Pensionistas Militares - agravamento com os descontos da Lei 13.954/2019

25/05/2020 às 11:23
Leia nesta página:

Descontos nos proventos de Pensionistas e Militares e os novos descontos da Lei 13.954/2019

É fato que há ainda uma grande discussão sobre os descontos oriundos dos empréstimos consignados tomados por Militares e Pensionistas (os descontos podem superar o limite de 30%? Já falamos sobre isso em outro artigo). Com regulamentação específica pela Medida Provisória 2.215-10 de 31/08/2001 (art. 14) é permitido que militares e pensionistas comprometam até 70% de sua remuneração ou proventos. Na prática, porém, se mostra muito complicado - especialmente em tempos de PANDEMIA de Coronavírus - viver apenas com os 30% restantes...

Não são poucos os casos de Pensionistas e Militares afligidos pelo evidente ENDIVIDAMENTO por conta dos consignados e a solução pode ser a busca do Judiciário pela limitação, medida que visa preservar o mínimo existencial em prestígio ao princípio da dignidade da pessoa humana e em total consonância com o princípio da isonomia na medida em que os demais consumidores (sim pois aqui também perfeitamente aplicável o Código de Defesa do Consumidor) podem ser amparados pelo desconto limitado a 30% de sua remuneração.

Importa salientar por importante que a posição encontra-se consolidada no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sob os seguintes verbetes, perfeitamente aplicáveis ao caso em tela:

"SÚMULA 200: A RETENÇÃO DE VALORES EM CONTA-CORRENTE ORIUNDA DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO OU DE UTILIZAÇÃO DE CARTÃO DE CRÉDITO NÃO PODE ULTRAPASSAR O PERCENTUAL DE 30% DO SALÁRIO DO CORRENTISTA".

"SÚMULA 295: NA HIPÓTESE DE SUPERENDIVIDAMENTO DECORRENTE DE EMPRÉSTIMOS OBTIDOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DIVERSAS, A TOTALIDADE DOS DESCONTOS INCIDENTES EM CONTA CORRENTE NÃO PODERÁ SER SUPERIOR A 30% DO SALÁRIO DO DEVEDOR".

Sem prejuízo do quadro citado acima, Pensionistas e Militares de certa forma foram supreendidos com as modificações oriundas da Lei 13.954/2019 que promoveu a reestruturação da Carreira Militar e dispôs sobre o Sistema de Proteção Social dos Militares.

A Lei 13.954/2019 modificou a Lei 3.765/1960 que dispõe sobre as Pensões Militares e agora as Pensionistas passam a ser também descontadas, merecendo destaque o fato de que em 2020 o desconto será de 9,5% e, a partir de 01/01/2021 o desconto passará a ser de 10,5%.

Somado a um quadro de endividamento como demonstrado acima, por conta de empréstimos consignados, todo esse decote nos proventos pode significar de fato um contexto aflitivo merecendo a tutela judicial para a solução. O Tribunal de Justiça do Rio, assim tem decidido, na grande maioria das vezes, pela imposição do desconto ao patamar de apenas 30% dos proventos.

Deveras, ainda que o Militar ou a Pensionista tenham contribuído para a situação de superendividamento contratando voluntariamente, não é menos verdade que os bancos e financeiras se “descuidam” e concedem indiscriminadamente crédito aquele que, nitidamente, dá sinais de que não terá como efetuar o pagamento das parcelas. É exigido aqui também BOA FÉ de forma que no embate deve prevalecer a dignidade da pessoa humana e o respeito ao mínimo existencial.

Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos