A Pandemia de Covid-19 e os Limites Ético-Disciplinares do Uso das Redes Sociais, pelos Advogados

17/04/2020 às 23:02
Leia nesta página:

Os aspectos ético disciplinares da atuação dos Advogados, nas redes sociais, em tempos de Pandemia, na vida privada e profissional, à luz do EAOAB, do CED e dos Provimentos.

Tendo em vista estarmos, todos, em quarentena, com a suspensão dos prazos processuais, por determinação do CNJ, e os impactos profissionais e financeiros que tudo isso nos causa, indiscriminadamente, temos observado o uso das mídias eletrônicas, por muitos, como uma forma de se manterem em evidência, perante o seu público alvo, até mesmo, como uma forma de aumentar a sua rede de contatos e, com isso, a possibilidade da contratação de novos trabalhos.

De fato, os tempos são sombrios e as consequências para as finanças, de todos, são desesperadoras. Contudo, a atuação em mídia eletrônica possui limites principalmente se esta possui a intenção publicitária.

É sabido que, a publicidade profissional não é vedada ao Advogado, desde que obedecidos os parâmetros contidos no Capítulo VIII (Artigos 39 a 47), do CED. Ainda, o provimento 94/2000, do CFOAB, bem como outros dispositivos, trazem luz ao tema.

Contudo, devemos ter, sempre em mente que na forma do Artigo 5º, do CED, “o exercício da advocacia é incompatível com qualquer procedimento de mercantilização”. Daí, deriva a proibição de publicidade ostensiva, de cunho comercial, ao Advogado.

Independentemente das questões relativas à publicidade temos, também, na forma do inciso III e X, do § único, do Artigo 2º, do CED c/c o inciso XXV, do Artigo 34, do EAOAB, o zelo pela conduta e reputação pessoais que o(a) Advogado(a) deve cultivar. Em verdade, somos Advogados e Advogadas, em uma missão permanente e todos os atos que praticamos, sejam eles privados ou profissionais, se refletem na Advocacia, como um todo.

Neste sentido, deve-se ter o máximo cuidado com as publicações, em mídia digital, dos atos da vida privada, posto que, por mais íntimos que sejam, depois de postados, tornam-se objeto de apreciação pública, o que pode levar, a depender de seu conteúdo, a uma avaliação pelos órgãos responsáveis, da OAB, no tocante ao seu aspecto ético-disciplinar.

No âmbito jurisprudencial, há várias decisões proferidas pela 1ª Turma (Deontológica) do TED, sobre a matéria, bem como diversas outras da lavra das Turmas Disciplinares (2ª a 26º Turma), deste Tribunal. Há farto material de consulta, no Ementário do Tribunal, no site da OAB/SP, principalmente no que tange à publicidade profissional e os seus limites.

Devemos ter, sempre, em mente, o mandamento do caput, do Artigo 31, do EAOAB, que nos diz: O advogado deve proceder de forma que o torne merecedor de respeito e que contribua para o prestígio da classe e da advocacia”, complementado com o que preceitua o Artigo 1º, do CED, verbis, “o exercício da advocacia exige conduta compatível com os preceitos deste Código, do Estatuto, do Regulamento Geral, dos Provimentos e com os princípios da moral individual, social e profissional”.

Assim, é dever de todo(a) Advogado(a) zelar pelo bom nome da Advocacia, no cuidado de sua vida profissional e pessoal, tal como preconizam os incisos I e III, do §único, do Artigo 2º, do CED.

Independentemente da defesa da Instituição, a Advocacia, como Advogados e Advogadas, faz-se mister “atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé”, tal qual consta no inciso II, do mesmo dispositivo.

De fato, o Direito, em si, é ciência, ao passo que a Advocacia é uma arte que carece ser cultivada, na prática jurídica diária, durante a carreira.

Estes elementos são incompatíveis com o descuido com a pessoa e a imagem do profissional, posto que inclui-se como função primeira do Advogado, a de proteção do Estado Democrático de Direito contra tudo e todos.

Embora reclusos em seus lares, ainda somos todos Advogados e Advogadas, seja trabalhando remotamente com seus clientes, seja na prática de atos judiciais, através das mídias digitais.

Em suma, não importa a forma como nos manifestemos. Cumpre, a todo instante, zelar pela boa ética em respeito aos Colegas e a nós mesmos.

Sobre o autor
Jorge Alberto Neves

Coordenador da Comissão de Direito e Relações Internacionais, Coordenador Adjunto da Comissão de Ética e Disciplina e Membro da Comissão de Defesa dos Direitos e Prerrogativas do Advogado, da OAB/SP (102ª Subseção - Santo Amaro), no Triênio 2019-2021; Assessor da 24ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP (2018) Membro do Grupo Diretivo do Comité Internacional de Direitos Humanos, da Seção de Direito Internacional da American Bar Association (ABA), no Biênio 2019-2020.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos