Ministério Público e Defesa encontram-se em igualdade de condições no processo penal?

Leia nesta página:

O princípio do favor rei e seus desdobramentos processuais.

O princípio da igualdade assegura que todos são iguais perante a lei conforme preconiza o caput do artigo 5° Constituição Federal de 1988. Entretanto no Processo Penal é possível falar em igualdade entre acusação e defesa?

Não, conforme a doutrina nacional a relação processual penal é desigual, uma vez que de um lado encontra-se o Ministério Público instituição com aparato oficial e que recebe suporte de outras instituições, a mais comum – Polícia Judiciária, e de outro está o acusado, que somente pelo fato de ostentar tal condição já encontra-se em desvantagem tendo em vista o caráter seletivo do direito penal.

Na busca de equilibrar tal condição é que o princípio do favor rei assegura mecanismos exclusivos da defesa, como exemplo pode-se mencionar: recursos privativos da defesa, como por exemplo os embargos infringentes previsto no artigo 609 parágrafo único do Código de Processo Penal; o regra interpretativa do in dubio pro reo; a absolvição por falta de provas prevista no artigo 386 incisos V e VII do CPP ; a proibição da reformatio in pejus prevista no artigo 617 do CPP; e a revisão criminal do artigo 621 do CPP.

Assim diante de uma acusação criminal é dever da defesa empregar todos os referidos mecanismos visando a defesa do acusado.

 

Fonte: Renato Brasileiro de Lima. Manual de Direito Processual Penal. Jus Podium. 2016.

Sobre o autor
Michel Radames Goncalves Lopes

Advocacia Criminal Especializada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos