Lei Maria da Penha e sua extensão às mulheres transgêneros e transexuais

Equiparação na salvaguarda jurídica em igual situação de vulnerabilidade nas agressões sofridas no campo doméstico

23/06/2020 às 17:11
Leia nesta página:

Foram muitos os avanços da justiça brasileira com o instituto da lei Maria da Penha, mas não o suficiente para tirar o País da quinta colocação dentre as nações com maior número de casos de feminicídio.

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou em junho desse ano, por 17 votos a dois, um projeto que objetiva a extensão da Lei Maria da Penha ás mulheres transgêneros e transexuais, buscando-se para esse grupo a equiparação dos direitos, uma vez que o mesmo não têm salvaguarda jurídica em igual situação de vulnerabilidade nas agressões sofridas no campo doméstico. A proposta altera um artigo da lei que diz que "toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião" não pode sofrer violência, incluindo o termo "identidade de gênero". Caso não haja recurso, o projeto seguirá direto para a Câmara, sem passar pelo plenário do Senado. Caso aprovado pela Câmara, alterar-se-á o artigo 2º da Lei, que determinará que “toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social”.

   A partir da ideia culturalista, a tradição feminista não essencialista, que vai de Simone Beauvoir a Judith Butler, faz uma crítica radical do sistema sexo-gênero. A multiplicação dos gêneros proposto por J. Butler, por meio da noção da performatividade, poderia se traduzir juridicamente pela ideia de que cada indivíduo adota o gênero que deseja.

Adviria assim, um sujeito de direito sem gênero (ou ainda com vários gêneros) se tornaria o princípio que governaria a nova gramática sexual. Bastaria, para isso, pôr fim à prática de colocar o sexo dos indivíduos na certidão de nascimento. Isso permitiria regularizar os problemas encontrados pelos intersexuais e transexuais e acabaria com a proibição do casamento e da adoção de casais de mesmo sexo. (BORRILLO, Daniel. O sexo e o Direito: a lógica binária dos gêneros e a matriz heterossexual da Lei. Meritum – Belo Horizonte – v. 5 – n. 2 – p. 289- 321 – jul. /Dez. 2010

   Maria da Penha, farmacêutica brasileira natural do Ceará, vítima de constantes agressões por parte de seu marido, que em 1983 tentou executá-la com um tiro de espingarda. O tiro, apesar de não ter sido fatal, deixou-lhe paraplégica. Retornando ao lar após o convalescimento, sofreu nova tentativa de assassinato, dessa vez seu agressor tentou eletrocutá-la.

   Como a maioria das mulheres vítimas de violência doméstica, quando encontrou coragem de para denunciar o autor da sistemática violência de que era vítima, deparou-se com a incredulidade por parte da justiça brasileira. Em 1994, resolve acionar o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino Americano e do Caribe Para a Defesa da Mulher (CLADEM). Essas Organizações encaminharam o caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

   Em 2002 o Caso Maria da Penha foi finalizado quando o Estado Brasileiro foi condenado por Negligência e omissão pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, comprometendo-se em reformular suas leis e políticas em relação à violência no âmbito doméstico.

   Iniciando uma quebra de paradigmas, Maria da Penha foi a precursora do enfrentamento feminino contra a violência vivenciada por centenas de milhares de mulheres no mudo inteiro, tornando a lei 11.340, que recebeu o seu nome, consagrada internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma das três melhores legislações de gênero do mundo e conhecida nacionalmente por noventa e oito por cento da população brasileira.

   A Lei Maria da penha retirou do âmbito do Juizado Especial Criminal a apuração dos casos de violência doméstica. Antes do seu advento, as demandas dessa natureza eram tratadas em mesas de conciliação, sendo imposto como sanção ao agressor o pagamento de algumas cestas básicas, muitas vezes retiradas do próprio sustento da família. Somando-se aos ferimentos morais e emocionais da vítima, a sensação de que sua integridade física e psicológica nada valia para a Justiça. Para o autor da violência ficava a mensagem de que custava barato espancar uma mulher.

   Na violência doméstica, quem tem sua natureza intricada em questões culturais, fruto e uma sociedade patriarcal e com expressões machistas, a punição dos agressores não é suficiente para a desconstrução da noção deturpada de masculinidade, que segundo os estudiosos, acompanha o agressor desde a infância, sendo resultado de um comportamento “aprendido” que se estruturou de tal forma e com tamanho poder de dominação que suas ideias foram naturalizadas na sociedade.

Em um contexto de opressão de gênero e desrespeito à diversidade sexual, afronta também o respeito à identidade que também compõe a dignidade (HÄBERLE, Peter. A dignidade humana como fundamento da comunidade estatal. In Dimensões da Dignidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009, p. 76).

   A Lei Maria da Penha estipula quatro tipos de violência doméstica, são elas: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, sendo a primeira, caracterizada por qualquer ato contra a integridade ou saúde corporal da vítima. Enquanto que a violência psicológica consiste em qualquer ação que cause prejuízo psicológico, como humilhação, chantagem, insulto, isolamento, ridicularização. Também se enquadram nesse tipo de violência o dano emocional e controle do comportamento da mulher. A violência sexual, que é caracterizada pelo uso da força física, é aquela que força a mulher presenciar, manter ou participar de relação sexual indesejada, enquadrando-se também nesse tipo de violência o impedimento do uso de método contraceptivo, gravidez forçada, aborto ou prostituição mediante força ou ameaça. Já a violência patrimonial caracteriza-se por situações em que o agressor destrói bens, documentos pessoais e instrumentos de trabalho. E por fim, a violência moral que se constitui em caluniar, difamar ou cometer injúria contra a mulher.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

   Existem para essa legislação, no contexto de violência doméstica, três grupos vulneráveis, sendo o primeiro grande grupo composto por mulheres adultas, que sofrem todos os tipos de violência acima elencadas, por parte do parceiro ou ex parceiro. O segundo grupo é composto por crianças, meninas e adolescentes do sexo feminino, que sofrem violência sexual praticadas, na sua maioria, dentro da própria casa tendo na figura do abusador algum parente muito próximo. O terceiro grupo de vítimas é formado por mulheres com mais de sessenta anos, idosas que sofrem violência física, psicológica e material praticadas pelos próprios filhos, muitas vezes, usuários de drogas.

   São três realidades bastantes distintas, que exigem estratégias de enfrentamento bastante diversas, somando-se a isso, é uma realidade mundial que as mulheres suportem a violência por vários fatores: Não se entendem como vítimas de violência, o temor de serem incompreendidas pela sociedade e familiares, medo de expor a privacidade publicamente, dependência financeira ou emocional, dentre muitos outros.

   As mulheres que denunciam as primeiras violências sofridas, via de regra tendem a se retratar, voltar atrás, entendem os especialistas ser o ônus emocional do processo bastante difícil de suportar. Os estudiosos da área comportamental apontam para um padrão denominada “ Ciclo da Violência”, onde na primeira fase inicia-se os primeiros desgastes (humilhações, ameaças). Segue-se a segunda fase com a explosão das tensões (violência propriamente dita). Na terceira fase, denominada “lua de mel”, o autor da violência desculpa-se, comprometendo-se em modificar sua conduta. E assim, muitas mulheres ficam em situações sistemáticos de abuso até que aconteça o feminicídio, que é o assassinato de mulheres por questões de gênero.

Em relação ao que se refere a “gênero”, vejamos:

Enquanto o sexo, que pode ser masculino ou feminino, é um conceito

Biológico, o gênero, também feminino e masculino, é um conceito sociológico

Independente do sexo. (NICOLITT, Manual de Processo Penal, RT, 2016, p.

575 e seguintes)

   Para a antropóloga Maria Luiza Heilborn, a definição do termo gênero para as Ciências Sociais está diretamente ligada à construção social do sexo e serve para distinguir a dimensão biológica da social. Vale citar uma passagem do texto da autora:

Gênero é um conceito que visa apontar para a não continuidade do sexo físico e o sexo social, e que tem sido usado por diversos campos de conhecimento. O comportamento esperado de uma pessoa de um determinado sexo é produto das convenções sociais acerca do gênero em um contexto social específico. E mais, essas ideias acerca do que se espera de homens e mulheres são produzidas relacionalmente; isto é: quando se fala em identidades socialmente construídas, o discurso sociológico/antropológico está enfatizando que a atribuição de papéis e identidades para ambos os sexos forma um sistema simbolicamente concatenado (HEILBORN, 2006, p.3).1

   Foram muitos os avanços da justiça brasileira com o instituto da lei Maria da Penha, mas não o suficiente para tirar o País da quinta colocação dentre as nações com maior número de casos de feminicídio, e o que podemos extrair de tudo isso é o entendimento de que a violência doméstica precisa, além de ser enfrentada, ser amplamente discutida, apostando na educação das novas gerações e na conscientização acerca do respeito e da igualdade entre os gêneros, assim, convicções contrárias à orientação e identidade sexuais da pessoa não merecem acolhida nos dias de hoje, devendo o Poder Judiciário repelir violação ao arcabouço de direitos fundamentais da pessoa humana, em obediência ao princípio da inafastabilidade da jurisdição, fazendo-se necessário que se adote uma interpretação teleológica e sistemática da Lei 11.340/2006, visando a proteger não só o sexo biológico mulher, mas sim todos aqueles que se comportam como mulheres, exercendo seu papel social.


 


 

 

 

 

 

 

Sobre a autora
Kelly C. Lima Martins

Bacharela em Direito; Articulista na sessão Direito & justiça em oblogdowerneck.blogspot.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos