Rescisão do contrato de plano de saúde durante a pandemia de Covid-19 por inadimplência do usuário

13/04/2020 às 20:29
Leia nesta página:

Pode a operadora de plano de saúde rescindir o contrato no período de pandemia?

PODE A OPERADORA DE PLANO DE SAÚDE RESCINDIR O CONTRATO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 POR INADIMPLEMENTO DO BENEFICIÁRIO?

A pergunta deve estar a ronda de todos aqueles que possuem plano de saúde e vêm a si próprios ou seus dependentes na iminência de necessitar de cuidados médico-hospitalares em razão da contaminação do coronavírus.

A ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar – que regula a atividade das operadoras de plano de saúde no Brasil, provocada por ofício expedido pelo Ministério Público Federal (Ofício nº 43/2020/AC/3CCR), primeiramente recomendou que a prestação de serviço não fosse suspensa durante a pandemia, ainda que motivada por inadimplência do usuário e, mais recentemente, em reunião ocorrida em 8 de abril de 2020, decidiu conceder benefícios às operadoras que firmassem termo de compromisso visando “proteger os beneficiários de planos de saúde”.

A Agência resolveu oferecer vantagens referentemente a utilização de reserva técnica na monta de quinze milhões de Reais às operadoras em troca de medidas que beneficiem os usuários instituídas em um termo de responsabilidade, entre as quais a renegociação de contratos e a preservação da “assistência aos beneficiários dos contratos individuais e familiares, coletivos por adesão e coletivos com menos de trinta beneficiários, no período compreendido entre a data da assinatura do termo de compromisso com a ANS e o dia 30 de junho de 2020.” (site da ANS em 12 de abril de 2020).

Parece, pois, que as operadoras que firmarem o termo de compromisso, em caso de inadimplência de seus clientes, devem ofertar alguma revisão contratual, o que está entregue ao seu alvedrio. Não ficou absolutamente claro se será possível a rescisão, na hipótese de a renegociação não resultar em um novo contrato que atenda aos interesses de operadora e beneficiário. A princípio, parece que não. O objetivo é que os contratos se mantenham até 30 de junho de 2020.

Seja como for, a pergunta que não quer calar é: e se a operadora não firmar o termo de compromisso com a ANS e o cliente não puder pagar a mensalidade em razão da perda de emprego; redução do seu salário; redução de sua renda em função da queda de faturamento de sua empresa, tudo isso gerado pelas medidas impostas pela Administração Pública por força da pandemia de COVID-19, pode seu contrato ser rescindido?

A rescisão de um contrato de plano de saúde em razão de inadimplemento está regulada no artigo 13 da Lei 9656-1998 (Lei dos Planos de Saúde). Nele se garante que o contrato somente pode ser rescindido após inadimplência por mais de 60 dias durante um período de 12 meses e que seja o beneficiário pessoalmente notificado. Isso vale para os contratos individuais e familiares.

Para os demais contratos, quais sejam, os coletivos, tanto por adesão quanto empresariais, as hipóteses de rescisão devem respeitar as previsões constantes em contrato, aceitando-se normalmente a rescisão imotivada desde que com antecedência mínima de sessenta dias.

Tem-se, portanto, que, como regra, nos planos de saúde e nos contratos de forma geral, obviamente a inadimplência gera a rescisão contratual.

Entretanto, vivemos em tempos de exceção, em que todos os contratos foram atingidos por “um fenômeno relacionado a fatos externos, que independem da vontade humana, e que impedem o cumprimento das obrigações” como bem conceituou o Dr. Diogo Ribeiro de Gusmão, em recente artigo intitulado “Covid-19 e força maior nos contratos comerciais”, publicado em abril de 2020. É o que se convencionou chamar de força maior.

A força maior e seus efeitos sobre os contratos são tratados pelo Código Civil, nos arts. 317, 393 e 478:

“Art. 317. Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o do momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação.”

“Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.

Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir.”

“Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.”

É evidente que, com a redução da atividade econômica e a consequente diminuição de riqueza circulando entre as pessoas, por motivos imprevisíveis e cujos efeitos não era possível evitar ou impedir, haverá inadimplemento dos contratos e especificamente dos contratos de planos de saúde, que tratam de serviços dos quais não se pode prescindir nesse momento em que o mundo inteiro passa por uma situação extrema do ponto de vista sanitário.

Antes de mais nada, pontue-se que os contratos referidos são regulados pelo Código de Defesa do Consumidor que visa precipuamente corrigir a desigualdade existente entre os sujeitos dessa relação jurídica em que é evidente a vulnerabilidade do consumidor.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Demais disso, o que está em jogo é o direito à vida e à saúde, que é protegido constitucionalmente como direito fundamental nos artigos 5º e 6º da Constituição Federal.

Com efeito, há que se reconhecer que não se deve impor a quem quer que seja contratar ou permanecer contratado. Vige em nosso sistema legal, a liberdade de contratar, decorrente da autonomia da vontade.

Todavia, a liberdade de contratar encontra limites nos princípios da solidariedade (inc. I art. 3º da Constituição Federal), dignidade da pessoa humana (inciso III do art. 1º da Constituição Federal) da boa-fé e da função social do contrato, estes últimos objetivamente regulados pelo Código Civil nos seus arts. 421 e 422.

É também o interesse coletivo que deve ser protegido em contraposição ao interesse individual. Rememore-se que no direito pátrio vigora a supremacia do interesse público ao privado e dos interesses coletivos aos particulares. 

Ora, é evidente que a rescisão de contrato de plano de saúde, por inadimplência do beneficiário, durante a pandemia de COVID-19, afora a crueldade que encerra, coloca em risco a dignidade da pessoa humana, a saúde e, ao fim e ao cabo, a própria vida, o que não se pode admitir.

Por fim, voltando olhos novamente à regulação específica dos contratos de planos de saúde, dispõe o artigo 35-C da Lei 9656-1998 que:

 “Art. 35-C. É obrigatória a cobertura do atendimento nos casos:  I - de emergência, como tal definidos os que implicarem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente, caracterizado em declaração do médico assistente.”

Parece absolutamente inegável que a pandemia declarada de corona vírus deve ser considerada emergência que implica risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis ao paciente, revelando-se obrigatória a cobertura, não se podendo admitir a rescisão do contrato ainda que por inadimplência, posto que decorrente de força maior. 

É razoável fazer-se, a esse propósito, a comparação inevitável com a situação em que o paciente se encontra em tratamento médico de doença grave e, nesse caso, a jurisprudência do STJ é uníssona em considerar abusiva a rescisão do contrato com base exatamente no supra referido art. 35-C do Código de Defesa do Consumidor .

Por outro lado, as operadoras, tão logo finda a situação excepcional, terão a seu dispor os instrumentos de cobrança das mensalidades eventualmente não pagas e ainda a possibilidade de revisão dos termos contratuais adequando-os e reequilibrando-os à nova realidade pós pandemia.

Por tudo o que se dispôs nas parcas linhas acima, é que não se pode admitir a rescisão do contrato de plano de saúde, motivada pela inadimplência do usuário, durante o período excepcional de pandemia do Covid 19, que se revela ilegal e, caso efetivada, abre ao consumidor a possibilidade de promover ação judicial para o seu restabelecimento.   

Sobre o autor
Gustavo Einloft Salvini

Advogado. Sócio de Culuchi e Salvini Advogados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos