A utilização da "cláusula coronavírus"

17/04/2020 às 14:59
Leia nesta página:

Em tempos de pandemia os contratantes começam a solicitar a inclusão da chamada "cláusula coronavírus" em seus contratos, porque essa urgência sanitária começa a influenciar negativamente a capacidade das empresas em cumprir com as obrigações assumidas.

Em tempos de pandemia os contratantes começam a solicitar a inclusão da chamada “cláusula coronavírus” em seus contratos.

Tudo isso poderia ser previsível, mas agora é certo que o “Covid 19” começa a aparecer nos contratos sociais e comerciais, porque é muito claro que dentre os tantos efeitos, a pandemia já começou a influenciar negativamente e de maneira decisiva sobre a capacidade das empresas de cumprir com suas obrigações, conforme o que fora firmado.

Nestas condições os operadores do direito deverão se apressar para rever as cláusulas contratuais de “força maior” que estão previstas em muitos contratos, a fim de compreender, quais os remédios estarão disponíveis para uma ou outra parte, naquele instrumento.

Tudo isso já está acontecendo, pois alguns entendem que a cláusula denominada “força maior” prevista em seus contratos esteja superada, porque muitas empresas sediadas naqueles países onde a pandemia veio com força total, estão incluindo em seus contratos a chamada “cláusula coronavírus”.

A preocupação é enorme e podemos citar o caso de um restaurante milanês que estava vendendo quotas sociais a um investidor que tinha a ideia de espandir seus negócios para outras regiões da Europa, e para efetuar essa aquisição dispôs de um financiamento.

Quando ocorreu a emergência do coronavírus na Lombardia ( Itália ), essas negociações estavam em pleno vapor, mas obviamente que o investidor monitorou o faturamento da empresa nesse período, verificando que em poucos dias os sinais de queda no faturamento foram enormes, porque a emergência sanitária ocorrida na Itália reduziu drásticamente a rentabiliade, não somente da empresa objeto desse negócio, mas da maioria das empresas sediadas naquele país.Vale destacar que o negócio fora construído com base no faturamento de antes da pandemia, bem como, o financiamento fora feito pelo adquirente das quotas com base naqueles valores.

Mesmo assim o negócio efetivou-se, mas depois de um certo tempo houve a inclusão da chamada “cláusula coronavírus” no contrato, que previa basicamente: Se em 06 ( seis ) meses a rentabilidade não fosse de pelo menos 90 % ( noventa por cento ) daquela de antes da pandemia, não somente o financiamento poderia ser revisto, bem como, poderia o investidor pretender que o vendedor readiquirisse as quotas que ele comprou, dentre outras possibilidades.

O vendedor, nesse caso, aceitou a proposta de inclusão dessa claúsula, a qual foi praticamente a primeira ocorrida na Europa.

Sobre a autora
Vanessa Massaro

Doutora (PhD) em Direito pela Università degli Studi di Torino Turim - Itália.Doutorado em Direito, Pessoa e Mercado. Pesquisadora na área do Direito Privado pela Università degli Studi di Torino - Campus CLE. Participação em 2014, 2015 e 2017 no Doutorado Organizado pela União Europeia - Erasmus Mundus e no Doutorado em Direito na Università Degli Studi di Milano. Milão - Itália. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná - IAPPR. Curso de aperfeiçoamento em Comparative Private Low na Università Uninettuno-Roma. Curso de Aperfeiçoamento em Direito dos Mercados Financeiros pela Università degli Studi di Milano.Milão - Itália. Pós-graduação em Direito pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos. Formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Contato: [email protected]@gmail.comSite: www.unito.it Home > Studenti > Massaro VanessaDipartimento di Economia e Statistica "Cognetti de Martiis"Home > Personale > Vanessa Massaro. LIVROS DISPONÍVEIS NO SITE DA AMAZON E NO CLUBE DE AUTORES. Público alvo: estudantes de Direito, Economia e Administração de Empresas; operadores do direito e concurseiros.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos