À advogada

08/12/2019 às 20:05
Leia nesta página:

Parei o carro. O compromisso só era às 10 horas da manhã. Dava tempo. O momento é de puro silêncio e reflexão. Comecei a escrever. No carro estávamos eu, a minha bolsa, alguns materiais de expediente e a minha coragem, embalados pela melodia de RC.

A caminho de um compromisso, o velocímetro marca 120 km/h. A rodovia é a 251 que liga Cuiabá à Chapada dos Guimarães-MT. O relógio marca 09h28min da manhã de quinta-feira do dia 31 de outubro de 2019, os pensamentos vão e vem, no sentido da conveniência de escrever este artigo.

Parei o carro. O compromisso só era às 10 horas da manhã. Dava tempo. O momento é de puro silêncio e reflexão. Comecei a escrever. No carro estávamos eu, a minha bolsa, alguns materiais de expediente e a minha coragem, embalados pela melodia de RC.

A contextualização serve apenas para compartilhar com vocês o momento e, em que condições este texto foi redigido. A intenção é apenas de externar como é fortalecedor e tende a ser próspero, quando fazemos o que gostamos.

A advocacia é uma profissão liberal e qualquer um, desde que preenchido os requisitos pode exercê-la. Ela é livre e dona de si, de forma que não nos brinda com qualquer estabilidade, muito pelo contrário.

A questão é que nem todo mundo gosta de exercer às profissões de risco, e, é por isso, que muitos profissionais do direito vão prestar certames públicos e desse cargo nunca mais abrem mão, vez que é muito mais fácil manter-se na zona de conforto, de ter um fixo garantido todo fim de mês, a ter que ir para o campo da batalha da caça de mercado.

A advocacia contemporânea não nos permite mais ficarmos sentados em nossos escritórios esperando o cliente chegar. Os tempos, assim como os clientes mudaram, e os profissionais que pararam no tempo, continuarão parados, esperando o que? Me conta depois.

O momento é de pegar a estrada, abrir novas frentes, ”arregaçar as mangas” e abraçar à causa. Por isso digo, que para exercer a advocacia hodiernamente é para pessoas corajosas/ousadas/destemidas/curiosas e criativas.

Têm muitos por aí, que se formam em direito e após se depararem com a realidade cruel da advocacia, desistem, e partem em busca de outras profissões, vão ser empresários, vendedores, donas de casa, empreendedores, coach, uber, etc; outros fazem nova faculdade e têm outros ainda, que perambulam por outras profissões, não se encontram, e voltam a fazer “bicos” na advocacia. Vixi!

Por isso, volto a dizer, ser advogado (a) em tempos atuais é para pessoas corajosas, que sabem usar dos instrumentos da sabedoria e paciência para poder semear, todavia, digo, não é fácil. É preciso esperar o tempo agir.

Até porque, a advocacia não tem glamour algum, embora alguns profissionais andem sempre com os looks ternos e gravatas.

No exercício da profissão é cada aperto que se enfrenta, que é de afrouxar as gravatas, para poder respirar fundo e buscar coragem para seguir, frente às vicissitudes e dúvidas de mercado acerca da profissão.

Igualmente, não há status algum, embora, a advocacia seja essencial à justiça nos termos do que assevera à Constituição da República.

A estrada da advocacia é onde o mercado te chama e para lá que você tem que ir, e sem medo.

O medo é o maior limitador do ser humano, é ele quem nos assombra e constantemente nos atrapalha. O momento é também de lutar contra os nossos medos e não deixar que ele tome conta das nossas ações e pensamentos.

Exerço a minha profissão com muito brilho nos olhos, com entusiasmo, vontade, dedicação, etc, combustíveis que considero fundamentais para abastecer a motivação necessária para a luta de todos os dias. É preciso entregar-se.

É isso o que sinto quando exerço a minha profissão, e, é o que sinto também, quando escrevo os artigos. Me entrego intensamente a àquele momento! Amo o que faço!

Como dito alhures, a profissão é liberal, porém, a responsabilidade do profissional deve ser essencial, devendo sempre ser pautada pela ética, pelo comprometimento e volto a dizer, ser franqueada com muito brilho nos olhos, como sendo aquele cliente o mais importante da sua vida. Acho que era isso o que trafegava em meus pensamentos. Finalizei o artigo. Voltei a dirigir. Ah, o compromisso!

Gisele Nascimento é advogada em Mato Grosso.

Sobre a autora
Gisele Nascimento

Advogada em Mato Grosso, Especialista em Direito Civil e Processo Civil, pela Cândido Mendes, pós-graduada em Direito do Consumidor, pela Verbo Jurídico e pós-graduanda em Direito Previdenciário, pela EBRADI e MBA Marketing Digital Para Negócios pela PUC.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos