✔Procure visitar o imóvel com antecedência. Se isso não for possível, peça muitas fotos de cada cômodo.
✔Com o endereço, verifique o imóvel no Google Maps.
✔Cuidado com a propaganda enganosa.
✔Avalie cuidadosamente todas as cláusulas do contrato de locação de temporada. Nunca aceite nenhum tipo de acordo informal. Todas as regras e normas acordadas devem constar no contrato, por exemplo: o endereço do imóvel; a relação dos móveis e utensílios existentes, bem como o respectivo estado de conservação e funcionamento; a data de entrada e saída do imóvel; o nome, endereço e documento de identificação do proprietário; o valor da locação e forma de pagamento; local de retirada e entrega das chaves.
✔Verifique se o contrato prevê seguro para eventual reparo urgente no imóvel ou nos utensílios durante a estada. Imprevistos podem acontecer e caso seja necessário contratar um profissional para lidar com o problema que não esteja previsto no contrato, o valor do serviço pode ser abatido das despesas do aluguel.
✔O prazo máximo da locação para temporada é de 90 dias e o pagamento do aluguel pode ser exigido de forma antecipada e de uma só vez. Porém, evite pagar antecipadamente o valor total da locação.
✔Ao efetuar o pagamento, exija recibo, confirmação de pagamento e guarde os extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.
✔Se a contratação for feita por aplicativo ou site de intermediação, salve ou imprima as telas. Saiba que o aplicativos ou sites de locação ou intermediação respondem em caso de problemas, pois são solidariamente responsáveis pela locação, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
✔Fique atento aos golpes. Os golpistas publicam fotos falsas de imóveis em redes sociais e classificados, informando endereço em locais valorizados de praia e campo. É comum o locatário formalizar a locação, efetuar o pagamento e, ao chegar no local, constata que aquele imóvel nunca foi disponibilizado para locação ou, ainda, que também foi alugado para outras pessoas no mesmo período.
✔Cuidado com a oferta de imóvel a preços muito baixos.
✔O fornecedor é obrigado a cumprir com a oferta feita. Assim, se as condições do imóvel não se equipararem com o prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago. Para tanto, deverá desistir da locação. Se optar por permanecer no local, poderá negociar um abatimento no preço, proporcional à diferença na qualidade das características ofertadas.
✔Ao entrar no imóvel, a primeira coisa a fazer é checar se torneiras, chuveiro, luzes e eletrodomésticos estão funcionando. Se algum destes itens apresentar defeito, o proprietário tem a obrigação (estabelecida em contrato) de consertar ou substituir imediatamente. Essa verificação também impedirá que você seja responsabilizado pelo dano apresentado.
✔Cumpra com as suas obrigações, tomando o máximo cuidado para que nada seja danificado durante a sua estada, pois, caso isso aconteça, você será obrigado a ressarcir o proprietário.
✔Procure visitar o imóvel com antecedência. Se isso não for possível, peça muitas fotos de cada cômodo.
✔Com o endereço, verifique o imóvel no Google Maps.
✔Cuidado com a propaganda enganosa.
✔Avalie cuidadosamente todas as cláusulas do contrato de locação de temporada. Nunca aceite nenhum tipo de acordo informal. Todas as regras e normas acordadas devem constar no contrato – a relação dos móveis e utensílios existentes e o estado de conservação e funcionamento, data de entrada e saída do imóvel, nome e endereço do proprietário, preço, forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves, por exemplo.
✔Verifique se o contrato prevê seguro para um eventual reparo urgente no imóvel ou nos utensílios durante a estada. Imprevistos podem acontecer e caso seja necessário contratar um profissional para lidar com o problema que esteja fora das cláusulas do contrato, o valor do serviço pode ser abatido das despesas do aluguel. ✔O prazo máximo da locação para temporada é de 90 dias e o pagamento do aluguel pode ser exigido antecipadamente e de uma só vez. Porém, evite pagar antecipadamente o valor total da locação.
✔Ao efetuar o pagamento, exija recibo, confirmação de pagamento e guarde os extratos bancários e outros documentos que comprovem a transação.
✔Se a contratação for feita por aplicativo, salve ou imprima as telas. Saiba que o aplicativo de locação ou intermediação responde em caso de problemas. Ele é solidariamente responsável por problemas com a locação, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
✔Fique atento aos golpes. Os golpistas publicam fotos falsas de imóveis em redes sociais e classificados, informando endereço em locais valorizados de praia e campo.
✔Cuidado com a oferta de imóvel a preços muito baixos.
✔O fornecedor é obrigado a cumprir com a oferta feita. Assim, se as condições do imóvel não se equipararem com o prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago. Para tanto, deverá desistir da locação. Se optar por permanecer no local, poderá negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas.
✔Ao entrar no imóvel, a primeira coisa a fazer é checar se torneiras, chuveiro, luzes e eletrodomésticos estão funcionando. Se algum destes itens apresentar defeito, o proprietário tem a obrigação (estabelecida em contrato) de consertar ou substituir imediatamente. Essa verificação também impedirá que você seja responsabilizado pelo dano apresentado.
✔Cumpra com as suas obrigações, tomando o máximo cuidado para que nada seja danificado durante a sua estada, pois, caso isso aconteça, você será obrigado a ressarcir o proprietário.
✔Ao desocupar o imóvel, caso não seja realizada a vistoria na presença do proprietário, documente, através de fotografias, o estado no qual foram deixados os móveis, utensílios e eletrodomésticos, a fim de que você não seja responsabilizado por quaisquer danos que eventualmente possam ser ocasionados por outras pessoas.