Os "nove" poderes

17/12/2019 às 13:43
Leia nesta página:

TESE QUE DEMONSTRA O NÃO ENTENDIMENTO DOS PRINCÍPIOS DA HARMONIA E INDEPENDÊNCIA DOS PODERES

Por semelhança ou não, praticamos nossos atos diários de forma automática, executando movimentos mecânicos a fim de realizar determinadas tarefas. Mas também, por vezes, decidimos usando nosso campo valorativo dialético; Enquanto que os valores, leis e costumes predominam, o julgamento exclusivamente técnico e fundamentado se dá por entes estatais investidos em seus cargos e  que podem substituir a vontade dos comuns.

Embora esta flexibilidade de diversos papéis seja positivo do ponto de vista individual, para o agente estatal isto poderá ser um desastre: Na divisão de poderes o Julgador apenas julga, o Legislador apenas legisla e o Executivo cumpre um programa, e isto se dá para a manutenção de um equilíbrio e auto fiscalização dentro do estado, para suas reservas de competência e sistema de freios e contrapesos (cheks and balances).

Pois bem, se isto é fato ao ponto de dividirmos totalmente os poderes, sua forma de comunicação e inclusive seus recintos de autuação, então porque todos eles o fazem pela sua atividade anômala nas suas funções administrativas e políticas ?

Na prática o Judiciário faz leis e executa comandos, o legislador também julga, quando decidirá pela constitucionalidade ou não desta ou aquela lei,  e o executivo também legisla quando edita decretos e medidas provisórias por exemplo, e por vezes também julga dando interpretações restritivas ou extensivas a comandos de lei, fazendo muitas vezes uma tendência de rivalidade e desarmonia, dando-se muitas vezes a atividade estatal num “samba de criolo doido” tornando-se nula toda uma atividade onerosa estatal.

Hoje já de antemão seria um indicativo claro na CCJ- Comissão de Constituição e Justiça, por exemplo, que se porventura o “Legislador-Juiz”, em contato com seus pares julgadores e nesta intersecção, indique seu parecer de inconstitucionalidade de certa lei, já estaria evidenciada uma inutilização pelo controle constitucional efetivo junto ao STF.

É que na mascara da lei e a guisa da independência de um poder a outro é feito de forma “diferente” aonde não há qualquer intromissão “formal” de um poder a outro, quando informamente há até porque os representantes do poder também fazem parte do povo decisor.

Assim como exemplo do sistema “frankstein” que estamos sendo submetidos, mesmo depois que uma lei é feita e julgada constitucional pelo Congresso, esta pode ser anulada por uma ação direta no STF, por ser inconstitucional, ou pelo veto do executivo por razões puramente políticas, dinamitando-se toda uma atividade estatal nula e ineficiente.

Ora, então se esta lei foi feita pelo devido processo legislativo, como deveria ser, e obedecendo a verdadeira vontade popular e que pode hoje ser representada on-line e de forma não obrigatória, ou esta lei foi feita sem uma representação fiel, ou esta lei foi feita apenas para danificar o sistema, mostrando alguma rivalidade ou vício do funcionamento estatal.

A população deve se libertar do fetiche apenas da militância no momento do sufrágio e em manifestações coordenadas uma vez que, em questão de segundos e na forma remota por seus terminais eletrônicos domésticos, o povo pode estar em qualquer recinto ou poder ou mesmo em casa batendo panelas, para solicitar seus direitos e garantias constitucionais, mediante o princípio universal da petição de direitos (Petition of rights).

Pareceria lógico que a quase trezentos anos atrás Montesquieu vislumbrasse esta independência junto de três órgãos estáticos, bem separados e independentes, uma vez que não havia qualquer sistema que conectasse imediatamente um ao outro, momento em que a máquina de escrever não era nada prática e portátil, a ideia de celular era um atributo dos esquizofrênicos, e os ofícios demoravam meses e anos para circular de um paço a outro.

Já na nossa Constituição de 1988, observou-se esta mesma tripartição de Montesquieu e o equilíbrio harmônico de funções num tempo remoto, aonde não havia terminais uns dentro dos outros, não havia e-mails, nem videofones nem celulares, mas hoje com tudo o que a tecnologia proporciona, após toda uma atividade aparentemente válida, se um órgão esta prestes a anular o decisor de outro, aonde esta a tal harmonia preceituada, senão só numa bula de direitos ?

Por vezes ministros influenciam na formação das leis e porque fazem parte do poder e do povo, por outras vezes o legislador questiona julgamentos que foram feitos sem amparo na legislação, ou mesmo nas suas funções internas e administrativas o julgador administra e faz sua jurisprudência e regimentos, tal como o legislador que julga no controle de constitucionalidade e decreta atos internos, compondo sim um cargo hibrido ainda não institucionalizado (e muitas vezes mal visto) e que é muito salutar à harmonização dos atos governamentais.

O estado não acompanhou o desenvolvimento social e da internet, sendo hoje necessário estes dois poderes internos específicos híbridos e versáteis e que saibam principalmente julgar e legislar uma vez que a execução mesmo pertence a todos, bem como ao estado no sistema de autoexecutoriedade (self-executing) não se esquecendo de seu titular: O senhor “povo”.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Sobre o autor
Cassio Montenegro

Bacharel - Universidad Empresarial – Costa Rica. Concursado no V Exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos