Você está seguro no trabalho Home Office?

10/07/2020 às 18:59
Leia nesta página:

Você precisa estar atento aos aplicativos que baixa para poder fazer videoconferência em tempos de home office. Cuidado, hackers estão utilizando aplicativos falsos para roubar os seus dados e até o seu dinheiro.

Com a pandemia do coronavírus, descobrimos uma modalidade de trabalho muito pouco utilizada em tempos passados. O home office, hoje, é a nossa realidade! Com isso, precisamos desenvolver habilidades tecnológicas, começando por baixar os aplicativos necessários para viabilizar o nosso trabalho. Mas eu te pergunto: Você baixa os aplicativos de videoconferência certos?

Pois bem, hackers estão de olho nessa sua falta de atenção e atentos a popularidade desses serviços e começaram a criar aplicativos falsos com o objetivo de roubar dados e até dinheiro das vítimas.

Um estudo feito pelo dfndr lab, da empresa de segurança digital PSafe, identificou uma série de golpes que usam aplicativos falsos de chamadas por vídeo. De janeiro para cá, mais de 44 mil pessoas foram vítimas desses ataques, de acordo com os pesquisadores.

Aplicativos como Zoom, Skype, Slack e ofertas do Google são as principais iscas dos cibercriminosos, que usam indevidamente a marca de serviços populares com o objetivo de enganar pessoas. Quem acaba instalando um aplicativo falso pode tanto ter credenciais vazadas, como até mesmo informações pessoais e bancárias.

"Trabalhar em casa acaba aumentando os riscos de comprometimento e vazamento de dados corporativos. Quando uma pessoa utiliza o Wi-Fi de casa, por exemplo, ela não tem o mesmo nível de segurança que teria em uma rede corporativa", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, destacando que o uso de dispositivos pessoais para acessar dados confidenciais do trabalho também representam riscos, já que golpistas podem mirar informações sensíveis corporativas em seus ataques.

“No pior dos cenários, as empresas que instalam e fazem uso desses aplicativos falsos podem se tornar alvo de ataques de ransomware, que é quando o cibercriminoso invade e sequestra seu dispositivo e exige o pagamento de uma quantia para que não vaze dados confidenciais”, alerta Simoni.

Então o que é necessário para me manter seguro? É fundamental, você sendo uma empresa, ter soluções contra vazamentos de dados. Caso você seja uma pessoa física, a recomendação é conferir sites oficiais para verificar se o download que está sendo feito é legítimo.

Obviamente que isso são medidas de segurança básicas, no mesmo sentido de que não se deve repetir senhas em diferentes serviços, isso aumenta as chances de hackers ganharem acesso indevido às suas contas.

Então, mantenha-se seguro em casa: use máscara, álcool em gel, lave bem as mãos, e verifique se o aplicativo baixado é do site oficial, assim você pode trabalhar em paz e com saúde!

Referência

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/hackers-usam-apps-de-videoconferencia-falsos-para-roubar-dados/103256

Sobre a autora
Jenifer Ponce Navarro

Advogada, determinada, comunicativa, resiliente, com experiência em outros Estados e fora do País.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos