Waldir Troncoso Peres, “O príncipe da oratória forense”

03/03/2020 às 16:30
Leia nesta página:

Saudação ao Dr. Waldir Troncoso Peres,

(Acrimesp, 5.11.92 – Semana de Rui Barbosa)

Excelentíssimas Senhoras;

Excelentíssimos Senhores:

Todos os que estamos aqui hoje reunidos queremos ardentemente render duas homenagens muito especiais: uma àquele que, no juízo incorruptível da História, passa pelo maior dos brasileiros: Rui Barbosa; outra a esse que, segundo a comum opinião dos que professam a Advocacia Criminal, é o maior tribuno forense de nosso tempo: Waldir Troncoso Peres. Ninguém, entre nós, com efeito, possui mais do que Waldir Troncoso Peres a eloquência, como a definiu o mesmo Rui: “privilégio divino da palavra na sua expressão mais fina, mais natural, mais bela”([1]).

É, portanto, ao “Príncipe da Oratória Forense” que vamos hoje escutar a respeito do Júri, de que Sua Excelência disse algures, e com grande acerto, representar “o único momento solene de contacto do Judiciário com o povo”.

Quiséramos que vós, que fidalgamente aceitastes nosso convite para participar da Semana de Rui, cujas obras ledes com verdadeira devoção (e delas possuís algumas raríssimas, como a que reúne as defesas criminais de Rui), tomáramos que vós interpretásseis este nosso convite — engrandecido com a presença de tantos vultos preeminentes, como o vosso querido e particular amigo o Prof. Napoleão Mendes de Almeida —, como justo e merecido preito de reconhecimento de todos nós àquele que, há 47 anos, com o fulgor de sua inteligência, a retidão de seu caráter e a nobreza de seu coração, vem dignificando a Advocacia Criminal: o Dr. Waldir Troncoso Peres!

Waldir Troncoso Peres

(“O Príncipe da Oratória Forense”)

(Carta de agradecimento ao Dr. Waldir Troncoso Peres, por haver comparecido à Acrimesp e ali proferido, perante auditório numerosíssimo, notável conferência: “O Advogado no Júri: Lições, Conselhos e Experiências”).

São Paulo, 8 de março de 1993

Excelentíssimo Senhor

Dr. Waldir Troncoso Peres

Av. Brig. Luís Antônio, 54, 15º andar

Capital

Dileto Amigo:

Nos fastos da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (Acrimesp), quer a Justiça que se inscrevam sempre, recomendando-os ao respeito e à admiração da posteridade, os nomes daqueles que a ilustraram com seus cabedais de espírito e talentos. O do distinto colega, no entanto, por direito seu inconcusso, merece gravado em lâminas de ouro, que assim pedia um antigo costume se libertassem da lei da morte aqueles varões excedentes à craveira comum.

Na memorável noite de 5 de novembro — a de sua notável conferência (“O Advogado no Júri: Lições, Conselhos e Experiências”) — , não foram só os criminalistas os que tiveram a fortuna de escutá-lo e o dever de aplaudi-lo, senão toda a classe culta de São Paulo.

Enganam-se — ah! como se enganam! — aqueles que supõem extinta na alma dos advogados a centelha divina do ideal, do amor da cultura, do saber e da eloquência. Esses, Doutor Waldir, ainda o não conheceram. Tomara lhes faça Deus um dia esta insigne mercê!

Do mesmo passo que o auditório justamente ovacionou “O Príncipe da Oratória Forense” — que o é o querido amigo —, houve os que lamentaram até às entranhas não ter podido ouvi-lo. Este sentimento de sincero pesar vi nascer do peito a muitos, por não terem escutado o orador a quem já conheciam pelos clarins da fama; que era como os romanos, que se extasiavam com o verbo sublime de Cícero, definiam a própria glória!

As palmas do público transformaram-se, naquela noite, em verdadeiras palmas de eloquência, que o prezado amigo soube arrebatar.

Enquanto os rios correrem para o oceano, será entre nós lembrado e tido por superior a todo o reconhecimento o nome preeminente de Waldir Troncoso Peres!

Abraça-o, comovido, o amigo e admirador

Carlos Biasotti


Nota

([1])       Luís Viana Filho, Antologia, 1953, p. 115.

Sobre o autor
Carlos Biasotti

Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos