O protagonismo da trama se desenrola em tribunal reconstruído em Nuremberg. Os réus foram denunciados aos seguintes crimes 1- Conspiração para cometer agressão, 2- crimes contra a paz, 3- crimes de guerra, 4-crimes contra a humanidade. As condenações variaram desde a morte por enforcamento, prisão perpétua, prisão e absolvição.
O julgamento foi realizado contra 24 membros da liderança nazista, de variados ramos, militares, econômicos, políticos, entre outros.
Nesse sentido, não puder deixar de lado os princípios do Direito, entre eles o que me chamou atenção foi o Princípio da Legalidade, seu conceito é que não há crime sem lei anterior que o defina, um conceito onde todos os países democráticos possuem, o Brasil vai além, e complementa, não há pena sem prévia cominação legal, segunda parte do art. 1º, do Código Penal.
Por não existir precedentes e nada prescrito em lei, o julgamento de Nuremberg foi realizado um tribunal internacional que foram compostas pelas quatro potências mundiais, União Soviética, EUA, França e Inglaterra, sendo encarregados de sentenciar estes homens.
A Justiça sendo mais ampla que o Direito, afirma que, o Princípio da Justiça será superior ao do Princípio da Legalidade, do contrário, estes homens poderiam ter sido considerados inocentes.
O que é Justiça? Passariamos por vários caminhos para chegar a um bom entendimento, como de Aristóteles, autores como Bentham e Mill da corrente utilitarista, depois Immanuel Kant defendendo a liberdade, enfim, seria um bom tema para discorrer posteriormente, sugiro o livro “Justiça - O que é fazer a coisa certa?” de Michael Sandel.
Finalizo e fomento refletir dando meia volta, e ficar de frente para o passado, as causas das catástrofes humanas e as normalidades de todos os carrascos não devem ser toleradas. Devemos levantar questionamentos e abri-los para debates, principalmente nos dias atuais, onde principalmente o sistema político e todas as suas vertentes e polarizações estão embate, devemos refletir para que possamos fazer diferente e não condenar os seres humanos a líderes totalitaristas. Plantar o desejo de liberdade e criar novas condições de respeito, com certeza só atingiremos este objetivo através da educação, do amor e do exemplo.
O ser humano mais fraco é aquele que não tem uma gota de amor no coração!
Indico o filme!