Auto de Infração Tributário/Fiscal pode ser revisto?

Leia nesta página:

Apontamentos práticos sobre revisão de auto de infração fiscal.

Auto de Infração Tributário/Fiscal pode ser revisto?

O artigo 149 do Código Tributário Nacional (CTN) determina que o “lançamento é efetuado e revisto de ofício” quando:

1. a pessoa legalmente obrigada (contribuinte ou responsável), embora tenha prestado declaração, não o preste satisfatoriamente, a juízo da autoridade fiscal;

2. se comprove omissão quanto a qualquer elemento definido na legislação tributária como sendo de declaração obrigatória;

3. se comprove omissão ou inexatidão, por parte da pessoa legalmente obrigada.

4. se comprove omissão do sujeito passivo, ou de terceiro legalmente obrigado, que dê lugar à aplicação de penalidade pecuniária;

Logo, as autoridades fiscais podem SIM rever os autos de infração se for detectado, no futuro, alguma circunstância não sabida relativa à apuração do auto infracional.

Existe alguma condição para a revisão?

SIM. Fica condicionada à prova de que o devedor tributário tenha cometido alguma omissão, não tenha prestado as devidas informações ou as tenha concedida de forma inexata.

Entendendo que as referidas provas são de difícil acesso, pode o fisco, também, iniciar diligências no sentido de tentar apurar se os fatos geradores relacionados àquela infração se esgotaram. Dessa forma, são obtidas as provas necessárias.

Por exemplo, o fisco pode solicitar informações de outras repartições públicas, como, outras unidades fiscais do país, um Município, um Estado, ou à própria Receita Federal do Brasil (RFB), a fim de “cruzar” os dados apurados em sua autuação fiscal com os mantidos nessas outras repartições.

Caso verifique que, ainda, persiste tributo a ser lançado, mesmo que já exista auto de infração sobre aquele fato, pode o fisco revê-lo e iniciar nova apuração relacionada ao que foi apurado, como, por exemplo, na apuração de que o valor do negócio foi maior que o apurado inicialmente ou que foi vendido maior quantidade de mercadoria que a apurada.

Portanto, os fatos objeto de auto de infração estão condicionados ao que o fisco conseguiu apurar naquele momento inicial, não havendo impedimentos para que se continuem as diligências no sentido de se saber qual é a realidade do fato gerador ocorrido em sua totalidade.

Existe um prazo para essa atuação?

SIM. O parágrafo único, do artigo 149 do CTN, determina que “revisão do lançamento só pode ser iniciada enquanto não extinto o direito da Fazenda Pública”, ou seja, não pode ter ocorrido a decadência tributária.

Em regra, o prazo é de 05 (cinco) anos, tendo o início da contagem no primeiro dia do exercício seguinte ao que o fato gerador ocorreu.

Portanto, a revisão de auto de infração é medida legal que possibilita incremento da receita pública sem aumentar tributos.

Luiz Mário Araújo Camacho Carpanez. 23 de maio de 2020.

Sobre o autor
Luiz Mário Araújo Camacho Carpanez

PROCURADOR (Ocupante de Cargo de Provimento Efetivo); Competências atuais: Tributário, Execução, Precatórios e Dívida Ativa. Pós-graduado em Direito Tributário (PUC-Minas); Pós-graduado em Direito Processual Civil (Universidade Cândido Mendes); Graduado em Direito (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos