O que é Gaslighting? Saiba se você está sofrendo deste abuso

Conheça esta forma de abuso psicológico, seus sintomas, consequências e entenda a aplicação da Lei Maria da Penha nestes casos

14/08/2020 às 11:09
Leia nesta página:

O que é Gaslighting? Como posso saber se estou sendo vítima? Qual a origem do termo? A aplicação da Lei Maria da Penha nestes casos O que posso fazer se eu for vítima?

O que é Gaslighting? 

Gaslighting é uma forma de abuso psicológico que ocorre principalmente no âmbito de relações afetivas. Trata-se, em suma, da distorção e omissão de informações a ponto de fazer com que a vítima duvide de sua percepção, memória e até sanidade mental, com a finalidade de manipulação.

Esta forma de abuso é mais difícil de ser detectada e pode causar na vítima, sem que esta perceba, problemas como ansiedade, depressão, baixa auto-estima, esgotamento psicológico e até anulação social.

Embora o gaslighting possa ocorrer também fora do âmbito de um relacionamento amoroso, em geral, para que o abuso tenha efeito, é necessário que a opinião do abusador seja relevante para a vítima. Desta forma, o abuso tem maior facilidade de ocorrer quando a vítima tem afeto por quem o comete.



Como posso saber se estou sendo vítima de Gaslighting?

Todos já escutaram alguma piada baseada na crença popular de que as mulheres muitas vezes são loucas e psicologicamente instáveis. Ocorre que, em verdade, esta mulher pode ter sido vítima de algum tipo de abuso psicológico, dentre eles o gaslighting.

Se o seu parceiro frequentemente cria mentiras e distorções, como: “você está exagerando!”, “você não viu tal coisa!”, “eu nunca te disse isso!”, “você está criando coisas na sua cabeça”, “você entendeu errado”, eis um sinal vermelho para a possibilidade de estar sendo vítima de gaslighting.

Falsas demonstrações de melhoria e arrependimento também são bastante comuns neste tipo de abuso. Para ter a vítima sobre controle, o abusador costuma lhe dar doses paulatinas de esperança de um relacionamento melhor no futuro.

Diminuição das conquistas da vítima e desprezo por seus planos futuros são muito recorrentes nestes casos. O Abusador, na maioria das vezes de forma sutil, busca sempre convencer a vítima de que seus planos são bobagem, que suas ideias nunca se concretizarão, que ela não é capaz de fazer nada sozinha. E a solução? Ele! Que sempre se apresenta como o salvador, inteligente, aquele que resolve todos os problemas, que tem um trabalho do qual a vítima não entende.

Quando a vitima já está sofrendo as consequências do gaslighting, o abusador passa a dizer aos outros que a vítima está louca, instável e que precisa de ajuda. A vítima, de tanto ter sua percepção questionada e contestada pelo abusador, passa a ter dúvidas de sua saúde psicológica. Costuma sentir-se culpada por manifestar opiniões ou fazer questionamentos.

A vítima passa então a acreditar que suas ideias não são boas e que é a culpada pelo relacionamento não estar indo bem. Em casos mais graves a vítima, de tento ser tratar como louca, passa a se comportar como tal, e assim se comportando acaba por corroborar o tratamento dispensado pelo agressor.

O gaslighting pode ou não vir acompanhado de outras formas de abuso, como traições, castração financeira, sentimento de posse e até violência verbal ou física.



Qual a origem do termo?

O termo em inglês vem da junção das palavras Gas (Gás) e Light (Luz). Ele teve origem em 1938 com a peça teatral de nome “Gas Light” do dramaturgo britânico Patrick Hamilton, que foi adaptada ao cinema em 1944.

Na peça o marido tenta manipular a esposa apagando e acedendo as luzes da casa do casal, que eram movidas a gás, fazendo com que a mesma pensasse que enlouqueceu, na intenção de ficar com o dinheiro do casal para si. O filme de 1944, baseado na peça, foi indicado a 7 Oscars, ganhando 2.



A aplicação da Lei Maria da Penha em casos de Gaslighting

Quando se fala em Lei Maria da Penha, automaticamente pensamos em violência física, porém a Lei prevê expressamente em seu artigo 7º,II o sofrimento psicológico como conduta de violência doméstica.

Segundo o artigo, qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Nestes casos, embora não seja de conhecimento geral, a vítima tem total cobertura da lei. Porém, em verdade, até mesmo a vítima de agressão física (com marcas) enfrenta hoje grande dificuldade de denunciar seu agressor.

Delegacias não especializadas em violência doméstica muitas vezes se negam a lavrar o B.O., não sendo raros os casos em que a vítima sofre de zombaria e humilhação por parte dos policiais. Se isso ocorre em casos onde há violência física, a situação se agrava ainda mais quanto se fala em casos de violência moral e psicológica.



O que posso fazer se eu for vítima de Gaslighting? 

O primeiro passo para ver livre do abuso é identificar que ele está ocorrendo, o que é tarefa nada fácil! A vítima, na maioria das vezes, tende a não acreditar que o homem que ama a estaria manipulando, caindo em negativa e tornando muito difícil sair da situação.

Somente após perceber que está sendo vítima de manipulação é que a mulher tem condições de reagir.

Após reconhecer que está sendo vítima de abuso, diversas medidas podem ser tomadas. Com a ajuda de um advogado a vítima pode, sem precisar se expor indo até uma delegacia, solicitar a separação imediata de corpos, o divórcio ou dissolução da união estável, medidas protetivas (como proibição do abusador de se aproximar da vítima), indenização por danos morais e até instauração de inquérito policial para averiguar o eventual cometimento de crime.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O Professor Capano, no livro Advogando na Lei Maria da Penha, explora o tema e explica com detalhes como atuar em casos de violência doméstica, seja ela física, moral, sexual ou psicológica. O livro ensina passo a passo como proceder juridicamente nestes casos.



O Gaslighting é a única forma de abuso psicológico que posso sofrer em um relacionamento?

Não! Existem diversas outras formas de abuso que vão muito além de agressões físicas e verbais. Em suma, qualquer atitude, mesmo sutil, que acabe por manipular, diminuir, enganar ou humilhar são consideradas abusivas.

Alguns exemplos são: Tomar decisões importantes na vida do casal, como viagens e aquisição e venda de bens sem consultar a parceira ou ignorando seu posicionamento; Diminuir suas realizações; Responsabilizá-la por todos os problemas; atribuir a ela a responsabilidade total sobre a criação dos filhos e manutenção e limpeza da casa (principalmente quando ambos trabalham) ou até criar cenas de ciúmes que a impeçam de ter uma vida normal.

É importante ter em mente que, em um relacionamento amoroso, principalmente quando se há intenção de constituir família, os dois parceiros devem ter o mesmo peso e importância. Portanto, qualquer atitude que demonstre poder excessivo de um sobre o outro ou o sentimento de que um parceiro teria mais “direitos” que o outro é abusiva.

Cada casal tem seu jeito de se relacionar, seus gostos e suas regras. Por isso, é difícil determinar, de acordo com nossas próprias regras, o que seria certo ou errado. Há casais que moram juntos, separados, casais monogâmicos, de poliamor, de relacionamento aberto e todas as formas são válidas, desde que seja acordado entre aqueles que participam. Qualquer atitude que tire o poder de decisão do outro sobre a sua própria vida ou sobre como gostaria de se relacionar é abusiva. 

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos