Conceito de Remuneração

09/06/2020 às 21:44
Leia nesta página:

Conceito de Remuneração simples e direto

Remuneração é a junção das prestações recebidas pelo empregado em decorrência da prestação de serviços, sendo esta remuneração paga em utilidades ou dinheiro, decorrentes do contrato de trabalho.

A remuneração pode ser paga por terceiros ou pelo próprio empregador. Um exemplo que pode ilustrar muito bem o pagamento feito por terceiros, é a gorjeta, conceituada no parágrafo terceiro do art. 457 da CLT: Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber. [...] § 3º Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados.

Cabe salientar que existe certa confusão na definição de remuneração e salário, que, por vezes, são confundidos. Desta forma, cumpre frisar que salário, é a contraprestação paga pelo empregador ao empregado. Por sua vez, a remuneração, como já mencionado, é a junção do salário e gorjetas.

Sobre o autor
Douglas Silveira

Advogado Trabalhista e desportivo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos