Profissionais da saúde e ofensas na internet. Saiba como agir!

Leia nesta página:

A internet e, principalmente, as redes sociais, propiciaram um ambiente com muitas oportunidades e visibilidade para os profissionais da saúde humana e animal. Mas como o profissional pode agir quando há uma ofensa contra ele on-line?

A internet e, principalmente, as redes sociais, propiciaram um ambiente com muitas oportunidades e visibilidade para os profissionais da saúde humana e animal. Porém, o ambiente digital também abriu as portas para ofensas públicas à honra e imagem da classe quando há alguma intercorrência no atendimento do paciente.

Virou moda grupos de Facebook com o único propósito de avaliar profissionais da saúde, comentando atendimento, resultados, etc. Também existem perfis de Instagram com esse propósito e até mesmo pessoas com muitos seguidores, os chamados influencers, que expõem o profissional criticando o seu trabalho. Como se sabe, atualmente posts em redes sociais atingem milhares de pessoas em poucas horas.

E se um profissional da saúde humana ou animal é criticado publicamente em uma rede social? Se alguém publica uma ofensa ao seu trabalho e esse post viraliza? O que o profissional pode fazer juridicamente?

É importante, em um primeiro momento, diferenciar calúnia, injúria e difamação, que são condutas tipificadas como crimes e, na maioria das vezes, geram uma cerca confusão com os seus conceitos.

A CALÚNIA consiste na imputação falsa de um fato criminoso a alguém. A pessoa que calunia o outro sabe que o crime não ocorreu ou que a pessoa que está incriminando não foi o agente, mas mente e propaga essa informação.

Na área da saúde podemos falar, por exemplo, da divulgação, mesmo sabendo que não é verdade, de que um determinado profissional da saúde emite atestados falsos.  

A DIFAMAÇÃO, por sua vez, é imputar um fato ofensivo à reputação de alguém, seja o fato verdadeiro ou não.

A maior parte dos casos de problemas com profissionais da saúde na internet consistem em difamação. Um exemplo é a pessoa que faz vários posts na internet falando que operou com o cirurgião x e que ele é péssimo, negligente, o pior da cidade, carniceiro, etc. Mesmo que essa pessoa tenha tido uma experiência ruim com o médico, não pode expô-lo na internet, de forma pública, atingindo a sua reputação e denegrindo sua imagem profissional.

A INJÚRIA é a atribuição de uma qualidade negativa a alguém, um xingamento, atinge a auto estima da pessoa.

Ela é mais comum em hospitais, onde os pacientes ou tutores, muitas vezes exaltados, atacam verbalmente os profissionais de saúde gritando nos corredores palavras ofensivas e xingamentos enquanto filmam e postam na internet.

Importante frisar que muitas ofensas decorrem de insatisfação do paciente ou tutor por não ter ouvido ou recebido o que desejava, como um determinado diagnóstico ou um atestado. É fundamental que o profissional fique sensível às variações de humor de quem está atendendo e registre tudo no prontuário. Por exemplo: “paciente ficou visivelmente frustrado quando eu disse que não seria necessário o afastamento de suas atividades laborais”.

Ainda que exista a liberdade de expressão, existe também a proteção, inclusive, na Constituição Federal, à honra e imagem das pessoas, que são diretos invioláveis.

O profissional que tem sua honra ou imagem lesada tem o direito de exigir, no judiciário, que cesse a lesão de forma imediata, além de poder requerer perdas e danos – danos morais e até mesmo danos materiais em alguns casos onde há prejuízos financeiros comprovados em razão das postagens.

Outrossim, como já mencionado, o próprio código penal tipifica esse tipo de comportamento, sendo possível, portanto, que a pessoa seja processada e eventualmente condenada na esfera criminal.

Se você foi vítima de alguma ofensa à sua honra e imagem não deixe essa situação se perpetuar ou se repetir. Sempre registre tudo o que acontecer na internet com fotos (prints da tela) que possam comprovar o ocorrido e procure um advogado de confiança.

 

Autoras: Ana Beatriz Nieto Martins (OAB/SP 356.287) e Erika Evangelista Dantas (OAB/SP 434.502), sócias do escritório de advocacia Dantas & Martins Advogadas Associadas, especializado em Direito da Saúde (www.dantasemartins.com.br; Instagram: @adv.dantasemartins)

Sobre as autoras
Ana Beatriz Nieto Martins

Advogada (OAB/SP 356.287), sócia no escritório Dantas & Martins Advogadas Associadas, voltado o atendimento de profissionais da saúde, realizando diagnóstico de riscos jurídicos e elaborando condutas preventivas que permitam uma atuação segura e tranquila.

Erika Evangelista Dantas

Sócias do escritório de advocacia Dantas & Martins Advogadas Associadas, especializado em Direito da Saúde. (OAB/SP 434.502)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos