O Auto de Infração Ambiental

Entenda o que é uma infração ambiental

14/04/2020 às 11:05

Resumo:


  • O Auto de Infração Ambiental (AIA) é um documento formal lavrado contra pessoas físicas ou jurídicas que violam regras ambientais.

  • O AIA é lavrado por agentes fiscais e pode resultar em medidas administrativas cautelares e sanções aplicáveis.

  • O processo administrativo ambiental decorrente do AIA garante o contraditório e ampla defesa ao infrator, podendo resultar em multas ou outras sanções.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

O auto de infração ambiental é o documento que inaugura o processo administrativo destinado à apuração da existência, ou não, da infração ambiental.

 

INSTAGRAMhttps://www.instagram.com/advocaciaambiental/

 

 

O Auto de Infração Ambiental, também conhecido pela sigla AIA, é um documento formal, lavrado pelos agentes fiscais (Ibama, ICMBio, Polícia Militar Ambiental, CETESB, SEMA, Floram, etc) contra pessoas físicas ou jurídicas, que por meio de uma ação ou omissão, violem as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

É lavrado em formulário próprio por meio do qual o agente de fiscalização registra, formaliza e certifica a prática de infração administrativa ambiental, aplicando, quando necessário, medidas administrativas cautelares, e indicando as sanções administrativas aplicáveis à espécie.

Em âmbito federal, possui previsão legal nos artigos 70 a 76 da Lei 9.605/98, regulamentado pelo Decreto 6.514/08, do qual é possível extrair que a ocorrência de dano ambiental não é exigida para a lavratura do auto de infração ambiental, bastando que o infrator, por ação ou omissão infrinja a legislação ambiental, por força do princípio da precaução.

O auto de infração ambiental inaugura o processo administrativo destinado à apuração da existência ou não, da infração ambiental, assegurado o direito ao contraditório e ampla defesa, podendo resultar na aplicação de sanções ao infrator, tais como: advertência, multa simples, destruição dos bens, demolição, etc.

É durante o processo administrativo ambiental que o infrator pode pagar a multa; apresentar defesa prévia e recurso administrativo; ou, requerer a conversão da multa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

A autoridade ambiental também pode encaminhar o auto de infração ao Ministério Público Estadual ou Federal, para apurar eventual crime ambiental, ou, impor ao infrator, por meio de ação civil pública, a obrigação de recuper o meio ambiente degradado.

Acesse: www.advambiental.com.br 


Leia mais

 

Sobre o autor
Cláudio Farenzena

Escritório de Advocacia especializado e com atuação exclusiva em Direito Ambiental, nas esferas administrativa, cível e penal. Telefone e Whatsapp Business +55 (48) 3211-8488. E-mail: [email protected].

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos