Estágio em escritório de advocacia

11/03/2020 às 17:16
Leia nesta página:

O estágio traz diversos desafios para o estudante. Mas também é oportunidade para que possa moldar e construir o perfil daquele futuro profissional.

Muitos estudantes ao ingressarem em um curso superior, ficam na dúvida de quando começar a procurar por um estágio. Muitos procuram apenas para cumprir o famoso “estágio obrigatório”, o que a maioria dos cursos superiores exige em sua grade curricular.

Contudo, a idéia principal a ser tratada ao longo desse artigo, é sobre quais as vantagens de realizar um estágio durante a faculdade.

Devemos ser coerentes, que muitas vezes conseguir um estágio logo de início, não é uma tarefa fácil. Contudo, a persistência é uma das melhores ferramentas para que você possa chegar onde almeja.

O estágio é um procedimento de aprendizado, ou seja, essencial para um começo de carreira. O estudante passa por um processo de formação, que geralmente tem por objetivo colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

MAS POR QUE FAZER UM ESTÁGIO LOGO NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO?

Uma das inúmeras vantagens, sem dúvida, é a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O estágio acaba inserindo o estudante precocemente na área da atuação jurídica.

Mas o estagiário enfrentará muitas dificuldades, sendo possível notar vários pontos que a faculdade não mostra e nem ensina aos alunos.

A prática é totalmente diferente das teorias lecionadas em sala de aula, o que muitas vezes deixam o profissional inseguro no início de carreira. Mas acaba sendo essas situações que o estudante consegue aprender e compreender durante o estágio. O que pode ser comparado com a famosa expressão “Expectativa VS Realidade”.

O estágio pode oferecer uma grande possibilidade e oportunidade ao estudante, como por exemplo, fazer networking com profissionais da área.

MAS COMO FICA A ROTINA, DE ESTÁGIO E FACULDADE?

Sem dúvidas, a rotina começa a ficar um pouco mais complicada. O número de tarefas aumenta ao longo do tempo, mas nada que uma boa organização não possa resolver.

E ai que está o ponto, o estágio acaba se tornando um crescimento pessoal, vai muito além de um processo de formação profissional.

O estudante aprende a criar novos hábitos e deixar de lado tudo aquilo que o fazia andar para trás. O que com certeza, é o primeiro passo para alcançar o sucesso profissional.

E O MERCADO DE TRABALHO?

Uma das perguntas mais intrigantes entre os estudantes, sem dúvidas, é de como está o mercado de trabalho atualmente. Durante a época de estágio, é possível já começar a perceber qual área está mais saturada e até mesmo mais necessitada de bons profissionais.

Mas, muitas vezes não é tão necessário pensar que tal área está saturada ou não, se você for bom no que faz, com certeza vai obter o reconhecimento que tanto deseja.

COMO É ESTAGIAR EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA?

O estágio em um escritório de advocacia é com certeza uma das melhores oportunidades que um estudante do curso de Direito poderia ter, uma vez que, o estudante estará vivenciando o mesmo que um advogado passa e enfrenta todos os dias.

A função que um estagiário realiza dentro do escritório e até mesmo fora dele expande não somente o conhecimento sobre o direito material e processual, mas também os horizontes que o curso pode proporcionar.

A possibilidade de vivenciar a advocacia é uma experiência impagável, o cometimento de erros e acertos é sem dúvidas o melhor aprendizado, um dos fatores que vai muito mais além do que doutrinas, código de legislação e jurisprudências.

Conseguir compreender toda a dinâmica e saber utilizar todas as ferramentas da crescente advocacia digital, sendo uma possibilidade que se não fosse pelo estágio, muitas vezes o aluno nem teria o conhecimento em sala de aula.

Saber conciliar o estudo e o estágio, conseguir compreender com mais facilidade as matérias lecionadas durante o curso, pelo fato de você já está vivenciando tudo aquilo durante a prática, é uma oportunidade excepcional e que não possui preço.

O estágio na advocacia proporciona muito mais do que o conhecimento e prática jurídica, oferece ao estudante a possibilidade de enxergar a vida de outras pessoas. Ao assistir o advogado realizando consultas jurídicas, o estagiário é capaz de perceber que muita das vezes é necessário ter o total controle da situação.

Em uma consultoria, o advogado além de passar um conhecimento jurídico, ainda tem a necessidade de passar tranquilidade frente a um cliente que se emociona e começa a chorar na sua frente. Diante dessas possibilidades, o estagiário percebe que o Direito vai muito mais além do que um notório saber jurídico.

Sem contar que, a interação com o público, acaba sendo uma situação difícil no começo. Clientes muitas vezes que são totalmente leigos no assunto e até mesmo um pouco ignorantes, se tornam um verdadeiro desafio na advocacia.

A necessidade de permanecer calmo o tempo todo, até fazer com que o cliente entenda exatamente o que você quis passar, é bem complicado.

Mas isso já era de si esperar, ora que, todas as profissões têm pontos positivos e negativos. Lidar com o público, não é uma tarefa simples, mas também não é uma situação que não pode ser aprendida com o passar do tempo.

No mais, o estágio sempre vai deixar uma experiência indispensável na vida do estudante, o estágio é uma fase importante na carreira profissional. E a partir deste que o futuro e o perfil do profissional começa a ser construído e moldado de forma coerente, a fim de garantir o seu sucesso profissional.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos