual, ou para realizar reparações urgentes determinadas pelo poder público.

No entanto, o locatário poderá devolver o imóvel antes do prazo, desde que pague a multa pactuada, conhecida como cláusula penal compensatória.

Mas então, qual a diferença entre os prazos? Vejamos.

Diferenças entre os prazos maior ou igual (≥) que 30 meses e menor (<) que 30 meses.

Nas locações celebradas com prazo ≥ que 30 meses a resolução o contrato não se prorroga automaticamente, resolvendo o contrato ao fim do prazo, sem precisar de notificação ou aviso.

O contrato só se prorroga por prazo indeterminado, nos mesmos termos do contrato anterior, se o locatário permanecer no imóvel por mais de 30 dias sem oposição do locador, nesse caso mesmo com a prorrogação o locador pode pedir o imóvel sem justificativa, a qualquer tempo, concedendo o prazo de 30 dias para desocupação.

No caso dos contratos menores que 30 meses findo o prazo o contrato se prorroga automaticamente por prazo indeterminado e o locador não poderá reaver o imóvel sem motivo, sendo possível apenas em casos específicos.

Ou seja, o locador precisa de um motivo para reaver o imóvel, conhecida como denuncia cheia sendo aquela que o locador que quer por fim no contrato precisa apresentar uma justificativa, ao contrário, somente poderá retomar o imóvel por denúncia vazia, aquela que não precisa de justificativa, depois de passados 5 anos (60 meses) de vigência da locação.

- Mas e se o inquilino quiser devolver o imóvel?

Como mencionei no início do texto, segundo a lei do inquilinato, o locatário poderá devolver o imóvel a qualquer tempo durante a vidência, contanto que pague a multa contratual, conhecida como cláusula penal.

Cláusula penal – valor da multa pela devolução antes do término do contrato.

A cláusula penal estipulada no contrato de locação serve para evitar o inadimplemento da obrigação contratada, caso o inquilino devolva o imóvel antes do termino do prazo.

O valor da multa usualmente é de 3 alugueis, mas poderão ser estabelecidos outros valores, desde que não seja abusivo. O pagamento desta cláusula se dá proporcionalmente ao período de cumprimento do contrato, ou seja, descumprido o contrato pela metade o locatário pagará metade da multa pactuada para o descumprimento integral.

Não havendo acordo sobre o valor estipulado, ou o locatário achando que o valor é excessivo, poderá o juiz arbitrar o valor da multa, observando a função social do contrato, os valores sociais e econômicos.

O melhor prazo para o contrato de locação.

Sendo assim, o melhor prazo para os contratos de locação, tanto para locador quanto para locatário é o prazo maior ou igual que 30 meses. O que acontece é que muitos inquilinos não querem prazos maiores que 12 meses por medo de inadimplirem e terem que pagar a multa.

Dessa forma, se o inquilino precisa de um contrato de 12 meses, o locador para cumprir o período de 30 meses poderá concordar com cláusula que dispense o pagamento de multa proporcional ao número de meses que as partes negociarem, sendo que, após esse período de 12 meses o inquilino, mediante aviso prévio, está livre para devolver o imóvel sem pagar multa. Porém, se ele inadimplir o contrato antes de terminar o prazo de 12 meses a multa será válida.

Assim, o locador respeita o prazo ≥ 30 meses e o locatário poderá devolver o imóvel pelo prazo acordado sem pagar a multa, já que será dispensada.

Vale ressaltar que, está dispensado da multa, o inquilino que o empregador determinar a transferência de localidade de prestação de serviço, nesse caso o locatário fica isento de multa, não se aplica se a transferência for a pedido do empregado.

 

Boa leitura!

 

Instagram: @LuaraLemos.adv / @LK.jur

Site: www.lkconsultoria.adv.br

Sobre o autor
Luara Lemos Sanfelice

Advogada | Sócia da LK Assessoria. Pós graduanda em Direito civil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos