Contribuinte de ordem religiosa x instituição religiosa, de quem é a responsabilidade para a contribuição no inss?

20/02/2020 às 10:26
Leia nesta página:

Breve exposição da pessoa do "contribuinte de ordem religiosa" que faz parte da categoria obrigatória de contribuinte individual do Regime Geral da Previdência Social e a não responsabilização das instituições religiosas à contribuição obrigatória ao INSS

Fazendo um breve resgate histórico das normas que regulamentam este tema, temos a Lei 8.212/91, Art. 11, V, "c", que ordena o rol de CONTRIBUINTES INDIVIDUAIS. Dispõe a norma sobre a categoria de "ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa".

Assim, afirma-se que, segundo a Lei 8.212/91, o ministro de confissão religiosa é segurado obrigatório do INSS como contribuinte individual para o Regime Geral da Previdência Social (RGPS).

Porém, indaga-se: quando a pessoa de ordem religiosa tem vínculo empregatício é segurado obrigatório do RGPS?

Para encontrar a resposta, deve-se observar o art. 15 da Lei nº 8.212/1991, que dispõe que as entidades religiosas foram equiparadas às empresas, o que tornaria obrigatório o pagamento de 20% do salário da "pessoa de ordem religiosa" por parte da instituição religiosa.

Contudo, nos anos 2000 foi publicado a Lei nº 10.170, de 29/12/2000, que acrescentou o § 13 ao art. 22 da Lei nº 8.212/91, que assegura a não aplicação da contribuição de 20% às instituições religiosas no tocante aos valores pagos ao ministro e ao membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa em face do trabalho religioso por eles desenvolvido.

Chegamos a resposta de que com a Lei 10.170/2000, as entidades religiosas ficam isentas da contribuição previdenciária patronal em relação aos valores pagos a seus ministros destinados à subsistência, mesmo que haja vínculo empregatício na relação.

Posteriormente, com a publicação da Lei nº 10.666, a partir de 01/04/2003, ocorreu a extinção da escala de salário-base, dessa forma, independentemente da data de filiação, o salário-de-contribuição para o ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, desde que o valor despendido pela entidade religiosa ou pela instituição de ensino vocacional, em face do seu mister religioso ou para a sua subsistência, independa da natureza e da quantidade do trabalho executado, é o valor por ele declarado, observados os limites mínimo e máximo do salário-de-contribuição.

Dessa forma, a contribuição previdenciária do “ministro de confissão religiosa ou membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa”, na situação anteriormente descrita, a partir de 01/04/2003, de acordo com o § 4º do art. 65 da Instrução Normativa RFB nº 971/09, corresponde a 20% do valor por ele declarado, observados os limites mínimo e máximo do salário-de-contribuição, sendo esse valor recolhido em GPS, no código 1007, cuja responsabilidade do recolhimento é somente dele, não cabendo por parte da instituição religiosa o desconto de 11%.

Assim, conclui-se que, na prática, o contribuinte religioso é contribuinte individual, tendo por obrigação o recolhimento para o INSS na alíquota de 20% sobre o salário-base por ele declarado.

Gostou do informativo? Ficou com dúvidas? Entre em contato com um profissional habilitado.

Sobre o autor
Valentin F Moraes

Advogado. Graduado em Direito pela UFGD e mestrando em Fronteiras e Direitos Humanos pelo PPG-FDH/UFGD. Fundador da AM PREV Instituto Privado de Pesquisa em Direito Previdenciário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos