Prisão provisória de servidores públicos efetivos: a (i)legalidade da suspensão ou redução dos vencimentos

24/05/2020 às 10:38
Leia nesta página:

Prisão provisória de servidores públicos efetivos: a (i)legalidade da suspensão ou redução dos vencimentos

Em tempos de aumento da criminalidade, não são raros os casos envolvendo delitos cometidos por servidores públicos efetivos que, durante a investigação ou no curso da ação penal, são presos temporariamente (prisão temporária ou preventiva).

É comum, nessa fase, que os agentes permaneçam presos por certo período, a depender do caso. Mas, como ficam os vencimentos desses servidores, já que estão afastados da função? Eles devem ser remunerados nesse período?

Primeiramente, devemos destacar que a CF/1988, em seus arts. 5º, LVII, e 37, XV, abriga, respectivamente, os princípios da presunção de inocência e da irredutibilidade de vencimentos.

O art. 319, VI, do Código de Processo Penal, por sua vez, prescreve que uma das medidas cautelares diversas da prisão é a “suspensão do exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira quando houver justo receio de sua utilização para a prática de infrações penais”, estando claro que o diploma legal não previu a suspensão ou redução dos vencimentos dos servidores públicos.

Creio, então, que a prisão provisória não pode acarretar a suspensão ou redução automática da renda auferida pelo servidor público efetivo.

Não podemos esquecer que o recebimento dos vencimentos está condicionado ao exercício efetivo da função, porém, no caso em tela, há direitos constitucionais a serem resguardados, mesmo havendo incompatibilidade entre a prisão e o exercício do trabalho na administração pública.

O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, ao responder consulta formulada por Prefeito Municipal, esclareceu:

“A interpretação autêntica aplicável ao direito penal não deve ser desprezada por se tratar de processo penal. Em se tratando de função pública, a suspensão determinada não pode importar em supressão de remuneração ou do auferimento de renda. Em primeiro lugar, porque não há determinação legal que imponha a cessação do pagamento de salário. Em segundo lugar, porque, devido à singeleza da regulamentação do CPP, deve-se recorrer a outras fontes para extrair a estrutura do instituto, e as normas integradoras não preveem a falta de remuneração (Haddad, Carlos Henrique Borlido. Medidas cautelares pessoais diversas da prisão)” (Consulta. Servidor. Afastamento por decisão judicial. Continuidade do pagamento de remuneração. Informativo de Jurisprudência n. 065/2019-TCE-SC. Site https://servicos.tce.sc.gov.br/jurisprudencia/informativo.php?id=187&idj=1754&op=prn, acesso em 24/5/2020).

A jurisprudência já se posicionou em casos semelhantes:

Servidores presos preventivamente. Descontos nos proventos. Ilegalidade. Precedentes. Pretendida limitação temporal dessa situação. Impossibilidade por constituir inovação recursal deduzida em momento inoportuno. 1. A jurisprudência da Corte fixou entendimento no sentido de que o fato de o servidor público estar preso preventivamente não legitima a Administração a proceder a descontos em seus proventos. 2. O reconhecimento da legalidade desse desconto, a partir do trânsito em julgado de eventual decisão condenatória futura, constitui inovação recursal deduzida em momento inoportuno. 3. Agravo regimental não provido” (STF. AI 723.284 AgR. Relator: Min. Dias Toffoli, DJe 23/10/2013). 

“RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO (LEI Nº 12.322/2010) - POLICIAL CIVIL - PRISÃO CAUTELAR - REDUÇÃO DOS VENCIMENTOS IMPOSSIBILIDADE - VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA E DA IRREDUTIBILIDADE DE VENCIMENTOS (CF, ART. 5º, INCISO LVII, E ART. 37, INCISO XV) - RECURSO IMPROVIDO” (STF. ARE 715658-AgR. Relator: Min. Celso de Mello, Dje 05.09.2013).

“[...] a suspensão de pagamento, na hipótese, é ilegal, em vista das referidas faltas ao serviço decorrentes da prisão cautelar, pois atenta contra o princípio da irredutibilidade dos vencimentos do servidor público, o qual, apenas depois de regular processo administrativo, no qual deve ser-lhe assegurada a ampla defesa, pode vir a ser privado de seus vencimentos, ainda que somente de uma parte de seu montante. [...]” (STF. ARE 1.058.492. Relator: Min. Edson Fachin. DJe 09/10/2017).

Não bastasse isso, se formos recorrer à analogia, veremos que as Leis n. 8.112/1990 (art. 147), n. 8.429/1992 (art. 20) e n. 9.613/1998 (art. 17), prescrevem que, no caso de afastamento da função para a verificação de atos ilícitos, não haverá prejuízo à remuneração do servidor.

No mais, o princípio da legalidade, previsto no art. 37, caput, da CF/1988, estabelece que a Administração Pública só pode praticar as condutas autorizadas em lei, ou seja, se o CPP prevê tão somente a suspensão do exercício da função pública do servidor, não pode a Administração agir diferente e ampliar o alcance da regra.

Pensar o contrário, seria autorizar a punição do agente antes do exercício da ampla defesa e do contraditório, e de ser considerado culpado, punindo-o de forma antecipada.

Dessa forma, tem-se que os vencimentos, estando o servidor público efetivo preso provisoriamente, não podem ser suspensos ou reduzidos, a menos que ocorra o trânsito em julgado da ação penal ou a apuração da falta em processo administrativo disciplinar.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Autor: Fabiano Leniesky, OAB/SC 54888. Formado na Unoesc. Advogado Criminalista. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Pós-graduado em Advocacia Criminal. Pós-graduando em Ciências Criminais.

Sobre o autor
Fabiano Leniesky

OAB/SC 54888. Formado na Unoesc. Advogado Criminalista. Pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. Pós-graduado em Advocacia Criminal. Pós-graduado em Ciências Criminais. .

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos