A concessão de uma licença de exploração requer do titular a área demarcada em campo

27/11/2019 às 01:29
Leia nesta página:

Identificar quais as variáveis consideradas mais relevantes pelos operadores, quando da utilização dos JOA e contratos de serviços.

A concessão de uma licença de exploração requer do titular a área demarcada em campo, para realizar o trabalho necessário para localizar hidrocarbonetos com a devida diligência e de acordo com as técnicas mais eficientes para tornar o investimento mínimo para cada um dos períodos da permissão. Se o investimento em qualquer um destes é menor do que os períodos comprometidos, o titular da licença deve pagar ao Estado a diferença resultante, a menos que haja circunstâncias imprevistas ou de força maior. Se julgado dificuldades técnicas na opinião da autoridade competente, aditivos poderão ser autorizados para tal pagamento pelo aumento das autorizações para o próximo período, em um montante igual ao não investido. A renúncia do titular da autorização exploratório dá o direito de exigir pagamento ao Estado do montante de investimentos comprometidos e não realizados correspondente ao período em que ocorrer tal renúncia.

Se, em qualquer período, os investimentos tecnicamente aceitáveis ​​para o trabalho ultrapassarem os montantes envolvidos, a permissionária pode ser reduzida de um montante igual aos investimentos em excesso correspondentes ao próximo período, desde que esta não afete a realização de trabalho essencial para a exploração efetiva da área.

Quando a licença de exploração foi parcialmente convertida em concessão de exploração, a autoridade de execução pode concordar em cinquenta por cento (50%) do investimento remanescente correspondente à área coberta por esta transformação se destina a exploração do mesmo, desde que o resto da quantidade comprometida notável aumento do investimento na área de exploração.

O titular da licença deverá descobrir hidrocarbonetos no prazo de trinta (30) dias, sob pena de incorrer nas sanções estabelecidas no Título VII, a denúncia correspondente à autoridade regulatória. Pode ser aproveitado um dos produtos do curso do trabalho exploratório, mas, enquanto não forem cumpridos os requisitos do artigo 22, não terá  direito de proceder à operação local.

Os hidrocarbonetos que são recuperados durante a exploração serão sujeitos ao pagamento de um royalty de quinze por cento (15%), com exceção prevista no artigo 63.

As licenças de exploração só podem ser concedidas em áreas potenciais. A unidade de digitalização irá abranger uma área de 100 (cem) km2.

As licenças de exploração cobrirão áreas cuja área não ultrapasse cem (100) unidades. Aqueles que são concedidos na plataforma Continental não podem exceder cento e cinquenta (150) unidades. Qualquer pessoa física ou jurídica pode deter, simultaneamente, mais de cinco licenças de exploração, direta ou indiretamente.

Conclusão

Quando explorar cada um dos primeiros e segundos períodos do termo básico de uma licença de exploração, o licenciado irá reduzir a sua área, pelo menos cinquenta por cento (50%) da superfície restante do título no final do respectivo período. A área restante será igual às superfícies originais, a menos que previamente restaurada ou processada em lotes de uma concessão mineira. No final da permissionária básica, o prazo deverá restaurar o total restante, exceto se exercido o direito de usar o período de prorrogação, o reembolso será limitado a 50% da área restante antes do fim do último período do termo básico de concessões.

Referências Bibliográficas

Constitución de la nación argentina (2009). Suplementos La Ley. 14ª edição, La  Ley, Buenos Aires

Constituição de república federativa do brasil. (2005). 23º ed. São Paulo:   Saraiva.

Sobre o autor
Geraldo Santos

Advogado, Doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora, Mestre em Administração pela PUC Rio, especialista em logistica empresarial pela FGV e bacharel em direito pela Universidade Santa Ursula.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos