EDUCAÇÃO A PONTA DE FACA

22/11/2019 às 14:59
Leia nesta página:

A NOTICIA MOSTRA QUÃO A EDUCAÇÃO ESTA ANTIQUADA E NÃO REPRESENTADA NO BRASIL

Quando a constituição diz que é uma obrigação do estado a educação bem como direito de todos (CF/88 art 205), visando o desenvolvimento da pessoa, sua cidadania e sua qualificação para o trabalho, significa em dizer que esta difusão de conhecimento é livre, sem qualquer constrangimento ou custas e obrigado por imposição legal aos agentes estatais, ou neste encargo sob pena de sanção.

Nem assim as faculdades públicas cumprem totalmente seu dever, quando cobram por exemplo, a taxa de emissão do diploma, condicionando sua outorga não ao conhecimento adquirido, mas sim ao tempo e frequência nas referidas escolas, e pontuações verificadas de tempos em tempos, tornando-se assim esta atividade antes prazerosa e livre, numa contraobrigação enfadonha;

Assim em desacordo com a Constituição aprendemos a competir a ponta de faca a mesma cadeira de uma Universidade, ponto a ponto e em todas as matérias, como se um bom médico ou advogado fosse melhor profissional do que outro por pontuar bem em Geografia ou outra língua: A formação dos grupos tão importante para o invento foi deixada de lado a favor de um individualismo predador.

Assim chegamos a faculdade com os mesmos vícios do secundário: A hora do “recreio” deve ser bem respeitada, as chamadas de presença nome a nome, as canetadas vermelhas e as notas que variam de 1 a 10 junto da bajulação dos alunos a professores ineficientes, ou mendicando aumento de notas: O único revés é que surgiram as agremiações de alunos, responsáveis a defesa do corpo discente, para contrabalançar esta manifestação e exercício do poder tendo em vista o claríssimo constrangimento que estes são submetidos, quando tudo se aprende por decoração e não por prazer, este mesmo que nos leva a difundir e ensinar gratuitamente o que aprendemos ou por uma compensação simbólica.

Sobre o autor
Cassio Montenegro

Bacharel - Universidad Empresarial – Costa Rica. Concursado no V Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos