A Corrupção tem que apanhar todos os dias

06/03/2020 às 17:26
Leia nesta página:

Noticia evento realizado no Jornal o Estado de São Paulo, em que o Ministro Luis Barroso disserta sobre combate à corrupção e faz alusão a três obras sobre esse mtema.

Em abril do ano próximo-passado, tendo prefaciado o livro "Corrupção: Lava Jato e Mãos Limpas", organizado pela professora Maria Cristina Pinotti, em evento ocorrido na sede do jornal O Estado de S. Paulo o Ministro Luis Roberto Barroso proferiu: “E a naturalização das coisas erradas teve um tal nível de profundidade que um dos próceres do governo anterior produziu a seguinte e espantosa e declaração: O Brasil fez opção ao combate à corrupção no lugar de combater bandido. (pausa e risos na plateia). Portanto eles não consideravam que corruptos eram bandidos. Eu não sei exatamente que categoria eles achavam que se inseriam nesse contexto geral”.

A fala corrobora o feliz título dado ao primeiro livro do Advogado e Escritor Cloves Alves de Souza  "Excelências Bandidas o Império da Corrupção no Brasil". O raciocínio transcende a analogia para alcançar a lógica. Ora, trata-se ali de excelências corruptas e nesse diapasão, muitas das Excelências dividiam-se em duas grandes categorias: os corruptos e os suspeitos de corrupção. Por conseguinte, estamos sim tratando de Excelências Bandidas.

A obra na qual tive o privilégio de contribuir com algumas mal tecladas linhas em sua segunda edição, traz à baila a origem da corrupção, aborda questões políticas importantes como a ineficiência dos serviços públicos, inchaço da máquina e o mau desempenho da gestão pública. Vai além e apresenta sugestões para resolver muitas das mazelas nacionais. Algumas ali exaradas já se tornaram uma realidade e outras tramitam nas casas do Congresso prestes ainda que em parte, a adotá-las.

O tema e os fatos narrados causam um misto de revolta e indignação, todavia é preciso falar sobre isso. A corrupção não é uma questão menor como muitos querem fazer com que pareça, ao contrário é o cerne. É muito bom que, assim como a Professora Maria Cristina Pinotti e outros, o Dr. Marco Antônio Marcos da Silva e outros em “Corrupção, Ética e Cidadania" e quantos mais, falemos sobre isso, pois a Corrupção tem que apanhar todos os dias.

Sobre o autor
Wander Simoes

Um humilde administrador, pensador, acadêmico de direito e piloto de rallye.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos