Se você vai enviar dinheiro para outro país e considera fazer isso on-line, leia este artigo. Veja se é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet.

Existem muitas dúvidas quando o assunto é enviar dinheiro para o exterior. Atualmente, muitas possibilidades estão disponíveis, especialmente por causa das plataformas on-line de recebimento e envio de dinheiro. Além da forma de envio, as taxas altas são uma preocupação dos brasileiros que precisam mandar dinheiro para o exterior e nesse quesito, as plataformas on-line costumam ser imbatíveis. Mas, e a segurança ao enviar dinheiro pela internet? Caso você queira saber se é seguro enviar dinheiro pro exterior pela internet, este artigo pode ajudar.

Afinal, é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet?

Desde que a instituição seja autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) a realizar operações de câmbio de moeda, ou tenha parceria com alguma instituição que seja, é seguro enviar dinheiro para o exterior pela internet.

Tanto os bancos quanto plataformas on-line de envio de dinheiro devem constar no site do BACEN. Assim, você vai ter certeza que pode confiar na instituição selecionada para realizar esse serviço. Também é interessante procurar a reputação on-line da prestadora de serviços, lendo relatos de pessoas que já a utilizaram.

É legal enviar dinheiro para o exterior pela internet?

Sim, não existe nenhum impedimento legal quanto a enviar dinheiro para o exterior pela internet. Porém, é essencial respeitar os limites de remessas para o exterior, pois existe uma fiscalização intensa em relação a isso. Também devemos destacar que, segundo a cartilha de BACEN, o beneficiário e remetente do dinheiro precisam estar envolvidos na transação.

O BACEN ainda ressalta que a transação precisa ser realizada por uma instituição autorizada por ele a operar no mercado de câmbio. Entenda melhor sobre o envio de grandes quantias de dinheiro para o exterior.

Cuidados que você deve ter ao enviar dinheiro para o exterior pela internet

Algumas medidas de segurança podem ser tomadas ao enviar dinheiro para o exterior pela internet. Veja quais são a seguir.

Verifique o registro no BACEN:

Usar plataformas que sejam regulamentadas pelo BACEN é uma forma mais segura de enviar dinheiro para o exterior pela internet. Além de estar de acordo com a lei, transferências de instituições regularizadas são respaldadas por órgãos de defesa ao consumidor. Então, antes de realizar qualquer transação, confira o status da empresa no site oficial do Banco Central.

Confira a cobrança do IOF:

Todas as transferências legais para o exterior cobram o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que é de 0,38% (nas remessas para uma conta bancária de outra titularidade), ou 1,1% (para transferências entre contas do mesmo titular). Se certifique que esse valor está incluso no montante da sua transferência, para que esteja de acordo com a lei.

Se informe sobre a tecnologia utilizada:

Algumas plataformas trafegam somente com informações criptografadas e utilizam a tecnologia Hyper Text Transfer Protocol Secure (HTTPS), que checa a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. Estes recursos são muito importantes quando o assunto é segurança. A TransferWise e a Remessa Online possuem essas tecnologias.

Pesquise sobre a credibilidade da plataforma:

Você pode verificar a reputação da plataforma pelo Reclame Aqui. O Facebook também é um bom lugar para conferir a reputação e ler sobre a experiência de clientes que já utilizaram a plataforma.

Verifique qual é o tipo de transferência:

Veja se você está usando o método correto para enviar dinheiro para o exterior, ou seja, se é uma transferência comercial ou pessoal. Alguns provedores possuem somente um motivo para transferência internacional.

As plataformas mais indicadas para enviar dinheiro on-line para o exterior

Atualmente, as plataformas para enviar dinheiro para o exterior pela internet são excelentes opções para quem deseja pagar menos taxas de operação e realizar a transferência de forma rápida e eficaz. Além disso, você não precisa sair da sua casa para fazer a transação. Conheça algumas plataformas indicadas para enviar dinheiro on-line para o exterior.

Remessa Online

A plataforma Remessa Online foi criada em 2016 e é uma instituição independente, intermediária e credenciada pelo BACEN para realizar transferências para o exterior. A empresa possui parceria com o Banco Máxima, responsável apenas pela liquidação dos valores. Através do Remessa Online, é possível enviar dinheiro para o exterior de forma segura, rápida e com taxas transparentes e baixas.

TransferWise

A TransferWise é uma instituição que realiza o envio de dinheiro para o exterior, autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido. A plataforma foi criada por pessoas que precisavam fazer transferências para outros países e não queriam perder dinheiro com o câmbio. Então, eles decidiram criar um serviço diferente, confiável, rápido e com baixas taxas. Veja como funciona o envio de dinheiro pelo TransferWise.

Western Union

A Western Union é uma instituição consolidada e respeitada para serviços financeiros. Sua sede fica nos Estados Unidos e ela está presente no mundo todo, atuando em mais de 200 países.

A fundação da empresa foi em 1851 e desde a década de 1980 oferece o envio de dinheiro para o exterior. As transferências podem ser feitas pessoalmente, online ou até mesmo por telefone.

Quais são os limites para enviar dinheiro para o exterior pela internet?

O limite de envio de dinheiro para o exterior é variável. Entretanto, o BACEN considera enviar até US$3.000 como movimentação de pequeno valor. Se você pretende enviar montantes mais altos, será necessário apresentar seu imposto de renda e o limite será de acordo com sua declaração.

Para o envio de valores mais altos, a instituição financeira escolhida deverá informar o BACEN e a Receita Federal. Entenda mais sobre os limites de envio de dinheiro para o exterior aqui.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso