Mandado de Segurança Coletivo beneficia todos os associados

Leia nesta página:

Agravo Interno no Recurso Especial nº1.841.604/RJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Agravo Interno no Recurso Especial nº1.841.604/RJ, julgou por unanimidade, em 22/04/2020, que Mandado de Segurança impetrado por associação de classe beneficia todos os associados, mesmo que não tenha integrado a lista de associados à época da impetração.

O tribunal afirmou existir distinção (distinguishing) entre o caso analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Recurso Extraordinário nº612.043/PR, que fixou o entendimento da necessidade de o associado ser filiado até o ajuizamento da ação coletiva, e o em tela.

Naquela oportunidade, o STF afirmou que:

A eficácia subjetiva da coisa julgada formada a partir de ação coletiva, de rito ordinário, ajuizada por associação civil na defesa de interesses dos associados, somente alcança os filiados, residentes no âmbito da jurisdição do órgão julgador, que o fossem em momento anterior ou até a data da propositura da demanda, constantes da relação jurídica juntada à inicial do processo de conhecimento. (REnº612.043/PR)

No caso analisado, o STJ diferenciou a natureza jurídica da representação na ação coletiva da no Mandado de Segurança Coletivo:

Art. 5º (...)

XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados; (Constituição Federal, 1988)

Na análise conjunta do artigo 5º, inciso XXI e LXX, “b”, ambos da da Constituição Federal, é possível observar que, no Mandado Coletivo, a associação é substituta processual, ou seja, a associação “atua em nome próprio defendendo direito alheio pertencente aos associados ou parte deles”. É o que dispõe o Código de Processo Civil:

Art. 18. Ninguém poderá pleitear direito alheio em nome próprio, salvo quando autorizado pelo ordenamento jurídico. (Código de Processo Civil, 2015)

na ação coletiva a associação é mera representante processual, age em nome de terceiros, razão pela qual a eficácia da sentença restringe-se aos associados até a data da propositura do writ coletivo. Veja-se o Código Civil:

Art. 115. Os poderes de representação conferem-se por lei ou pelo interessado.

Art. 116. A manifestação de vontade pelo representante, nos limites de seus poderes, produz efeitos em relação ao representado. (Código Civil, 2002)

Conclui o STJ pela irrelevância do tempo da filiação para que a sentença coletiva beneficie os associados:

A decisão em mandado de segurança coletivo impetrado por associação beneficia todos os associados, sendo irrelevante a filiação ter ocorrido após a sua impetração. (Resp.nº1.841.604/RJ)

Portanto, em caso de impetração de Mandado de Segurança Coletivo, a sentença beneficia à todos os associados, independente do tempo de filiação.

Sobre o autor
Luiz Mário Araújo Camacho Carpanez

PROCURADOR (Ocupante de Cargo de Provimento Efetivo); Competências atuais: Tributário, Execução, Precatórios e Dívida Ativa. Pós-graduado em Direito Tributário (PUC-Minas); Pós-graduado em Direito Processual Civil (Universidade Cândido Mendes); Graduado em Direito (Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos