Quem trai deve indenizar?

06/08/2020 às 19:22
Leia nesta página:

O descumprimento do dever de fidelidade conjugal enseja indenização por dano moral?

Em recente decisão, o Tribunal de Justiça do Paraná excluiu a condenação por dano moral decorrente de infidelidade virtual, nos autos de uma ação de divórcio, por entender que “muito embora cause um enorme sofrimento ao outro, nem sempre importará a consumação de dano moral indenizável”.

Nesta ação, a ex-esposa havia sido condenada, em primeira instância, ao pagamento de uma indenização por danos morais, por haver descumprido o seu dever conjugal de fidelidade. O magistrado, naquela ocasião, havia considerado que o “dano é presumível, pois o desconforto da traição não é causa banal”.

Segundo o entendimento desta Corte, a traição por si só não constitui dano moral indenizável. Como argumento, defende que, muito embora o dever de fidelidade no casamento seja previsto em nosso ordenamento civil, não há nenhuma menção, expressa, sobre o dever de indenizar no caso de seu descumprimento.

Ainda nesta linha argumentativa, na hipótese de não ser demonstrada e comprovada a exposição, de forma vexatória, bem como a violação aos direitos de personalidade do traído, não haverá meios de pleitear um eventual direito à indenização, decorrente da traição conjugal, por qualquer forma, seja física ou virtual.

Em um tempo não muito distante, a comprovação da existência de traição definia a culpa na dissolução do vínculo conjugal, com consequências jurídicas muito relevantes para a estrutura familiar, podendo, até, resultar na perda da guarda dos filhos pelo ex-cônjuge infiel.

Por sua característica dinâmica e, estando em constante evolução, o Direito de Família vem sofrendo alterações quanto a diversos de seus elementos fundamentais, como por exemplo, no caso em tela, a desconsideração da culpa dos cônjuges, em suas relações matrimoniais, para as decisões proferidas em ações sobre questões familiares, por força do disposto na Emenda Constitucional 66/2010.

Desta forma, qualquer discussão sobre uma eventual infidelidade conjugal, para fins de dano moral, deverá ser discutida na esfera comum.

 

O término de uma relação marital, quer seja casamento ou união estável, provoca um enorme desgaste emocional e psicológico, principalmente se houver litígio na partilha de bens.  E tal desgaste pode ter proporções ainda mais desastrosas se o motivo da separação envolver a infidelidade de uma das partes.

Boa parte da doutrina e da jurisprudência, considera que a pessoa traída possui o direito de pleitear indenização por danos morais, baseados na aplicação do Artigo 1.566 do Código Civil, o qual considera a fidelidade conjugal como um dos deveres de ambos os cônjuges.

Dessa forma, ao entender que o dano moral pode ser aplicado em caso de infidelidade, considera-se que o dever de um dos cônjuges é direito do outro, e que o descumprimento de tais deveres podem gerar danos, segundo o que preconiza o Artigo 186 do Código Civil, verbis: “aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência comete ato ilícito, viola direito e causa dano a outrem”.

Neste diapasão, temos a aplicação concomitante do Artigo 927 do mesmo Diploma, o qual determina que aquele que “por ato ilícito, causar dano a outrem fica obrigado a repará-lo”, aplicando-se, assim, para estes casos, a tese da responsabilidade civil.

Para os defensores do dever de indenizar advindo da traição, este se basearia no desrespeito ao outro cônjuge mediante conduta manifestamente ofensiva, que ensejaria a indenização, e não a traição per se.

Vale lembrar que a mera suspeita de traição não provoca abalo moral suficiente para indenizar.

O direito de ingressar com ação indenizatória, a fim de reparar a honra violada, é assegurado pela nossa Constituição. Por sua vez, o Código Civil estabelece a infidelidade conjugal como uma violação de um dos deveres matrimoniais.

A cada dia, mais decisões judiciais vem confirmando que o traído sofre graves prejuízos psicológicos e morais, principalmente quando a infidelidade cometida vem a público, levando o traído a uma exposição vexatória.

Vale lembrar, que a indenização não tem caráter de ressarcimento pela humilhação ou pelo sofrimento, haja vista ser impossível mensurar patrimonialmente tal dano. Tão pouco, visa conferir um caráter de vingança, mas sim resguardar o direito constitucional de reparação do dano sofrido.

O adultério não é mais tipificado como crime desde 2005, contudo isso não significa que nossa legislação ampare a traição conjugal. A infidelidade permanece como ilícito civil, podendo ser passível de reprimenda judicial, na esfera cível.

O assunto ainda gera muita discussão e é bastante polêmico. Nos dias atuais, a traição virtual, facilitada pelo uso contínuo e individual da internet, tem sido a maior causa de divórcios no Brasil. As redes sociais e aplicativos de conversa online têm facilitado tanto a infidelidade online, quanto presencial.

Sobre a autora
Claudia Neves

Advogada. Pós-graduada em Direito das Mulheres e em Direito de Família e Sucessões, com atuação na área cível com ênfase na área de família, com seus reflexos patrimoniais e assessoria em contratos civis e comerciais, seja na celebração de negócios seja na defesa de interesses. Coordenadora Adjunta da Comissão da Mulher Advogada e membro da Comissão de Prerrogativas da OAB Santo Amaro (2019-2021). Instagram: @claudianeves.adv

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos