Qual a interpretação que deve ser conferida ao rol do Recurso em Sentido Estrito?

Leia nesta página:

O rol do artigo 581 do Código de Processo Penal é taxativo?

             O Recurso em Sentido Estrito é um recurso ordinário, cabível para atacar matéria de fato ou de direito, é estrito porque visa normalmente impugnar decisões interlocutórias, nos mesmos moldes do agravo de instrumento previsto no artigo 1.015 do Código de Processo Civil. O Código de Processo Penal no artigo 581 elenca um rol de hipóteses de cabimento do referido recurso, sendo a mais usada na praxe forense aquela prevista no inciso IV do artigo 581, a saber para combater a decisão de pronuncia.

            Entretanto qual interpretação que deve ser conferida ao rol previsto no artigo 581? Conforme a doutrina de BADARÓ o rol é taxativo, porém admite que lhe dê interpretação extensiva! Para esclarecer tal posicionamento vale transcrever a lição do autor:

“a interpretação extensiva não amplia o conteúdo da norma; somente reconhece que determinada hipótese é por ela regida, ainda que sua expressão verbal não seja perfeita. Assim, por exemplo: a lei prevê o recurso contra a rejeição da denúncia e, por interpretação extensiva, admite-se o recurso da decisão que rejeita o aditamento da denúncia.”       

            Nesse mesmo sentido é a posição do Superior Tribunal de Justiça, que também admite a interpretação extensiva do RSE para combater decisão que indefere a produção antecipada de prova. Em síntese o rol previsto no artigo 581 do CPP deve ser compreendido de forma extensiva, como meio de impugnação das decisões judiciais.

 

Fonte: Gustavo Henrique Badaró. Manual dos Recursos Penais. Revista dos Tribunais. 2017.

Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos