Carreira Juridica

6 dicas poderosas para o advogado iniciante

23/06/2020 às 21:09
Leia nesta página:

Esse artigo é para você, jovem advogado que se vê diante do desafio de trilhar sua carreira profissional. Nele daremos dicas valiosas para que você consiga desenvolver essa que é uma das mais belas profissões do mundo!

Foram 5 anos nos bancos da faculdade entre provas, práticas jurídicas, visitas a tribunais, até a tão esperada aprovação no exame de ordem conquistada mediante muito estudo, tudo isso coroado com a festa de formatura que marcou o encerramento dessa fase tão importante de escolha profissional, porém e agora?

Inexperiência, despreparo, concorrência acirrada, mercado em crise, atualizações na área, tecnologia. Como o Advogado iniciante pode enfrentar o seu mais novo desafio: traçar sua carreira jurídica?

          O Advogado em início de carreira se vê diante de um recomeço: a entrada no mercado de trabalho. É sabido que a maioria das faculdades de direito não preparam seus estudantes para o mundo do trabalho, para o empreendedorismo e nessa hora o novo profissional tem que aprender de forma autodidata a se tornar protagonista de sua história profissional.

         Esse novo profissional precisa começar a trilhar sua carreira e o medo e a insegurança começam a surgir diante de um mercado inchado e em crise, que exige cada vez mais qualificação e experiência de trabalhadores, características que exigem um tempo de estrada desse jovem trabalhador ainda nos primeiros passos.

O cenário é desafiador, mas não deve ser encarado como um empecilho e sim como uma oportunidade para se destacar! Para ajudá-lo nessa fase apresentaremos 6 dicas preciosas para ter sucesso nessa profissão tão nobre.

1-Escolha seu Ramo de Atuação

Quem trabalha com a área jurídica sabe como é complicado escolher uma área de atuação, principalmente quando está iniciando. Resista à ideia de atuar em várias frentes e escolha o ramo do direito que mais tem expertise.

Atuar em vários setores dá sensação de inexperiência, desespero e não passa segurança ao cliente que está em busca do melhor profissional para ajudá-lo. Pode ser mais complicado no início, mas tão logo consiga, especialize-se em um segmento.

2- Atualização Constante

No Direito a única constante é a mudança. Sempre há uma nova lei, um novo regulamento, uma nova jurisprudência, uma atualização legal a ser estudada que poderá modificar completamente o entendimento sobre aquela matéria.

Um bom exemplo é nova legislação trabalhista que desde que entrou em vigor modificou consideravelmente a CLT e o desafio do Home office ou teletrabalho, que acaba de ser regulamento, e tem gerado muitas dúvidas quanto as responsabilidades e aplicações por parte dos envolvidos

O jovem advogado deve estar preparado para solucionar as questões atuais e não ser pego de surpresa, pois assim conseguirá que seu cliente tenha segurança e confiança de entregar sua causa, além de ter a possibilidade de se tornar referência em um setor ainda não explorado.

3- Captação de Clientes

O Novo advogado tem que estar atento à forma como capta seus clientes. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) tem regras rígidas a respeito desse assunto que devem ser seguidas.

Para conquistar seus primeiros clientes sugerimos a participação em grupos temáticos, há várias plataformas que podem ajudar (como a jus navigandi), parceria com outros advogados. Que tal pedir uma ajuda a aquele professor da faculdade que você tinha mais afinidade? Desenvolva uma rede de Network.

O famoso e tradicional “boca a boca” não deve ser desconsiderado, pois sim os parentes, amigos e conhecidos são uma fonte muito importante de aquisição de clientes, pode acreditar.

4 – Use a Tecnologia a seu Favor

É esperado do novo advogado o uso da tecnologia, além daquela já empregada obrigatoriamente no tribunal e em seus escritórios para desenvolvimento das atividades.

Desenvolva sua presença digital. Que tal uma página na internet com publicações de artigos sobre assuntos que você domine? Opiniões em sites especializados? Crie sua própria página, blog, Linkedin.

Que tal uma lista de transmissão no Whatsapp com as atualizações mais importantes da área para aqueles clientes especiais? (Utilizado com moderação). Por que não um atendimento através das ferramentas virtuais? Já pensou em algum método de resolução de conflitos online?

Nada impede que, dentro das regras da OAB, o marketing digital também seja uma excelente opção para alavancar a clientela. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado.

5- Cative seu Cliente

Atualmente as pessoas não tem o hábito de ouvir aquilo que os outros tem a dizer, e para quem atua nessa área, deduzir o caso é certeza de causa perdida, por isso ouça atentamente seu cliente, preste verdadeiramente atenção ao que ele diz, ouça suas dores.                  

   

O cliente quer se sentir respeitado e importante, por isso, ao ouvi-lo você compreende o problema e aprende a forma correta de transmitir a mensagem para ele, e não esqueça, a linguagem jurídica é uma ferramenta para ser utilizada pelos operadores do direito, entre seus pares. As pessoas não têm obrigação de conhecer os termos técnicos. (Latim é uma língua morta para a maioria da população). Cabe ao jovem advogado, falar de forma que o seu cliente compreenda, e para isso, é necessário dar atenção devida ao mesmo.

6- Valorize seu Esforço

Cobre o valor justo pelo trabalho. Todo advogado (todo profissional na verdade) tem compromisso com a valorização da sua carreira, e na área jurídica não é diferente, além de respeitar a sua própria trajetória uma vez que a faculdade, os livros, os cursos, o transporte, a alimentação durante as audiências, tudo que contribuiu para construir o saber, tem um custo financeiro e pessoal elevado.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Um preço fora dos praticados pelo mercado desqualifica e prejudica não apenas o profissional que não consegue honrar seus compromissos, como toda a categoria que passa a trabalhar em estilo leilão.

Está em dúvida de quanto cobrar? Lembre-se a OAB possui uma tabela de honorários. Ela serve para guiar e inclusive servir de argumento com aquele cliente que pede um descontinho nos seus serviços.

Em relação aquele cliente que está disposto a precificar suas atividades: “ pago tanto pelo serviço”, mantenha seu preço e ofereça opções de pagamento conforme sua disponibilidade, caso perceba que a questão possa envolver algum tipo de má –fé, avalie se realmente vale a pena tê-lo em sua carteira. Ele pode vir a ser um problema no futuro.

Essas dicas podem guiar o advogado iniciante a cuidar da qualidade de seu trabalho, manter seu conhecimento atualizado, fazer seu marketing profissional da maneira adequada e cuidar para que o atendimento a seus clientes seja o melhor possível. Dessa formar conseguirá destaque no mercado de trabalho, se tornando um profissional diferenciado, trilhando uma carreira jurídica de sucesso.  

      

Gostou das dicas? 

Sobre a autora
Vanessa Araújo

Advogada com mais de 10 anos de experiência na área trabalhista , voltada para o setor de Recursos Humanos .

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos