RPPS – EMENDA CONSTITUCIONAL 103/19: AFINAL DE CONTAS, A PENSÃO POR MORTE PODE OU NÃO TER UM VALOR INFERIOR A UM SALÁRIO MÍNIMO?

Por Alex Sertão

29/04/2020 às 01:44
Leia nesta página:

.

O presente questionamento foi levantado por um grande amigo, um grande especialista em Direito Previdenciário. Achei interessante o tema e resolvi desenvolver um case e compartilhar com todos vocês. Vamos lá:

Após a Emenda Constitucional 103/19, o §7º do art. 40 da CF/88 passou a estabelecer que a pensão por morte poderá ter um valor inferior ao salário mínimo, caso o dependente possua alguma outra fonte de renda formal.

Já o §2º do art. 24 da Emenda Constitucional 103/19, estabelece que, em caso de acumulação de pensão e aposentadoria, o dependente tem direito de escolher o benefício de maior valor para recebe-lo integralmente e de uma parte do benefício de menor valor que será apurado cumulativamente de acordo com percentuais que incidirão sobre as seguintes faixas de salário mínimo: 100% do primeiro salário mínimo; somado a 60% do segundo; somado a 40% do terceiro; somado a 20% do quarto; somado a 10% do que exceder ao quarto salário mínimo.

Se é assim, imaginemos a seguinte situação:

João e Maria são casados. Ambos aposentados. João morre. Maria tem direito de acumular sua aposentadoria com a pensão deixada por João. Maria escolhe sua aposentadoria para receber integralmente, já que mais vantajosa. Feito o cálculo da pensão deixada por João, verifica-se que seu valor restou inferior a um salário mínimo.

Pois bem. Se observarmos isoladamente o §7º do art. 40 da CF/88, que passou a estabelecer que a pensão por morte poderá ter um valor inferior ao salário mínimo, caso o dependente possua alguma outra fonte de renda formal, Maria teria que receber a pensão com valor inferior a um salário mínimo, já que sua aposentadoria é considerada como outra fonte de renda formal.

Entretanto, como já esposado antes, ao analisarmos o §2º do art. 24 da Emenda Constitucional 103/19, verifica-se que, em caso de acumulação de pensão e aposentadoria, o dependente tem direito de escolher o benefício de maior valor para recebe-lo integralmente e de uma parte do benefício de menor valor que será apurado cumulativamente de acordo com percentuais que incidirão sobre as seguintes faixas de salário mínimo: 100% do primeiro salário mínimo; somado a 60% do segundo; somado a 40% do terceiro; somado a 20% do quarto; somado a 10% do que exceder ao quarto salário mínimo.

A regra do art. 24 é clara ao estabelecer que só se passa a reduzir o valor do benefício a partir do segundo salário mínimo, quando se pagará apenas 60% do seu valor, passando a decrescer os percentuais a cada novo salário mínimo que compõe o valor total do benefício. Significa dizer que, em relação ao primeiro salário mínimo, paga-se sempre 100% do seu valor. Sendo assim, se considerarmos isoladamente o art. 24 da Emenda Constitucional 103/19, a pensão de Maria deveria corresponder a 100% de um salário mínimo, já que seu cálculo original, não excedeu o valor do salário mínimo, não necessitando aplicar o percentual de 60% sobre um segundo salário mínimo, e assim por diante.

Ora, no presente case, estamos diante das duas situações simultaneamente: a) dependente com outra fonte de renda formal e b) acumulação de benefícios, sendo um deles inferior a um salário mínimo.

Assim sendo, indaga-se: não estaríamos diante de um aparente conflito de normas? Afinal de contas, a pensão será paga com valor inferior a um salário mínimo, na forma do §7º do art. 40 da CF/88 ou terá que ser majorada para um salário mínimo, na forma do que estabelece o §2º do art. 24 da Emenda Constitucional 103/19? Curioso, não?

Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos