Procuração Pública Digital

15/04/2020 às 11:32

Resumo:


  • O 15º Ofício de Notas do RJ emitiu a primeira procuração pública totalmente digital no Brasil, utilizando a tecnologia blockchain, em conformidade com o provimento 95/20 do CNJ devido à pandemia.

  • Este avanço permite a realização de atos notariais como a venda de imóveis online, com segurança jurídica, beneficiando brasileiros no exterior durante o fechamento de consulados.

  • A adoção da tecnologia blockchain por cartórios ainda é limitada, mas espera-se que a pandemia acelere a transformação digital e reduza a burocracia para brasileiros.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Nova tecnologia permite a emissão de procuração publica digital.

O 15º Ofício de Notas do RJ emitiu a primeira procuração pública totalmente digital, com base no provimento 95/20 do CNJ, que permitiu aos cartórios do país funcionarem eletronicamente enquanto durar a pandemia.

O documento foi lavrado para possibilitar a venda de um imóvel no Brasil de brasileira que está isolada (lockdown) na Itália.

Na transferência da propriedade imóvel, a forma exigida para a validade do ato é a escritura pública, documento lavrado em cartório ou consulado brasileiro, e pela primeira vez, foi possível realizar totalmente on-line, com a mesma força jurídica e segurança.

A tecnologia utilizada é a blockchain para uso cartorial, disponível em alguns cartórios do país.

O que é blockchain?

É um livro de contas digital, confiável, imutável, visível para todos os participantes, que mostra todos os elementos da transação de forma transparente e por um custo extremamente barato, além de centralizar os diversos registros de uma transação (Registro de Imóveis, por exemplo.).

Assim, a proposta traz um novo leque de possibilidades para o desenvolvimento do ambiente cartorial, que já conta com diversas atividades – emissão de segunda via, retirada de documentos, consultas de autenticidade, etc.

Auxilia muito os brasileiros que moram no exterior e precisam de documentos expedidos pelos consulados que seguem fechados e sem previsão para reabertura em muitos países.

Infelizmente, pouquíssimo cartórios aderiram a essa nova tecnologia.

Torcemos para que o lado positivo dessa pandemia seja o avanço tecnológico que facilite a burocracia enfrentada pelos brasileiros.

Se você conhece algum outro cartório que utiliza essa tecnologia, deixe nos comentários! Poderá ajudar muitas pessoas!

Sobre a autora
Sofia Jacob

Advogada atuante desde 2008 nas áreas de direito internacional, contratos, imobiliário e ambiental. Especialista em Divórcio Internacional e inventário. Atendimento a brasileiros e estrangeiros (inglês e francês). MBA Internacional em Gestão Ambiental pela UFPR. Curso de Contratos Internacionais pela Harvard Law School: Relationship of Contracts to Agency, Partnership, Corporations. Curso de Produtividade, gestão do tempo e propósito pela PUC/RS. Autora de artigos jurídicos premiados. 3 E-books publicados. Advogada indicada pelo Consulado do Brasil em Los Angeles/ EUA. Contatos: [email protected] WhatsApp +55 41992069378

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos