Entenda o procedimento administrativo para imposição das penalidades de suspensão do direito de dirigir.

Conheça os recursos cabíveis contra a instauração do processo para imposição das penalidades de suspensão do direito de dirigir.

15/01/2020 às 15:56
Leia nesta página:

Defesa Prévia, recurso em 1ª instância à JARI e, recursos em 2ª instância ao CETRAN , e recurso ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e ao colegiado especial

Ao receber a notificação, lhe informando da instauração do processo administrativo para imposição da penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir, você deve verificar primeiramente o cabimento da Defesa Prévia, a fim de sedimentar as próximas fases recursais.

 

No caso de indeferimento (não aceitação) ou não apresentação da Defesa Prévia, você deve manejar recursos em 1ª instância à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e, somente no caso de indeferimento do recurso à JARI, é que será admissível a interposição de recursos em 2ª instância, ou seja, ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) ou CONTRANDIFE, quando tratar-se de penalidade imposta por órgão ou entidade de trânsito estadual, municipal ou do Distrito Federal.

 

Observação a ser feita é que, tratando-se de penalidade imposta pelo órgão ou entidade de trânsito da União (leia-se PRF), em caso de suspensão do direito de dirigir por mais de seis meses, cassação do documento de habilitação ou penalidade por infrações gravíssimas, o órgão julgador será o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

 

Nos demais casos, por colegiado especial integrado pelo Coordenador-Geral da JARI, pelo Presidente da Junta que apreciou o recurso e por mais um Presidente de Junta.

 

Atualmente temos a Resolução nº 723/2018 do CONTRAN, que dispõe sobre a uniformização do procedimento administrativo para imposição das penalidades de suspensão do direito de dirigir e, em quais casos a penalidade será imposta, senão vejamos:

 

“Art. 3º. A Penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir será imposta nos seguintes casos:

 

I. Sempre que o infrator atingir a contagem de vinte pontos, no período de 12 meses;

 

II. Por transgressão às normas estabelecidas no CTB, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

...

Art. 8º Para fins de cumprimento do disposto no inciso II do art. 3º, o processo de suspensão do direito de dirigir deverá ser instaurado da seguinte forma:”

 

E continua disciplinando o seguinte:

 

I. Para as autuações de competência do órgão executivo de trânsito estadual de registro do documento de habilitação do infrator, quando o infrator for o proprietário do veículo, será instaurado processo único para aplicação das penalidades de multa e de suspensão do direito de dirigir, nos termos do § 10 do art. 261 do CTB;

 

II. Para as demais autuações, o órgão ou entidade responsável pela aplicação da penalidade de multa, encerrada a instância administrativa de julgamento da infração, comunicará imediatamente ao órgão executivo de trânsito do registro do documento de habilitação, via RENAINF ou outro sistema, para que instaure processo administrativo com vistas à aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir. Grifei

 

Crível salientar que, ao requerer o arquivamento do Processo Administrativo para Imposição da Penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir, deve-se observar, dentre outras coisas, a corriqueira inobservância por parte da autoridade de trânsito competente, ao que determina o Art. 265, da Lei nº 9.503/97 (CTB).

 

Digna de alerta, é o que preceitua o art. 11 da Resolução nº 723, de 06 de fevereiro de 2018, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no que se refere a apresentação de defesa e de recurso, ao mencionar “os critérios gerais para apresentação de defesa, recursos ou outros requerimentos” que “deverão seguir as disposições constantes na Resolução CONTRAN nº 299, de 04 de dezembro de 2008, e suas sucedâneas.

 

Por fim, conheça o breve treinamento de “Como acessar defesas/recursos contra multas, suspensão e cassação da CNH”, disponibilizado no vídeo AQUI!

 

MINHA INDICAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

 

A Reciclagem é uma necessidade clara para o futuro do trabalho e temos o compromisso de ajudar profissionais do direto a adquirir as habilidades que eles precisam para ter sucesso na profissão. Estudos fetos por uma empresa americana, que entrevistou 1.000 pessoas, descobriu que mais de um terço dos entrevistados não têm concorrência em suas áreas atuação, devido as constantes atualizações profissionais que lhes proporcionaram habilidades que os seus concorrentes não dominam. Existem escolas quem são referências e que possibilita relevante diferencial para um caminho de sucesso. Tudo que você precisa fazer para sucesso profissional é comprometer-se a dar o primeiro passo. CONFIRA AQUI!

 

Para entrar em contato com o autor do artigo acesse: vspeticoes.com.br

Sobre o autor
Valter dos Santos

VEJA OS DETALHES EM >>> @vs_valterdossantos

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos