A política corrompe a honestidade

05/04/2020 às 05:28
Leia nesta página:

Fica aqui uma sugestão para que vereadores apresentem projeto de lei. Instituindo uma comissão com membros da sociedade civil para fiscalizar licitações e andamento de obras no Município.

Por mais honesto que seja, quando entra na política e assume um cargo, acaba sendo corrompido, deixando a honestidade de lado por interesse próprio e familiar.

É uma pena que isso aconteça com pessoas que se dizem honestas e batem no peito que nunca cometeram ilícitos.

Antes de ingressar na política, eram honestas porque não tinham oportunidade que a política oferece.

Não podemos generalizar, não são todos, mas a maioria quando entra na política e ocupa um cargo, as oportunidades começam a aparecer e a honestidade acaba. Muitos acham que são espertos para não chamar atenção dos populares e começam a colocar os bens em nomes de terceiros (laranja). Isso acontece em todos os municípios. É uma pena que a política corrompa a honestidade.

Só que nos pequenos municípios são mais fáceis os desvios porque acaba envolvendo companheiros políticos que deveriam fazer a denúncia junto ao órgão competente e não fazem porque também são beneficiados.

É uma pena que não há uma fiscalização enérgica por parte da sociedade e do Ministério Público.

Cada município deverá ter uma comissão para fiscalizar o Executivo e o Legislativo. Fiscalizar como é feita a licitação. Esta comissão deverá acompanhar todos os pregões de licitação e acompanhar o andamento das obras que foram licitadas.

Enquanto a sociedade não se mobilizar em criar uma comissão para fiscalizar o Executivo e Legislativo, a corrupção nunca vai acabar, principalmente nos pequenos municípios.

Não podemos deixar a fiscalização apenas para o Ministério Público, temos que atuar em conjunto criando uma comissão para fiscalizar. Comissão com o aval dos órgãos competentes.

Fica aqui uma sugestão para que os vereadores apresentem um projeto de lei instituindo uma comissão com membros da sociedade civil para fiscalizar licitações e o andamento de obras no município.

Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos