Armadilhas do Amor

08/12/2019 às 20:18
Leia nesta página:

Vivemos a Era da vulnerabilidade sentimental

Sei lá, muitos vivem a era da vulnerabilidade sentimental, ou do sentimento raso, ou amor líquido (fragilidade dos laços humanos), nos dizeres do sociólogo Zygmunt Bauman.

Muitos estão desesperados em encontrarem a sua alma gêmea que acreditam em “príncipe encantado” como sendo aquele (a) encontrado (a) nos aplicativos virtuais (instagram, tinder, facebook, etc), em menos de “5 minutos”, e já vai logo contado a sua vida, cheio de expectativas e de planos e pensando: achei! O que? Vamos ver…

Recentemente um homem foi condenado pela Justiça da Paraíba a indenizar uma mulher em danos morais e matérias, pela prática de estelionato sentimental.
Eles começaram um relacionamento amoroso, virtualmente, e após ganhar a confiança da vítima, ele começou a se queixar de problemas financeiros e pediu valores a ela, que no começo disponibilizou a título de “empréstimo” o valor de 5mil reais.

Posteriormente, ela pagou as despesas dele de hospedagem referente à sua estadia em João Pessoa, tendo em vista que naquela ocasião ele alegou ter esquecido a carteira com todos os cartões de crédito, dinheiro, etc, e a ainda lhe emprestou mais a quantia de 600 reais.

Após isso ele sumiu, e a vítima não conseguiu mais nenhum contato, tendo sido bloqueada em todos os seus aplicativos virtuais, bem como ele não atendia mais as suas ligações (conduta típica de embusteiros) e após, investigação, ela descobriu que ele era casado e pai de 3 (três) filhos.

No entender da Juíza que o condenou, ele se aproveitou do sentimento que a vítima nutria por ele e praticou a conduta ilícita consistente em exploração econômica, mediante sistema ardil, o que foi caracterizado pela doutrina e jurisprudência como estelionato sentimental, que é quando se pretende obter vantagem ilícita da “namorada (o)”, na vigência do relacionamento.

Assim, o “conquistador (a) ” age premeditadamente, pois, primeiro ele escolhe a vítima, e a “posteriori”, pratica a conduta com fim único de obter vantagem financeira ilícita. Essa prática não seria possível se não tivesse o envolvimento amoroso, pois, ele precisa disso para obter a confiança da pessoa.


Quando a vítima descobre tal conduta, vem o sentimento de humilhação, constrangimento, vergonha, sensação de impotência, que são prejuízos morais, que é aquele que só a pessoa consegue sentir, pois, a vítima começou o relacionamento julgando que era recíproco, que tinha encontrado a sua outra metade, quando, na verdade, era um arapuca, uma emboscada, uma verdadeira cilada, e descobre que foi enganada e explorada financeira e moralmente!

Dessa maneira, não tem como medir a decepção, a desconstrução dos sonhos e as expectativas frustradas de formar uma família que a vítima sentiu, pois, os sentimentos utilizados pelo “conquistador (a)” eram falsos, usados apenas para se beneficiar economicamente, pois, desde o começo, em sua reserva íntima, ele (a) já sabia que nada de sério queria com aquela pessoa, conquistando-a, apenas para obter o sucesso financeiro.

Pelo Código Penal — CP, (art. 171), estelionato foi definido como o ato de obter para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

Fica o alerta! Cuidado com os deslumbramentos dos falsos amores, vendidos por rostos bonitos, repleto de palavras certas e encantadoras, porém, mercanciada por desconhecidos no mundo virtual, já que lá nada é real e sólido, onde tudo é confuso e frágil propenso a mudanças rápidas e imprevisíveis, em que as pessoas mentem e vendem um amor que não existe. Isso pode lhe provocar muita dor de cabeça e sair muito caro em todos os sentidos.


Gisele Nascimento é advogada em Mato Grosso.

Sobre a autora
Gisele Nascimento

Advogada em Mato Grosso, Especialista em Direito Civil e Processo Civil, pela Cândido Mendes, pós-graduada em Direito do Consumidor, pela Verbo Jurídico e pós-graduanda em Direito Previdenciário, pela EBRADI e MBA Marketing Digital Para Negócios pela PUC.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos