Verbas Rescisórias - Crise COVID 19

Força Maior

14/05/2020 às 14:36
Leia nesta página:

Possibilidade de fechamento do negócio e responsabilidade pelas VR´s dos empregados, com base na força maior prevista na CLT.

De início, cuida apontar que o presente ensaio tenta de modo sucinto chamar a atenção para os principais pontos das alterações legislativas impostas pelo Governo Federal, com a edição das MP´s 927 e 928, de 22.03.2020, no que diz respeito ao tema acima descrito.

As repercussões na esfera trabalhista advindas, primeiramente, com a edição da MP 927, em seu art. 1º, parágrafo único, possuem íntima relação com o texto do art. 501, da CLT.

O texto da MP 927 impõe o Estado de Calamidade Pública no país, assemelhando-se, portanto, com a previsão já posta no referido dispositivo celetistas, em que abraça as hipótese de força maior, tendo ambas o condão de afetar diretamente as relações de trabalho e suas obrigações econômicas suportadas pelo empregador.

Com efeito, se restar demonstrado pelo Empregador que a suspensão das diversas atividades comerciais pelos Gestores da Adm. Pública, bem como as medidas de distanciamento parcial ou integral da população foram traços marcantes e decisivos para a paralisação das atividades empresariais de determinada empresa, ela aproveitará as hipóteses extraordinárias legais, quanto as obrigações rescisórias.

De toda sorte, desde que não tenha agido de modo a concorrer, através de ato próprio seja de qual natureza for (culposa ou dolosa), para a própria paralisação de suas atividades, o empresário estará sujeito aos benefícios legais.

Adiante, se não restar outra alternativa ao empresário, ele poderá se inserir na previsão do art. 502, da CLT, e encerrar suas atividades empresariais com redução nas indenizações a serem pagas aos seus funcionários, porém, ressalte-se, que tal somente se aplica quando houver a Extinção da empresa, ou de sua filial, e, obviamente, que tais encerramentos decorrerão da Crise Sanitária mundial e de atos dos gestores federais, municipais e estaduais.

Assim, de prático e pelo constante nos dispositivos legais acima, na rescisão de seus funcionários, a empresa deixará de pagar integralmente o aviso prévio e obterá a redução da multa do FGTS de 40% para 20%, eis que são verbas de cunho indenizatório, mantendo-se intactas as demais parcelas rescisórias, como saldo salarial, férias, 13º salário e levantamento de saldo do FGTS.

Descabe o seguro-desemprego, em vista de não se incluir na hipótese da Lei Federal n. 7998/90 (art ; 2º).

São essas parcelas, de antemão, que o empresário deverá custear em caso de extinção do estabelecimento comercial, segundo a Crise Sanitária.

Sobre o autor
Agnaldo Borges Ramos Junior

Advogado OAB/PA n. 11634. Especialista em Direito Processual Civil e Pós-Graduando em Direito Empresarial. Titular da Banca Santos Neto & Borges Ramos Advogados Associados

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Já é assinante?
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos