Capa da publicação Descobrindo o Paraguai
Capa: Divulgação

Descobrindo o Paraguai

Exibindo página 1 de 3
17/08/2020 às 18:13
Leia nesta página:

História, cultura, turismo, economia e curiosidades da República do Paraguai

O nome Paraguai, do tupi-guarani paraguá-i, faz referência ao rio da região, cujo nome oficial é República do Paraguai, é um país localizado na América do Sul. Junto com a Bolívia é um dos dois países do continente que não tem saída para o mar. Faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Brasil.

A partir de 1970, começou a imigração maciça de brasileiros para o Paraguai, se estima que existam 459.000 brasileiros no Paraguai, os dados de censos mais recentes, se referem a 98.000 brasileiros em situação legal e a imprensa vem trabalhando com uma cifra de 350.000 não regularizados.

Os brasiguaios são brasileiros (e seus descendentes) estabelecidos em território da República do Paraguai, em áreas fronteiriças com o Brasil, principalmente nas regiões chamadas Canindeyú e Alto Paraná, no sudeste do Paraguai.

O Paraguai é o segundo país onde mais vivem brasileiros no exterior, superando o Japão e ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E quem diz isso são justamente brasileiros que vivem do outro lado da fronteira e que se sentem ofendidos com os estereótipos atribuídos ao país vizinho.

Com suas belas paisagens naturais, sua mistura de cultura europeia e indígena, suas duas línguas oficiais (espanhol e guarani) e sua arquitetura colonial, o país é um ótimo lugar para explorar a natureza, a história e a cultura da América Latina longe das multidões de turistas.


A HISTÓRIA

Os índios guaranis habitavam o país, que hoje conhecemos como Paraguai, quando, em 1515, Juan Díaz de Solís descobriu aquela região, seguido, em 1525, pelo português Aleixo Garcia. Em 1537, os conquistadores espanhóis que buscavam ouro fundaram Nossa Senhora da Assunção. O Paraguai colonial e a Argentina foram governados conjuntamente até 1620, quando se converteram em dependências do vice-reinado do Peru.

No início de 1609, os jesuítas estabeleceram as missões jesuíticas, conhecidas como “reduções”. Gozando de uma autonomia quase completa, converteram-se no poder mais sólido da época colonial. Em 1767 foram expulsos, depois de incitarem uma rebelião contra a transferência do território a Portugal.

Em 1776, a Espanha criou o vice-reinado do Rio da Prata. O Paraguai proclamou a sua independência em 1811. José Gaspar Rodríguez de Francia se autoproclamou ditador e governou até 1840, mantendo o país isolado e a coberto das guerras civis que assolavam os países vizinhos.

Em 1844, o seu sobrinho, Carlos Antonio López, converteu-se em presidente e ditador. Sua política de desenvolvimento autônomo transformou o país mediterrâneo num dos mais desenvolvidos da época, o que foi conseguido enviando os melhores estudantes a cursar carreiras técnicas na Europa. Como consequência, o Paraguai foi o primeiro país sul-americano a construir uma estrada de ferro sem recorrer aos engenheiros ingleses, e a economia era tão próspera que a nação guarani não tinha dívidas. Com a sua morte, em 1962, López foi sucedido por seu filho Francisco Solano López.


A GUERRA DO PARAGUAI

A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

O conflito iniciou-se com o aprisionamento no porto de Assunção, em 11 de novembro de 1864, do barco a vapor brasileiro Marquês de Olinda, que transportava o presidente da província de Mato Grosso, Frederico Carneiro de Campos, que nunca chegou a Cuiabá, morrendo em uma prisão paraguaia.

O governo do Brasil rompeu relações com o Paraguai, e o conflito teve início. As perdas humanas sofridas pelo Paraguai são calculadas em até 300 mil pessoas, entre civis e militares, mortos em decorrência dos combates, das epidemias que se alastraram durante a guerra e da fome.

Centenas de milhares de civis e militares morreram na Guerra do Paraguai. Há divergências quanto ao número de vítimas, mas, segundo algumas estimativas, o Brasil cujos soldados representavam dois terços do exército aliado teria perdido 50 mil homens nas frentes de batalha. Na história da América Latina, não houve nenhum conflito armado em que lutaram e morreram tantos homens como na Guerra do Paraguai. O Brasil, a Argentina e o Uruguai perderam cerca de 120 mil soldados.

Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.

O objetivo do Paraguai era obter uma saída para o Oceano Atlântico. Antes da guerra, o Paraguai era uma potência econômica na América do Sul. Além disso, era um país independente das nações europeias.

A Inglaterra tinha grandes interesses na Guerra do Paraguai, pois não queria que o Paraguai avançasse industrialmente e controlasse as exportações na América Latina, e a Inglaterra tinha medo pois, nesse momento era a potência industrial, abastecendo toda a Europa e América.


A GUERRA DO CHACO

A Guerra do Chaco foi um conflito armado entre a Bolívia e o Paraguai que se estendeu de 1932 a 1935. Originou-se pela disputa territorial da região do Chaco Boreal, tendo como uma das causas a descoberta de petróleo no sopé dos Andes. Foi a maior guerra na América do Sul do século XX.

A Guerra do Chaco é considerada mais um capítulo da luta da Bolívia para obter uma saída para o mar. Essa luta da Bolívia era (e é até hoje) uma grande causa nacional desde que os bolivianos foram derrotados com os peruanos na Guerra do Pacífico, travada contra o Chile. Essa derrota custou-lhes a saída para o Oceano Pacífico.

A atual região do Chaco paraguaio era conhecida na época como Gran Chaco ou Chaco Boreal. Era um território semiárido, bastante inóspito, pouco povoado e disputado por diversos países. A disputa pela região entre bolivianos e paraguaios iniciou-se na década de 1850. Os bolivianos alegavam ter direito na região com base no período colonial mesmo argumento utilizado pelos paraguaios.

Logo após a Guerra do Paraguai, os argentinos tentaram estender seu domínio sobre a região, mas foram impedidos por Brasil e Estados Unidos, que agiram diplomaticamente para assegurar o domínio desse território aos paraguaios. Após a Bolívia perder sua saída para o Oceano Pacífico na guerra contra os chilenos, a disputa pelo Chaco Boreal foi reacendida.

A Guerra do Chaco resultou em um conflito que provocou a morte de 60 mil bolivianos e 30 mil paraguaios, tendo como resultado a derrota dos bolivianos, que mesmo possuindo um exército bem maior em número, perdeu seu território.


OS TRAÇOS DA CULTURA PARAGUAIA

O Paraguai ainda guarda orgulhosamente seu passado indígena. A língua guarani é falada por grande parte da população juntamente com o espanhol. Desta maneira vemos marcas da cultura guarani em todas as áreas artísticas mescladas com os costumes trazidos pelos colonizadores espanhóis.

Outro costume herdado dos índios guaranis é o consumo da erva-mate através do tereré, que consiste em erva-mate moída e colocada numa guampa (recipiente feito de chifre de boi) junto com água gelada. A bebida é sorvida através de um canudo de metal, a bombilla, que filtra o líquido.

As atividades culturais com academias onde se destacam a Academia Paraguaia da História de Assunción; Academia da Língua Espanhola, fundada em 1927; Academia da Língua e Cultura Guarani, fundada em 1975; Associação Indigenista do Paraguai, fundada em 1942.

Compõem ainda o acervo cultural do País vizinho a Biblioteca e Arquivo Nacional, fundada em 1869, onde está registrado 44.000 obras, mais a Biblioteca de la Sociedad Cientifica del Paraguai, fundada em 1921, com 29.300 obras registradas e, por último a Biblioteca de la Universidad Católica, fundada em 1960, com 70.000 volumes catalogados em seu acervo, que dão apoio aos estudantes e pesquisadores.

A culinária do Paraguai tem forte influência indígena, predominando o milho e a mandioca, que são produtos usados frescos e naturais.

Os pratos típicos paraguaios utilizam o milho (como no caso da "sopa paraguaia", que é na verdade uma torta salgada) e a mandioca (como no caso do chipá, que é um tipo de pão).

Uma dança típica paraguaia é a dança do cântaro, na qual mulheres dançam carregando uma jarra de água nas mãos ou mesmo na cabeça. Outra forma de arte popular é o ñanduty (traduzindo do guarani, "teia de aranha"), um rendado típico.

Um instrumento típico do Paraguai é a harpa, a qual foi introduzida no país pelos jesuítas na época colonial. Já o estilo musical típico paraguaio é a guarânia, um ritmo lento em tom menor que foi criado em 1925 pelo músico José Asunción Flores. As populações do interior, no entanto, preferem ritmos como a polca e o purahéi jahe'o (termo em guarani que significa "canto choroso”).


AS OPÇÕES DE TURISMO PELO PARAGUAI

Assunção é um município autônomo, isto quer dizer que não está adstrita a nenhum departamento é a capital do país além da sede dos três poderes do Estado, o principal porto fluvial e o centro cultural do país.

A cidade é sede do Museu Godoi, a Igreja da Encarnação, e o Panteão Nacional dos Heróis, uma pequena versão de Les Invalides em Paris, onde muitos dos heróis nacionais estão enterrados. Outros monumentos são o "Palacio de los López" (Palácio Presidencial), o antigo edifício do Senado (um edifício moderno se abriu para acolher ao Congresso em 2003), a Catedral Metropolitana de Assunção e a Casa de Independência (um dos poucos exemplos de arquitetura colonial que ainda se mantém em pé na cidade), apenas tem restos dos edifícios principais realizados nos períodos de Rodríguez de Francia e os de López (entre outros monumentos, o Teatro a Ópera realizado em tempos de Francisco Solano López foi saqueado, incendiado e quase totalmente demolido pelos brasileiros em 1871).

A cidade de Luque se encontra assentada sobre uma planície que se estende desde o lago de Ypacaraí até a margem ocidental do Rio Paraguai.

As casas e edifícios têm muitas características de arquitetura colonial e neoclássica. São aproximadamente do século XVII em sua maior parte. Algumas são neoclássicas, outras coloniais e, ainda variam na fachada, a tipologia segue sendo linear. Quase todas estas casas conservam uma altura determinada, pelo tanto há homogeneidade em quanto a tipos e altura se refere. Todas se constroem normalmente sobre a linha municipal. As telhas e a alvenaria de ladrilho são os materiais mais utilizados.

As construções modernas são poucas. Inclusive há construções do presente construídas com estilos neoclássicos e barrocos.

A maioria destas respeita a altura original dos edifícios existentes. Muitos lugares utilizam o azul e amarelo característicos de Luque. A maioria dos espaços são introvertidos.

Ciudad del Este na zona existem numerosos atrativos turísticos de diversas índoles:

A 20 km ao norte, em Hernandarias, se encontra a represa de Itaipu, a maior central hidroelétrica do mundo;

A 8 km ao sul, se encontram os saltos do Rio Monday, queda de água do rio de mesmo nome;

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A 26 km ao sul se encontra o Museu Moisés Bertoni, uma área protegida onde está a casa na que o sábio realizava suas investigações e publicações.

A 20 km ao leste, na fronteira entre Argentina e Brasil, se encontram as majestosas Cataratas do Iguaçú.

O parque de Acaray sobre o Rio Acaray oferece hospedagem e zonas de veraneo para os turistas. O lago da República que se encontra no centro da ciudad es un espaço de recreação e está rodeado por uma charmosa vegetação. Este lago aproveita as águas do Rio Amambay, e a seus arredores se praticam esportes, caminhadas.

A Catedral de San Blas semelha a forma de um barco, construída em 1964 com esculturas de pedra, é de estilo europeu.

O Museu “El Mensú” localizada no prédio da Municipalidade, é a que foi a primeira casa da cidade, nela se guardam objetos da época da fundação de Ciudad del Este, assim como objetos indígenas da região.

Encarnación localizada ao sul do país, no Departamento de Itapúa. Encarnación possui uma das mais completas infraestruturas turísticas com hotéis e restaurantes de até 4 e 5 estrelas.

Suas principais atrações turísticas se encontram no micro centro da cidade arredor da Praça de Armas que possui monumentos e estatuas a personagens históricos nacionais e internacionais, assim como a Praça do Soldado Paraguaio, localizado atrás da Sede do Governo, e a Ex-Diben. A conhecida "Zona Alta" possui quase todo o que uma pessoa em turismo de compra necessita. O Santuário da Virgem de Itacua também é destino de muitos turistas pela devoção à Virgem ou simplesmente por suas paisagens. Mas a maior parte do contingente de turistas que recebe Encarnación a visitam no tempestuoso mês fevereiro para participar do Famoso Carnaval encarnaceno, considerado o mais colorido, organizado e importante do país, colocando sobre nome da cidade como Capital do Carnaval Paraguaio. Também se utiliza a cidade como ponto de partida para ir as Ruinas Jesuítas de Jesus e Trinidade ou a cidade de Posadas.

Ruínas Jesuítas de Jesus e Trindade localizadas no Departamento de Itapúa, no Paraguai, são reduções que ainda se conservam, de entre numerosos povos fundados por jesuítas no marco de sua área colonizadora na América do Sul no século XVII.

Estas fundações religiosas, entre tantas outras, foram criadas no ano 1609 e foram desenvolvendo-se durante mais de 150 anos.

Ambas reduções foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco no ano 1993. As Reduções Jesuíticas do Paraguai, são consideradas uma das mais impressionantes criações da tarefa evangelizadora realizada pelos Jesuítas. Elas são um testemunham da riqueza da história do Paraguai.

Saltos del Monday: Os Saltos, de mais de 40 metros de altura, se compõem de três caudalosas quedas principais com outras menores complementes que se precipitam próximas a desembocadura do Rio Monday, um dos principais afluentes da margem direita do Rio Paraná.

É um belo espetáculo que com suas espumas amarelas e brancas e o vapor provocado pelo impacto de águas com as rochas e arbustos que rodeiam a imensa depressão do Rio Monday, podem ser vistas desde um sistema de mirantes e passarelas, em um belo e bem cuidado parque natural. O parque é utilizado por turistas da região para piquenique, passeios e acampamentos, trilhas em média da vegetação levam aos visitantes até mirantes e passarelas de onde é possível contemplar a depressão de 40 metros do rio.

Para quem gosta de aventuras, os paredões rochosos favorecem a prática de rapel e alpinismo ao lado do turbilhão de águas, caminhadas por trilhas que cortam o parque e chegam até as margens do rio. A atração está dentro do Parque Municipal Saltos do Rio Monday, que oferece espaço para camping e comidas.

Lago Ypacaraí como o lago possui águas pouco profundas, é apto para a navegação de pequenas embarcações.

O lago se encontra rodeado de cidades preparadas para visitantes com praias abertas ao público, muito concorridas no Verão, especialmente na cidade de San Bernardino que se encontra a 48 km de Assunção. Areguá, por outra parte, se localiza a 31 km da capital. Entretanto, Ypacaraí está distante a 34 km de Assunção.

Reserva do Mbaracayú para os visitantes está destinado as trilhas principais, picadas, acidentes naturais, caída de água e o observar uma grande família de aves.

Conta com uma área de camping dotado de energia elétrica, água potável. Uma das zonas de maior atrativo está no coração do bosque, o lugar denominado “Lagunita”, se ascende ao ver mediante um mirante de 12m de altura.

Laguna Blanca (Paraguai) as atividades para os grupos de pessoas que realizam campings ou que tem nos alojamentos, são variadas, e incluem caminhadas, vôlei e futebol de praia, passeios a cavalo, passeios em botes e kayaks, mergulho de superfície e mergulho de profundidade, natação, pesca, observação de vida silvestre, safári fotográfico, esportes aquáticos, passeios nas dunas.

Apenas estão permitidas atividades que no iram com a interação com este meio natural. As atividades que necessitam de guias específicos devem ser agendadas com antecipação.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu forma parte da lista das sete maravilhas do mundo moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, de Estados Unidos. Esta lista foi feita a base de uma investigação realizada pela American Society of Civil Engineers (ASCE) entre engenheiros dos mais diversos países.

Represa de Yacyretá a zona conta com abundante fauna ictícola e existem áreas destinadas para a pesca. Com o ânimo de manter e proteger aos peixes nativos a pesca se encontra regulada, requerendo-se um canete de pesca que pode obter-se nas Lojas de Pesca regionais.

O Museu Regional Yacyretá se encontra na cidade de Ayolas. Nele se encontram expostos peças arqueológicas, minerais e exemplares da fauna nativa.

O Refugio Faunístico de Atinguy está localizado a 18 quilômetros de Ayolas; seu território abriga 100 hectares, onde podem observar-se variadas espécies de fauna e flora da região. O refúgio provê de condições ótimas para que os animais vivam naturalmente. A Reserva Natural está localizada em um extremo da ilha. Esta aberto um Centro de visitantes e uma trilha chamado "Acuti po’i" de 2500 m no que se pode realizar caminhadas guiadas. Existem diferentes opções de alojamento na zona, como o Hotel Nacional de Turismo e o Yacyreta Apart Hotel. A Secretaria Nacional de Turismo provê informação e detalhes a respeito.

Refúgio Tatí Yupí, o refúgio biológico Tati Yupi, de localização privilegiada por constituir em uma área protegida próxima ao conglomerado Hernandarias – Ciudad del Este – Cidade Presidente Franco, é por esse motivo um lugar de passeios e de excursões muito frequentados. No refúgio se levam a cabo atividades educativas recreativas, oferecendo-se oportunidades para a educação ambiental a distintos níveis. Três trilhas interpretativos: Kañimby, escada Ka'i e Palmital permitem o conhecimento da flora e a fauna do lugar.

O cenário paisagístico de grande beleza possibilita a observação das obras de Itaipu desde um ângulo pouco conhecido, pois se observa a represa desde águas acima.

Outra atividade de relevante importância é a recuperação da flora, que é realizada através de programas de recuperação florestal e enriquecimento de bosques.

Em forma permanente, se realizam tarefas de investigação científica, referentes especialmente a fauna e flora autônomas e as inter-relações entre todos os componentes bióticos e abióticos da área.

Entre os serviços brindados ao público se citam: guia, palestras sobre educação ambiental, safári fotográfico, área de recreação e alojamento com as comodidades para uma estadia no lugar, sem custo para os visitantes.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Benigno Núñez Novo

Pós-doutor em direitos humanos, sociais e difusos pela Universidad de Salamanca, Espanha, doutor em direito internacional pela Universidad Autónoma de Asunción, com o título de doutorado reconhecido pela Universidade de Marília (SP), mestre em ciências da educação pela Universidad Autónoma de Asunción, especialista em educação: área de concentração: ensino pela Faculdade Piauiense, especialista em direitos humanos pelo EDUCAMUNDO, especialista em tutoria em educação a distância pelo EDUCAMUNDO, especialista em auditoria governamental pelo EDUCAMUNDO e bacharel em direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Assessor de gabinete de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos