STF não reconheceu o covid-19 como acidente do trabalho. Entenda!

08/05/2020 às 15:32
Leia nesta página:

Desde o dia 29/4 uma enxurrada de postagens, matérias em jornais, artigos etc foram publicados com o título "STF reconhece covid-19 como acidente do trabalho". Isso está correto?

 Desde o dia 29/4 uma enxurrada de postagens, matérias em jornais, artigos etc foram publicados com o título "STF reconhece covid-19 como acidente do trabalho".

Antes de qualquer coisa, já adianto: isso está completamente equivocado! Explico.

O equívoco provém da má interpretação que alguns jornalistas e operadores do direito fizeram da decisão proferida pelo STF em 29/4.

Na ocasião, o plenário virtual do STF se reuniu para referendar (ou não) a decisão proferida pelo Ministro Marco Aurélio, em sede de cautelar, nas várias ações diretas de inconstitucionalidade propostas contra a MP 927.

Na decisão, o STF suspendeu a eficácia do art. 29 da MP 927, que vedava o reconhecimento da covid-19 como acidente do trabalho. Ponto.

Com a suspensão do referido artigo, continua plenamente em vigor o entendimento firmado pela Lei. 8.213/91 (Lei dos benefícios previdenciários).

Segundo o art. 20, II, § 1º, alínea d, da Lei 8.213/91, qualquer doença endêmica NÃO será considerada como acidente do trabalho.

Covid-19 não é "tecnicamente" endêmica. Mas tem abrangência muito maior. Dessa forma, pode-se interpretar a covid-19 como endêmica para os fins da Lei. 8.213/91.

Ou seja, em razão da natureza endêmica a covid-19 não é doença ocupacional ou profissional.

Excepcionalmente, entretanto, a Lei 8.213 diz que, mesmo sendo de natureza endêmica, a doença poderá ser reconhecida como acidente do trabalho em duas situações:

1- Pela natureza (condições especificas) do trabalho realizado pelo empregado.

2- Pela comprovação do nexo causal, através de perícia, entre a doença e o trabalho realizado.

Dessa forma, a decisão do STF afastou a norma da MP 927 que impediria o reconhecimento pelo 1º critério. E isso foi ótimo!

Porém, de modo algum o STF reconheceu o covid-19 como acidente do trabalho ou doença ocupacional, como equivocadamente divulgado.

O reconhecimento da covid-19 como acidente do trabalho ainda depende de prova do nexo causal, ou reconhecimento pelo juiz de que a contaminação ocorreu em função da natureza do serviço realizado.

Sobre o autor
Marcelo Branco Gómez

Advogado especialista em Direito e Processo do Trabalho.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos