Prescrição e decadência no direito condominial à luz da Lei nº14.010/2020 (RJET)

Direito Condominial

Leia nesta página:

Prescrição e Decadência no Direito Condominial à Luz da Lei Nº14.010/2020 (RJET)

No dia 12 de junho foi publicada no D.O.U a Lei nº 14.010 de 10 de junho de 2020, que dispõe sobre Regime Jurídico Emergencial e Transitório – RJET - das relações jurídicas de Direito Privado no período da pandemia do corona vírus ( Covid-  19).

Esta Lei é fruto do Projeto n.º 1179, de 2020, de autoria do Senador Antonio Anastasia[1], e trouxe diversas determinações com o objetivo de amenizar eventuais desgastes entre os cidadãos em suas relações jurídicas privadas nesse período de calamidade, tendo em vista as dramáticas consequências da pandemia do Coronavírus (Covid-19) que se fazem sentir na economia mundial.

Destaca-se que a intenção do legislador foi no sentido de que o projeto de lei inicial se norteasse pelos seguintes princípios, a saber:

(i) manter a separação entre relações paritéticas (de Direito Civil e de Direito Comercial) e relações assimétricas (de Direito do Consumidor e das Locações Prediais Urbanas);

(ii) não alterar as leis vigentes, dado o caráter emergencial da crise gerada pela pandemia, mas apenas criar regras transitórias que, em alguns casos, suspendam temporariamente a aplicação de dispositivos dos códigos e leis extravagantes;

(iii) limitar-se a matérias preponderantemente privadas, deixando questões tributárias e administrativas para outros projetos e;

(iv) as matérias de natureza falimentar e recuperacional foram deixadas no âmbito de projetos já em tramitação no Congresso Nacional.

Em que pese mantida a essência, a então Lei 14.010/2020, sofreu consideráveis vetos do Presidente da República, os quais foram apontados na mensagem de veto nº 331[2] de 10.06.2020.

O objetivo tratado aqui se limita a previsão contida no Capítulo II, que trata da prescrição e decadência estabelecida no art. 3º e seus parágrafos e seus reflexos no âmbito do direito condominial, em especial para tomada de ações que envolvam cobranças de taxas condominiais e ações reparatórias ou inibitórias oriundas de vícios construtivos.

Apenas para lembrança histórica, o Código Civil de 1916 não dissociava prescrição e decadência, pois entendia que se tratava de uma ideia unificada. Por sua vez, o Código Civil de 2002 sistematizou o tratamento dos institutos parametrizando de forma que foram construídos a contar de uma definição do que é prescrição e decadência.

Os prazos previstos nos artigos 205 e 206 do CC são prazos prescricionais e todos os outros prazos referem-se à decadência.

A prescrição, segundo Clóvis Beviláqua, é a perda da ação atribuída a um direito e de toda sua capacidade defensiva, devido ao não-uso delas, em um determinado espaço de tempo. A decadência, também chamada de caducidade, ou prazo extintivo, é o direito outorgado para ser exercido em determinado prazo, caso não for exercido, extingue-se.

O objetivo dos prazos prescricionais e decadenciais é conferir segurança jurídica, para estabilização das relações jurídicas fundada na busca da paz social. Dentre as diferenças entre prescrição e decadência destacamos algumas:

  • Prescrição: (i) a ação e o direito subjetivo não são objetos de prescrição e a pretensão, é consubstancia no poder de exigibilidade decorrente da violação do direito; (ii) as causas de interrupção, suspensão e impedimento poderão levar à paralisação do prazo; (iii) a fonte de sua existência é a lei, inexistindo, portanto, prescrição convencional; (iv) sobre os direitos subjetivos patrimoniais a sua incidência está relacionada à dificuldade de reconhecimento de ofício pelo juiz, pois o Estado, ao reconhecê-la de ofício, interfere em uma relação jurídica de direito patrimonial, a qual, teoricamente, não deveria interferir, pois a intervenção é incompatível com a natureza jurídica dos direitos patrimoniais e (v) o início é estabelecido a partir da violação do direito, motivo pelo qual se tem dificuldade no estabelecimento do momento em que o direito é violado.
  • Decadência: (i) se trata de direito potestativo que influi na esfera jurídica de outrem, o qual não possui alternativas à intromissão, ou seja, há uma sujeição ao direito potestativo; (ii) em regra, não há possibilidade de interrupção ou suspensão; (iii) a fonte de sua existência é a lei ou convenção; (iv) os direitos subjetivos atingem os patrimoniais e não patrimoniais; (v) poderá ser reconhecida de ofício, salvo a decadência for convencional.

Diante dos esclarecimentos preliminares acima, quais seriam os reflexos do art. 3º, da Lei 14.010/2020 nas relações de direito condominial?

Prescrição das cotas condominiais:

O Superior Tribunal de Justiça estabeleceu que o prazo prescricional para cobrança de cotas condominiais depende do momento em que nasce cada pretensão.

Para a Terceira Turma do STJ, por se tratar de obrigação de trato sucessivo, é possível incidirem, na mesma ação de cobrança de cotas condominiais, dois prazos prescricionais diferentes, a depender do momento em que nasce cada pretensão, individualmente considerada, observada a regra de transição prevista no artigo 2.028 do Código Civil de 2002.

Esta foi a decisão no Recurso Especial de nº 1.677.673[3] - DF, de 14.05.2019, onde a relatora, ministra Nancy Andrighi, explicou que a pretensão de cobrança das cotas condominiais se renova conforme a periodicidade em que é devido seu pagamento – em regra, mês a mês – e, por isso, nasce a partir do vencimento de cada parcela.

Em se tratando de obrigação de trato sucessivo, podem incidir, no contexto da mesma relação jurídica, dois prazos prescricionais diferentes – 20 e cinco anos –, a serem contados a partir de dois marcos temporais diferentes – a data do vencimento da cada prestação e a data da entrada em vigor do CC/2002 –, a depender do momento em que nasce cada pretensão, individualmente considerada”, afirmou.​

“Sob a ótica do direito intertemporal, portanto, há, no particular, prestações cuja pretensão de cobrança se sujeita a prazo prescricional de 20 anos, a contar da data de seu vencimento; há outras cuja pretensão de cobrança se sujeita a prazo prescricional de cinco anos, a contar da data de entrada em vigor do CC/2002 e, por fim, outras sujeitas ao prazo prescricional de cinco anos, a contar da data de seu vencimento”, explicou.

Neste aspecto, mister se faz, esclarecimentos sobre as causas que suspendem ou que impedem a prescrição.

As causas que suspendem a prescrição são aquelas onde a violação do direito ocorre após a configuração da situação fática prevista em lei, exemplos, artigos 197 a 200 do CC/2002. Por sua vez as causas que suspendem a prescrição são as  que a violação do direito ocorre quando já configurada a situação fática prevista na lei, i.e., art. 202, do CC.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Com advento da lei 14.010/2020 há que se observar, para fins de contagem do prazo prescricional visando a cobrança de cotas condominiais os termos do seu art. 3º, que estabelece que os prazos prescricionais consideram-se impedidos ou suspensos, conforme o caso, a partir da entrada em vigor desta Lei até 30 de outubro de 2020.

Desta forma, o credor condominial poderá se valer da regra de suspensão e interrupção prescricional prevista na lei 14.010, que expandiu a régua de contagem de prazos, a partir da vigência da lei (12.06.2020) até o dia 30 de outubro de 2020.

Em época de pandemia a norma suspensiva e interruptiva prescricional pode servir como oportunidade, para que as partes envolvidas possam ter mais tempo a se comporem amigavelmente, evitando a imediata interposição da via judicial executiva extrajudicial ou de cobrança, mais onerosas e traumáticas para o condômino e condomínio.

Prescrição e decadência sobre os vícios construtivos:

O Código Civil, Código de Defesa do Consumidor e os Tribunais de Justiça, determinam que as construtoras devem manter a garantia quinquenal aos compradores.

A previsão legal encontrada no Art. 618, do CC/2020, indica que nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.

Já a norma consumerista prevista no Art. 27, estabelece que prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.

Com a vigência da lei 14.010/2020, estes prazos prescricionais também encontram-se suspensos ou interrompidos, o que também abre janelas de oportunidades para composição amigável entre as partes evitando inúmeros custos, dentre eles os judiciais e periciais, com por exemplo nas ações judiciais mais comuns para estes casos, como as de produção antecipada de provas, prevista no Art. 381, inciso III[4], § 2º e 5º[5], do Código Instrumental Civil, segundo o qual a produção de antecipada de prova poderá ser utilizada nos casos em que o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação.

Com os prazos prescricionais e decadenciais suspensos e interrompidos, excetuados os previstos no art. 3º; § 1º, da lei 14.010/2020, que não se aplicam enquanto perdurarem as hipóteses específicas de impedimento, suspensão e interrupção dos prazos prescricionais previstas no ordenamento jurídico nacional, o condomínio, condômino, construtoras e até mesmo contratantes terão condições de trabalharem com transparência e boa-fé objetiva na resolução de seus problemas, uma vez que até 30.10.2020 os prazos prescricionais e decadenciais do direito e das pretensões executivas das partes estarão paralisados.

Por fim, cabe esclarecer que não se nega a preocupação do legislador ao editar a lei 14.010/202, que deve estar sempre atento as situações jurídicas contemporâneas. Todavia, também não se pode perder de vista que não é viável que uma lei restabeleça direitos e pretensões atingidos pela prescrição ou pela decadência, porque isso representaria uma retroatividade vedada no ordenamento por violar direito adquirido e esta pode ser talvez a maior crítica que se faça para o Art. 3º e seus parágrafos da lei em contento. Além do mais, as situações atuais podem ser socorridas pela própria doutrina, pois a suspensão da prescrição e da decadência é plenamente defensável atualmente.

De qualquer forma, a lei 14.010/2020 está em vigor, e se aplica aos condomínios e associações de moradores, e mesmo que por ventura sofra questionamentos no Poder Judiciário, deve se levar em consideração a mensagem legislativa que pretende acolher as relações jurídicas de Direito Privado no período de pandemia do corona vírus (Covid- 19) outorgando mecanismos para que as partes evolvidas possam decidir com tranquilidade e transparência suas relações comerciais, exercendo assim a função social dos contratos e pacificação dos problemas. 


[1](PSD/MG)

[2]http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Msg/VEP/VEP-331.htm

[3]https://ww2.stj.jus.br/processo/revista/documento/mediado/?componente=ITA&sequencial=1823900&num_registro=201600883618&data=20190516&formato=PDF

[4]Art. 381, do CPC. A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que:

III - o prévio conhecimento dos fatos possa justificar ou evitar o ajuizamento de ação. § 2o A produção antecipada da prova é da competência do juízo do foro onde está deva ser produzida ou do foro de domicílio do réu.

[5]Art. 381. A produção antecipada da prova será admitida nos casos em que:

§ 5o Aplica-se o disposto nesta Seção àquele que pretender justificar a existência de algum fato ou relação jurídica para simples documento e sem caráter contencioso, que exporá, em petição circunstanciada, a sua intenção.

Sobre os autores
William Prezoutto

Advogado especialista em Condomínios e Associação de Moradores Pós-Graduado em Direito e Gestão Condominial pela FAAP, sócio diretor da Prezoutto Advocacia de Jundiaí, SP.

Luiz Fernando Maldonado De Almeida Lima

Advogado especialista em condomínios Pós-Graduando em Direito e Gestão Condominial pela FAAP, sócio diretor da Almeida Lima Advocacia condominial de Ribeirão preto, SP.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos