COVID-19: a repartição de competências e a judicialização da pandemia

Leia nesta página:

A repartição de competências entre entes federativos no enfrentamento ao coronavírus no Brasil e as decisões motivadas pelo populismo em desacordo com os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

Um inimigo invisível a olho nu, que desafia as ciências médico-sanitárias, confronta o arcabouço jurídico dos países atingidos e força os governantes a tomarem medidas, ora extemporâneas, ora consoante às necessidades preeminentes no combate ao contágio rápido e letal. A versão mais recente do coronavírus mudou a dinâmica socioeconômica do planeta e vem criando uma corrida pela criação de uma vacina que elimine seus efeitos, podendo significar o limite entre a cura e o óbito.

Enquanto as autoridades médicas tentam uniformizar o discurso e as medidas sanitárias, as ações no âmbito administrativo são mais diversas e, em muitos casos, confrontam-se seja pela natureza (in)constitucional, seja pela superficialidade da eficiência empírica dos atos e decretos adotados pelos entes federados.

Neste “mosaico” de atribuições nebulosas das autoridades brasileiras, municípios e estados estão tomando medidas restritivas sobre o funcionamento de comércios, escolas e rodovias, ou até proibições, a exemplo da imposição do “toque de recolher”. As regras contrariam, em alguns casos, normas federais e colocam em xeque a harmonia dos entes federativos.

Na linha do tempo desta temática, o Brasil tem o primeiro caso do vírus registrado no dia 26 de fevereiro do corrente ano [1]. Desde então, o Presidente da República concentrou na União as medidas para enfrentamento da doença que passou a ter características de pandemia. Há exatos 20 dias, antes do primeiro caso, a Lei 13.979/2020 [2], aprovada no congresso, foi sancionada pelo presidente Bolsonaro.

O avanço da doença no Brasil levou prefeitos e governadores a decretarem quarentena e isolamento, em diversos estados e municípios, a exemplo das medidas adotadas pelos governadores de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como os prefeitos das suas respectivas capitais. A maioria optou pela chamada contenção horizontal, com regras que tratam sobre fechamento de estabelecimentos comerciais e campanha pela manutenção das pessoas em casa.

Por outro lado, o presidente, entusiasta do isolamento vertical, editou a Medida Provisória (MP) nº 926, de 20 de março de 2020 [3], que dispõe sobre procedimentos para aquisição de bens, serviços e insumos, bem como, condicionou à adoção de medidas de restrição ao transporte interestadual e intermunicipal à recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além disso, vedou a restrição à circulação de cargas.

A MP alterou alguns dispositivos da Lei 13.979/2020, e prevê, sobretudo, uma maior concentração no governo federal o poder sobreo tema. Mas, a norma não harmonizou a execução das políticas públicas no enfrentamento à COVID, pelo contrário, esgotou as negociações, em alguns casos, e as partes interessadas começaram a recorrer ultima ratio, o Poder Judiciário.

Uma Medida Cautelar [4] foi requerida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), com a finalidade de declarar inconstitucional às alterações promovidas no artigo 3º da referida norma. O partido alegou ainda que a Medida Provisória dispõe sobre normas de cooperação que deveriam ser fixadas por meio de Lei Complementar, e argumentou que a temática de vigilância sanitária e epidemiológica está no rol de atribuições do sistema único de saúde. O ministro Marco Aurélio, em decisão monocrática, deferiu, em parte, a medida acauteladora, ao entender que normas de cooperação em saúde pública são comuns entre a União, estados, DF e municípios, mas rejeitou o argumento de que o instrumento necessário para o tema seria uma lei complementar.

Sobre a repartição de competências, a Constituição traz no artigo 24, inciso XII [5], a proteção e defesa à saúde como competência concorrente de estados, Distrito Federal e União. Desta forma, cabe à União estabelecer normas gerais e aos estados o exercício da competência suplementar. Em relação aos municípios, o inciso II do artigo 23, estabelece a competência comum para cuidar da saúde. Além disso, é preciso considerar, o artigo 30, nos incisos I e II, que atribui como competência do município assuntos de interesse local e suplementar à lei federal e estadual no que couber. Em regra, à União detém atribuição sobre questões de interesse nacional e suprarregional, enquanto aos estados cabem os interesses regionais e, aos municípios, os interesses locais. Além disso, em caso de normas de proteção em que a regra federal seja menos efetiva, pode-se admitir que estados e municípios também atuem, tendo como fundamento os tratados internacionais.

Nos casos concretos, verificamos que alguns atos administrativos extrapolam os dispositivos legais. A exemplo do decreto municipal de São Bernardo do Campo, que proibia a circulação de pessoas com mais de 60 anos para diminuir os impactos do contágio pelo Covid-19. Incompatível com a competência dos municípios, o TJ-SP suspendeu a eficácia da norma e o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão [6].

Um ato administrativo mais radical foi decretado pelo município de Araucária, no Paraná, que previa o “toque de recolher” entre às 21h e 5horas. O decreto municipal 34.400/2020 [7], previa advertência e multa, além de responsabilização administrativa, civil e penal a quem estivesse na rua sem justificativa. O TJ daquele estado entendeu que o município não pode restringir a liberdade de ir e vir e deferiu liminar com pedido de Habeas Corpus, com efeito Erga Omnes [8]. O juiz alegou que esta é uma situação que só pode ser decretada pelo Presidente da República, e com confirmação posterior pelo Congresso Nacional, no estado de defesa (art. 136 da CF).

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A nossa carta magna é taxativa sobre a exclusividade do presidente da República em relação às decisões que atinjam o direito de ir e vir. São proibições previstas somente em situações absolutamente atípicas e anormais, no estado de sítio ou de defesa. Destarte, há necessidade de interpretação sistemática, dos dispositivos constitucionais, infraconstitucionais e supralegais, para definir a decretação das medidas restritivas.

Em meio à animosidade entre os chefes do executivo, o Congresso e o STF têm atuado de maneira efetiva. Enquanto o Legislativo tem elaborado e aprovado projetos de maneira célere, o Supremo uniformiza as decisões dos ministros, de maneira a garantir o cumprimento das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Em recente decisão, Alexandre de Moraes garantiu a manutenção das medidas adotadas pelos estados e municípios, no exercício de suas competências.

Por fim, no cenário de politização do enfrentamento a COVID-19, resta o poder judiciário analisar caso a caso, e decidir com base nos dispositivos legais, tornando sem efeitos decisões motivadas pelo populismo que sejam absurdas, bizarras e incoerentes, e que estejam em desacordo com os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade.

REFERÊNCIAS:

[1] Site do Ministério da Saúde. Disponível em:

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46614-brasil-registra-3-417-casos-confirmados-de-coronavirus-e-92-mortes>>

[2] Site do Planalto. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13979.htm>>

[3] Diário Oficial da União. Disponível em:

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-926-de-20-de-marco-de-2020-249094248>>

[4] Portal do STF. Disponível em:

https://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15342747913&ext=.pdF"ext=.pdF>> 

[5] Constituição Federal. Disponível em:

 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>>

[6] Portal do STF. Disponível em:

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=440724

[7] Decreto da Prefeitura de Araucária. Disponível em:

https://url.gratis/nheCL

[8] Habeas Corpus disponível em:

https://contraponto.jor.br/justica-suspende-toque-de-recolher-em-araucaria/

Sobre o autor
José Aparecido Santana da Silva

Jornalista, formado pela Universidade Federal de Sergipe – UFS -; escritor e graduando em direito pela Universidade Tiradentes (Unit-SE).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante?
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos