Aplicação do princípio da supremacia do interesse público na crise do coronavírus

24/03/2020 às 15:20
Leia nesta página:

Em resposta à crise provocada pelo coronavírus, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, decretou situação de emergência na cidade, por meio do Decreto 59.283, publicado no Diário Oficial desta terça-feira (17). A rigor, ao declarar estado de emergência, o governo pode suspender ou mudar algumas das funções do executivo, do legislativo ou do judiciário, determinar a implementação de planos de emergência às agências governamentais e impor o ajuste e comportamento a seus cidadãos, enquanto perdurar a situação excepcional.

Dentre as medidas estabelecidas pelo decreto paulistano, a exemplo do que vem sendo visto em outras esferas da administração, está a dispensa de licitação para compra de bens e serviços destinados ao combate da disseminação da doença e a possibilidade de requisitar bens e serviços de pessoas ou empresas, com posterior indenização.

A dispensa de licitação está prevista no art. 24, IV, da Lei de Licitações (8.666/93), como forma de equalizar situações emergenciais quando o tempo necessário à preparação do processo de licitação é incompatível com a urgência da contratação e com o interesse público. Essa modalidade de contratação direta é restrita a bens e serviços necessários ao enfrentamento da situação emergencial, sendo vedada a contratação de qualquer outro.

As empresas interessadas em fornecer para o governo sob essa modalidade, deverão estar atentas ao processo de contratação, verificando o cumprimento dos respectivos requisitos, evitando, a posteriori, sanções pelos órgãos fiscalizadores.

Já a possibilidade da requisição de bens e serviços pelo governo, mediante pagamento posterior de indenização merece atenção e cuidados para ser compreendida em toda a sua extensão por parte de quem contrata e de quem pode ter serviços solicitados, inclusive de forma compulsória.

Pelo procedimento regular, a contratação de bens e serviços demanda a abertura de processo licitatório, seguindo várias etapas formais, até o pagamento (ou sua projeção) e culminando na utilização do bem ou do serviço. Na situação de emergência, contudo, o procedimento é flexibilizado, autorizando o poder público a requisitar o bem ou o serviço e utilizá-lo. Após a normalização da situação, o respectivo processo administrativo é instaurado para apurar os bens ou serviços tomados pelo poder público e efetuar o pagamento.

Essas medidas, aliadas àquelas restritivas de circulação e de funcionamento de estabelecimentos comerciais privados, denotam a sobreposição do interesse público ao privado.

Trata-se do princípio da supremacia do interesse público, pelo qual, havendo conflito entre os interesses públicos e os privados, deve prevalecer o primeiro, por atender o maior contingente de pessoas (coletividade).

Todavia, essa sobreposição não implica eliminação absoluta do direito privado, resguardado pela Constituição Federal, expressa quanto à imposição de observância dos direitos fundamentais individuais por todos, inclusive pelo administrador público, a despeito de seu dever de buscar satisfazer o interesse coletivo.

Dessa forma, cabe ao administrador zelar pelo equilíbrio entre esses interesses, através dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, garantindo a coexistência e a harmonia dos interesses individuais e coletivos.

Lá na frente, quando todo este quadro de ansiedade e de medidas extraordinárias se assentarem, se terá a construção do quadro real dos benefícios e danos resultantes de decisões do poder público sobre, inclusive, relações privadas. Quem se sentir prejudicado terá o direito de pleitear ressarcimentos e responsabilizações.

Sobre o autor
Lucas Augustus Alves Miglioli

Sócio do Miglioli e Bianchi Advogados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos