Meu advogado faleceu, o que eu faço agora?

14/08/2020 às 20:26
Leia nesta página:

Meu advogado faleceu, o que eu faço agora?

- Doutor, meu advogado morreu e agora? Uma cliente me procurou para saber o que fazer após o falecimento do advogado do seu filho, visto que o juiz mandou paralisar o andamento por 15 dias para dar tempo de contratar um novo.

A relação cliente-advogado é de confiança e caso possua outro profissional no qual confie, poderá contratá-lo para continuar “tocando” sua ação judicial, este tomará todas as providências necessárias para regularizar sua representação e dar prosseguimento com a maior comodidade.

Escolhido e contratado um novo profissional, ele solicitará ao juiz sua habilitação como procurador recém nomeado, informando o falecimento e já juntando procuração que lhe dá poderes para representar seus interesses com toda segurança e tranquilidade.

Aliás, o cliente tem direito de “trocar” de advogado sempre que desejar ou caso haja rompimento da relação de confiança que existia anteriormente, a chamada revogação de poderes.

Vale lembrar que mesmo “tirando” o advogado do caso, ficam garantidos os honorários na proporção do serviço realizado até aquele momento, a ser definido o valor pelo juiz ao final do processo.

Seria como contratar um engenheiro para construir sua casa e no meio da obra, dispensá-lo e trocar de profissional, aquele primeiro receberá proporcionalmente ao tanto que trabalhou e construiu.

Assim, ficam resguardados os direitos de ambos os profissionais, de modo que tanto advogado quanto cliente não fiquem atrelados ou mesmo reféns de uma relação em que a confiança não existe mais.

Conclui que os rompimentos entre clientes e advogados são em maioria causados pela falta ou falha na comunicação no primeiro contato, quando não se usa linguagem adequada ao explicar o direito, fases do processo e duração estimada.

A consequência é um cliente que fica se orientando com o vizinho, com o amigo que estuda direito e até o padeiro e o leiteiro, menos com o seu advogado, gerando atendimentos “pós-venda” tensos que minam a confiança.

Sobre o autor
Paulo Roberto de França

Missão: Oferecer soluções jurídicas para pessoas físicas e jurídicas, em: Direito do Trabalho: Categorias profissionais de metalúrgicos, rurícolas, sucroalcooleiros, motoristas, vigilantes e profissionais de segurança, funcionários e servidores públicos, comerciários em geral. Direito Previdenciário: aposentadorias, pensões por morte, auxílio-doença, etc. Seguro DPVAT: Pedidos de indenizações junto à Seguradora Líder desde a fase administrativa até a judicial.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos