A Ata Notarial para Usucapião Extrajudicial

A Ata Notarial é item obrigatório na Usucapião Extrajudicial

13/06/2020 às 22:48
Leia nesta página:

Principais pontos da Ata Notarial para Usucapião Extrajudicial

Reza o artigo 216-A da Lei de Registros Públicos, modificada pelo CPC/2015 que o procedimento da Usucapião Extrajudicial deverá ser requerido através de Advogado ao Cartório do Registro de Imóveis instruído, dentre outras coisas, com a ATA NOTARIAL lavrada pelo Tabelião de Notas. A Ata é documento de nuclear importância no procedimento, posto que carregada da Fé Pública do Tabelião de Notas.

Para que serve a Ata Notarial?

No procedimento extrajudicial a Ata Notarial terá função de atestar a posse do requerente, de forma a identificar se de fato ela tem os requisitos que permitirão a regularização através da Usucapião Extrajudicial. A Ata Notarial é um elemento não exigido na Usucapião veiculada no tradicional processo judicial de Usucapião.

É bom compreender que são dois caminhos (judicial x extrajudicial) para chegar no mesmo resultado comum (regularização no RGI via usucapião) desde que preenchidos os requisitos exigidos em lei para a configuração do instituto.

Onde fazer a Ata Notarial?

A Ata Notarial deve ser feita no Tabelionato de Notas da região do imóvel, como reza o Provimento CNJ 65/2017 (e certamente os regramentos locais das Corregedorias Gerais da Justiça, de competência Estadual, que não devem contrariar a regra matriz egressa do CNJ).

É importante observar que outras Atas Notariais que não necessariamente reclamem a diligência/visita do Oficial até o local poderão ser realizadas, como por exemplo Atas Notariais para colheita de depoimento.

Quanto custa a Ata Notarial?

O preço da Ata Notarial está regulado por Portaria editada e atualizada anualmente pela Corregedoria da Justiça de cada Estado. As regras que balizam a cobrança dos emolumentos de todos os atos cartorários (e não só a Ata Notarial) estão na Lei Federal 10.169/2000.

Ela é mesmo obrigatória no procedimento?

Sim, a Ata Notarial, como se disse acima, é obrigatória para o procedimento EXTRAJUDICIAL de Usucapião (onde não há processo judicial e tudo tramita inteiramente perante o Cartório de Notas e, posteriormente, no Cartório do Registro de Imóveis, com assistência de Advogado).

Sem a Ata Notarial o procedimento não se completa, por absoluta inobservância do requisito legal, como já teve oportunidade de assinalar o TJSP algumas vezes ( 1002887-04.2018.8.26.0100, j. em 12/03/2018 e 1114209-92.2019.8.26.0100, j. em 05/02/2020, p.ex.), sempre com muito acerto.

Preciso de Advogado para pedir a preparação da Ata Notarial?

Não precisa de Advogado, porém, a experiência demonstra que a consulta ao Especialista antes mesmo do ingresso no imóvel, de eventual aquisição da posse, edificações, benfeitorias, a preparação de todo o contexto probatório etc - pode ser incisivo e fazer toda a diferença para o sucesso da regularização imobiliária baseada em Usucapião - porque, de fato, esse é um procedimento onde a produção de provas é essencial para o convencimento, seja do Juiz, seja do Tabelião e do Registrador.

Só há sucesso se for cabalmente demonstrado o animus domini do requerente, além do preenchimento dos demais requisitos exigidos por Lei para a modalidade de Usucapião pretendida.

Na Usucapião Extrajudicial bastará apenas uma Ata Notarial?

Tecnicamente uma Ata Notarial bastará para o procedimento, porém, também como já se disse acima, a depender das particularidades do caso concreto, outras poderão ser necessárias ou até mesmo recomendáveis. Tudo depende do exame do caso concreto e do conhecimento do Advogado que assiste o caso, não sendo demais lembrar que a insuficiência de documentos de modo a gerar dúvidas, imprecisões ou incertezas ao Registrador poderá ser objeto de procedimento de Justificação Administrativa (art. 17 do Provimento CNJ 65/2017).

Minha Ata Notarial pode não servir para a Usucapião Extrajudicial?

É importante deixar claro que a obrigação do Tabelião de Notas, em sede de Ata Notarial, desde que preenchidos os requisitos legais (como o pagamento dos emolumentos e a observância da territorialidade, p.ex.) é meramente a de "fotografar" o contexto, entabulando todas as suas percepções no documento gerado. Me refiro a "fotografar" metaforicamente, já que na verdade, em sede de Ata Notarial o Tabelião pode lançar mão de diversos aparatos tecnológicos, sendo as câmeras fotográficas apenas uma delas que o auxiliará na percepção dos detalhes, das sensações.

Significa dizer que não deve haver interferência nos sentidos do Tabelião que serão voltados a perceber, observar e aquilitar no instrumento público notarial todos os fatos que evidenciem a posse qualificada do requerente - se é que de fato eles existam.

Não deve, portanto, o Requerente iludir-se achando que pelo fato de ter feito o pedido, e pago o valor dos emolumentos o Tabelião tem que colocar na Ata Notarial tudo que ele, requerente deseja, do modo que deseja - sendo o seu pedido e pagamento GARANTIAS de que o retrato produzido pelo Notário atenda suas expectativas: o Tabelião aqui tem mera obrigação de diligenciar ao local, observadas as normas do serviço. Se lá chegar e nada constatar ou constatar fatos que não agradem à intenção do Requerente, PACIÊNCIA, pois o Oficial não está mesmo vinculado ao resultado final favorável ao pretendente da Usucapião.

Evidencia-se com isso a importância da análise prévia do Advogado Especialista do caso proposto.

O Notário, embora conselheiro, não fornece assessoria jurídica - função exclusiva do Advogado, que especialmente aqui tem compromisso com seu cliente e age em favor e na defesa dos interesses deste.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O Tabelião vela sempre pela observância das normas legais, mantendo sempre hígida a sua IMPARCIALIDADE: não tem qualquer obrigação de entregar a Ata com o retrato desejado pelos olhos do requerente (e nem do Advogado) mas apenas aquilo que ele vê, se alguma coisa efetivamente constatar e perceber. Nada além disso.

Quantas são as etapas para regularizar o imóvel através da Usucapião Extrajudicial?

Depois da Ata Notarial realizada, o Advogado responsável pelo procedimento deve requerer por escrito ao Cartório do RGI o reconhecimento e registro da Usucapião Extrajudicial em favor do Usucapiente, sendo certo que dentro do Cartório do RGI que de fato o procedimento tramitará na sua essencialidade, havendo exame completo da documentação ofertada, notificações e intimações e todas as demais etapas de qualificação registral propostas tanto pela Lei de Registros Públicos quanto, especificamente, pelo Provimento CNJ 65/2017 e Provimentos Estaduais aplicáveis.

A Usucapião Extrajudicial eu realizo em qualquer Cartório?

A Usucapião Extrajudicial deve tramitar, como se disse, através da assistência obrigatória de Advogado, no Cartório do RGI responsável pelos assentos do imóvel pretendido, de acordo com a circunscrição geográfica e divisão posta pela Corregedoria da Justiça.

Sobre o autor
Julio Martins

Advogado (OAB/RJ 197.250) com extensa experiência em Direito Notarial, Registral, Imobiliário, Sucessório e Família. Atualmente é Presidente da COMISSÃO DE PROCEDIMENTOS EXTRAJUDICIAIS da 8ª Subseção da OAB/RJ - OAB São Gonçalo/RJ. É ex-Escrevente e ex-Substituto em Serventias Extrajudiciais no Rio de Janeiro, com mais de 21 anos de experiência profissional (1998-2019) e atualmente Advogado atuante tanto no âmbito Judicial quanto no Extrajudicial especialmente em questões solucionadas na esfera extrajudicial (Divórcio e Partilha, União Estável, Escrituras, Inventário, Usucapião etc), assim como em causas Previdenciárias.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos