Como se apresentar em uma entrevista de emprego em escritório jurídico.

10/06/2020 às 06:31

Resumo:


  • Vestir-se bem para uma entrevista de emprego é importante, mas é essencial que a aparência esteja alinhada com o comportamento, a comunicação e o conhecimento do candidato.

  • É crucial que as habilidades e competências declaradas durante uma entrevista correspondam à realidade, evitando exageros que possam levar a situações embaraçosas no futuro.

  • Os candidatos devem demonstrar mais interesse em crescer e evoluir dentro da empresa do que na remuneração inicial, mostrando disposição para aprender e adaptar-se às políticas da empresa.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Quando aparece um oportunidade de emprego ou estágio em um bom escritório jurídico, a oportunidade pode escapar das mãos do profissional, logo na entrevista, por não atentar para importantes detalhes que podem fazer toda a diferença.

Vista-se bem, mas vá além da indumentária.

       Vestir-se bem para uma entrevista e emprego é comum, pois qualquer cidadão minimamente informado sabe que se deve deixar uma boa impressão na primeira vez que têm contato com o seu contratante. Há muito, todavia, que se deve ir bem além da indumentária. A princípio a roupa deve ser o espelho do conteúdo. Logo o modo refinado de vestir-se deve combinar com a forma de comportar-se e esta, por sua vez, com a de falar, ou calar-se se necessário, o que também deve corresponder ao conhecimento que exprime.

            A roupa deve exprimir o conteúdo como a embalagem deve exprimir o produto. Mesmo assim, não é fácil mudar características de vestuário cultuadas por anos de vida, que para alguns já se confunde com sua própria personalidade. Também não é fácil mudar características da própria personalidade. É, em verdade, até bem mais complicado.

            Um jovem que cresce cultuando excessos no vestir, no falar, ou na forma e se comportar já acredita ter isso como parte de sua própria personalidade e, como seu ciclo social sempre o aceitou assim, ele crê que todos também aceitarão. E mesmo que venha a ter consciência destes excessos, não crê que isso de alguma forma atrapalhe sua carreira e, se sabe que dificulta, às vezes não sabe como mudar.

            A indumentária deve ser, portanto, mais que o invólucro que contém o profissional, deve ser também o seu parâmetro a balizar um comportamento, uma dedicação ao desenvolvimento de seu conhecimento de nível superior, já refletindo o objetivo que deseja atingir, de forma a impressionar a quem detém a chave da porta que pode levar a um grande futuro.

Qualidades, habilidades e competências.

           Alguns profissionais têm conhecimentos especializados bastante profundos, mas não os exploram em toda a sua intensidade e potencial. Isso ocorre na maioria das vezes por não saberem como mostrar ao mercado sua capacitação, ou a qualidade desta capacitação. Em uma entrevista de emprego demonstrar seu conhecimento é muito importante, pois pode ser o diferencial que pode determinara se a vaga será ou não sua.

              Não deve esquecer, no entanto, que as qualidades habilidades e competências que diz ter devem corresponder à realidade ou ser superior a ela. Um profissional sério não cria para si capacitação que não possui, sob pena de responder por isso no futuro. Mentir em uma entrevista de emprego sobre suas habilidades pode ser o motivo de uma curta vida profissional, o correto é dizer aquilo que realmente corresponde a verdade para dessa forma ser colocado no setor que te interessa e te agradaria trabalhar por ter conhecimentos sobre as tarefas e também aumentar a possibilidade de cumpri-las com desvelo e assim chamar atenção para uma futura vaga na supervisão ou gerenciamento, quem sabe.

             O contratante que procura determinado profissional quer se surpreender positivamente, ele espera poder dizer que acertou em cheio, vangloriando-se de ter um bom “feeling” quando contrata alguém. Se o profissional fizer publicidade de competências e habilidades que não possui é quase como praticar um estelionato com quem o contratou.

Mostre menos interesse no salário e mais em evoluir dentro da empresa.

             Quem procura um profissional para contratar certamente já tem uma política salarial na empresa e esta já vem sendo cultivada muitas vezes por anos, logo o empresário não vai mudar esta política somente porque está precisando contratar alguém. Quem está buscando esta vaga deve demonstrar que está disposto a aceitar a política salarial da empresa e conseguir os aumentos, mas com sua evolução na empresa demonstrando ser confiante em sua capacidade.

               Uma das formas de mostrar que está disposto a evoluir é demonstrar disposição para aprender e se aperfeiçoar. Para obter o sucesso que espera na entrevista deve saber que o conhecimento é dinâmico e que está sempre mudando em qualidade e quantidade. O profissional que quer fazer parte de uma corporação necessita ter a humildade de reconhecer este fato e buscar sempre ampliar seus conhecimentos e isso tem que ficar evidente na entrevista. Não é o “sei tudo”, é o “quero aprender tudo que puder para crescer na empresa.”

Estar disposto a aprender e aperfeiçoar seus métodos de trabalho é uma forma de demonstrar respeito para consigo mesmo, ao superior com quem trabalha para a organização para quem trabalha. Além disso, demonstra que o profissional esta se preparando para um dia assumir responsabilidade maiores e que espera e deve ter seu talento e disposição reconhecidos.

             A questão é, como deixar claro isso em uma entrevista? Simples, o profissional que o entrevista certamente falará em algum momento sobre o produto ou serviço que a empresa oferece, demonstre interesse, se possível, questione sobre os processos internos e preste atenção na resposta, fale menos que ouve, mas não perca a oportunidade de falar sobre a ótima oportunidade de aprendizado que seria para sua vida trabalhar naquela empresa.

Faça uma autoavaliação.

               Um profissional de sucesso deve ter conhecimento profundo de si mesmo. No entanto é muito comum que as pessoas cometam erros avaliando a si mesmo com muito mais rigor que quando avaliaria outra pessoa. Isso ocorre por que a visão que temos de nós mesmos é, às vezes, permeada de experiências que nos levaram a reações inesperadas que passamos a acreditar que fazem parte de nossa personalidade. Ficar ocasionalmente nervoso não quer dizer que a pessoa não tem bom trato pessoal e social. Do mesmo modo a calma nas reações não quer dizer que existe serenidade nas atitudes.

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             A autoavaliação que o profissional deve fazer antes de uma entrevista é mais que simplesmente emocional ela é também de suas características profissionais. Ele deve se perguntar quais as suas maiores dificuldades como profissional. É de organização, trato social, liderança, etc. verificar também sua apresentação pessoal, seu linguajar e a profundidade do seu conhecimento para a aquela vaga que escolheu. Feito isso, seria interessante fazer um breve treino para trabalhar mentalmente seus pontos fracos e aperfeiçoar os pontos fortes.

         A avaliação deve ser sincera não adianta mentir para si mesmo, se o candidato fala excessivamente apressado, deve estar atento a isso e verificar se para aquela vaga esta é uma característica que dificultaria sua aprovação, do mesmo modo deve ser feito com seu conhecimento específico e até sobre sua personalidade e reação diante do estresse para assim não ser reprovado logo na entrada e criar mais uma frustração desnecessária para si mesmo.

Descubra qual o Ponto Marcante de Sua Personalidade.

           Uma das primeiras preocupações de quem faz autoanálise é descobrir o ponto que marca sua personalidade, aquele detalhe que serve de referência a quem o descreve. Alguns profissionais ficaram conhecidos pelo trato difícil, ou pela excessiva amabilidade. Estes detalhes de personalidade podem ajudar ou atrapalhar quando da busca do sucesso em uma entrevista, por isso, manter-se calmo é fundamental. Não se adiante às perguntas antes do entrevistador as terem concluído, assim como não demonstre excessiva insegurança nas respostas, para isso é fundamental que fale a verdade, mas evite constranger seu entrevistador com revelações íntimas desnecessárias àquela situação.

Comunique-se com clareza.

         Comunicar-se é expor-se, por isso quem quer ser contratado deve dar importância ao que transmite, como transmite e aos feedbacks que já recebeu quanto a isso. A comunicação informal do dia-a-dia deve ser revisada com cuidado, pois ela pode atrapalhar na hora da entrevista. O certo é ser comedido com as palavras buscando pronunciá-las com calma e clareza para facilitar a compreensão pelo entrevistador

Mantenha um sorriso confiante.

          Uma personalidade alegre e confiante inspira quem está a sua volta. O profissional deve transmitir alegria, ter um sorriso presente ao ser entrevistado, evitar demonstra-se excessivamente tenso, pois essa forma de agir, sem confiança, inseguro, tenso ou triste leva as outras pessoas a desconfiar da competência do profissional.

Positivismo.

              A alegria leva a autoconfiança e essa ao positivismo. Quem sabe aonde quer chegar, ou seja, já definiu seus objetivos deve ter plena certeza que conseguirá atingir o fim esperado. Mas essa certeza não pode ficar apenas com ele mesmo, ela deve ser inspiradora a ponto de que outros tenham também a certeza do sucesso daquele profissional.

CONCLUSÃO.

            A Entrevista é o primeiro contato que o futuro profissional tem com o escritório e pode deixar, já neste primeiro momento, suas melhores impressões. O sucesso na entrevista vai bem além do bem vestir, ainda que não se possa desprezar uma roupa sóbria e elegante, assim como uma maquiagem discreta, no caso das mulheres. Para deixar uma boa impressão no momento da entrevista é fundamental uma preparação anterior, revendo seus modos e sua forma de falar e se comportar, não se furtando de fazer um pequeno ensaio se for necessário, ou de conversar com pessoas mais experientes, quem sabe até simulando uma entrevista, para ir corrigindo os erros. Finalmente, fique atento às palavras do entrevistador, não o faça repetir perguntas, não interrompa desnecessariamente, evite gestos amplos ao falar e procure ver sempre os dois lados de uma situação, quando for expressar sua opinião. Agindo com cuidado, moderação e preparando-se com antecedência, logo se chega ao sucesso


Sobre o autor
Jonival Medeiros Santos

Advogado, com graduação em Administração de Empresas e especialista em Docência Superior.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Este texto faz parte do livro "Onde Foi Que Eu Errei?", ainda em finalização, do mesmo autor, que já publicou neste mesmo site outros dois artigos jurídicos. São eles: O Direito do Consumidor quanto ao abuso de tarifas e taxas bancárias frente às resoluções do Banco Central e Perspectiva jurídica dos direitos sociais o Estado coator, ausente e educador.

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