Saque Emergencial: Disponível ou Não?

17/06/2020 às 15:59
Leia nesta página:

O Governo Federal tem criado medidas para beneficiar trabalhadores e desempregados. Em 7 de abril de 2020 foi publicada a Medida Provisória nº 946, a qual previa a extinção do PIS-Pasep, porém trouxe uma nova modalidade de saque do FGTS.

Desde o início da pandemia, o Governo Federal tem criado medidas para beneficiar trabalhadores e desempregados. Em 7 de abril de 2020 foi publicada a Medida Provisória nº 946, a qual previa a extinção do PIS-Pasep, porém trouxe uma nova modalidade de saque de parte dos valores depositados no FGTS.

No art. 6º da MP nº 946/2020 prevê o seguinte:

“Art. 6º Fica disponível, para fins do disposto no inciso XVI docaputdo art. 20 da Lei nº 8.036, de 1990, aos titulares de conta vinculada do FGTS, a partir de 15 de junho de 2020 e até 31 de dezembro de 2020, em razão do enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19), de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, o saque de recursos até o limite de R$ 1.045,00 (mil e quarenta e cinco reais) por trabalhador.” (Grifo Nosso)

Como visto, segundo a MP, desde o dia 15 de junho de 2020 ficou disponível o valor equivalente a um salário mínimo vigente para as pessoas que possuam saldo em conta vinculada ao FGTS.

A MP segue com as regras e condições para o saque nos parágrafos 1º ao 5º do art. 6º, destacando-se as seguintes:

1) Tendo o trabalhador mais de uma conta, o saque será realizado a começar pelo que tiver o menor saldo;

2) No caso de estar vigente eventual bloqueio nas contas do FGTS, o saque não será possível;

3) A disponibilidade será automática na forma definida pela Caixa Econômica Federal;

4) O crédito poderá ser desfeito até 30 de agosto de 2020, retornando assim o valor a respectiva conta do FGTS; e

5) Eventual transferência de valores para outra conta vinculada a Bancos os mais diversos não será tarifada.

A Caixa Econômica Federal divulgou próximo ao dia 15 de junho de 2020 a forma de consulta dos valores e o cronograma de sua disponibilização. Pode ser via internet pelo link https://fgts.caixa.gov.br/n71TRL5BiFkdaldRmr1Ix3uTqEFFfiqIghdzsZ1Qect4DNMq5Dzr7kBooHtK/pages/inter/home.jsp ou pelo telefone nº 111, opção nº 2.

No caso de consulta pela internet será necessário realizar cadastro com utilização de e-mail para autenticações de acesso, onde será criada uma senha. Seguindo os passos se chegará às informações de como serão recebidos os valores.

A mensagem final terá o seguinte texto:

“A partir do dia 00/00/2020, será creditado, em uma poupança social digital criada automaticamente pela Caixa em seu nome, o valor de R$ 1.045,00 relativo ao saque emergencial FGTS. A partir dessa data, você poderá realizar movimentações eletrônicas como pagar boletos, contas ou fazer compras no supermercado, pelo app CAIXA TEM, disponível na loja de aplicativos do seu celular.”

A data do Crédito seguirá um calendário cujo critério será o aniversário do titular da conta do FGTS que pode ser conferido no seguinte link: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/default.aspx#saque-emergencial .

A segunda coluna informa a data em que o valor estará disponível através de conta poupança social digital criada pela Caixa Econômica Federal, que possibilitará a movimentação dos valores para pagamentos de contas de consumo, boletos e compras no débito através do aplicativo “CAIXA Tem”.

Por hora, o aplicativo “CAIXA Tem” está disponível apenas para os: 1) “Benefício do Auxílio Emergencial” e 2) “Benefício de Preservação do Emprego e da Renda – Bem”. Acredita-se que, em uma próxima atualização até 29 de junho de 2020, já esteja disponível a habilitação para o Saque Emergencial da MP nº 946/2020.

O saque em espécie será autorizado segundo a data constante na terceira coluna da tabela acima de acordo com o aniversário do titular.

Observando as datas de disponibilização dos valores, seja pela poupança social ou saque em espécie, conclui-se que a medida não é tão emergencial, por exemplo, os aniversariantes de dezembro terão acesso ao valor na conta para transações bancárias em 21 de setembro, enquanto que o saque em espécie será possível apenas em 14 de novembro de 2020, ou seja, terão direito aos seus valores entre três e cinco meses do início de vigência da medida em 15 de junho de 2020, muito tempo para atender alguma emergência, no entanto, o valor é de toda a ajuda.

Essa nova modalidade de saque nada mais é do que a tentativa do Governo Federal em amenizar os terríveis efeitos da pandemia do Covid-19 na economia e na vida das pessoas. Cabe no momento não desperdiçar mais essa chance de benefício que veio socorrer eventuais necessidades dos titulares das contas do FGTS.

Fontes:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv946.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8036compilada.htm

http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/saque-FGTS/Paginas/default.aspx#saque-emergencial

https://fgts.caixa.gov.br/n71TRL5BiFkdaldRmr1Ix3uTqEFFfiqIghdzsZ1Qect4DNMq5Dzr7kBooHtK/pages/inter/home.jsp

http://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixatem/Paginas/default.aspx

Sobre o autor
Rogério Alves

Advogado Graduado no Centro Universitário Nove de Julho. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. Advogado parceiro da Buratto Sociedade de Advogados e Shilinkert Sociedade de Advogados. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Seção São Paulo. Assessor do 2º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Seção São Paulo. Membro do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social - IDEAS. Articulista dos Sites Jus Brasil, Jus Navigandi, Conewsnity e Blog do Werneck. Administrador do Blog "Discussões por rogerioalvesadvblog"

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

No intuito de viabilizar o acesso as informações sobre o Saque Emergencial, criou-se o presente artigo com informações importantes sobre como, onde e quando levantar os valores referentes aos depósitos do FGTS.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos