A importância do compliance fiscal nas empresas

Os assuntos tributários sempre geraram muitas dúvidas nas empresas brasileiras e o compliance fiscal é uma forma de esclarecer tais assuntos, reduzindo riscos e afastando penalidades relacionadas às obrigações fiscais. O objetivo desse serviço é encontrar a melhor forma de realizar o pagamento dos tributos. A sonegação fiscal é crime, mas exigir pagamento a mais do contribuinte é uma prática recorrente.

O objeto dessa atividade é encontrar o melhor enquadramento empresarial e tributário para a pessoa jurídica, requisito essencial para iniciar e impulsionar empresas. A cultura empresarial no Brasil é cercada por impressões que divergem da realidade. Muitos sonegam, acreditando, equivocadamente, que nunca serão descobertos, e outros pagam além do que realmente devem. Com um acompanhamento jurídico especializado e de qualidade, é possível construir uma estratégia fiscal e reduzir os custos tributários dentro dos limites legais.

A ausência do compliance fiscal em uma empresa pode acarretar grande possibilidade de descuido, que resulta de multas a uma imagem negativa no mercado. A falta de acompanhamento da legislação pode gerar infrações tributárias que sequer sejam de conhecimento do contribuinte e parte do sucesso do planejamento está na integração entre as legislações específicas desse tema.

Portanto, não hesite em procurar um advogado para orientá-lo na sua empresa.

https://www.prxadvogados.com.br/blog/compliance-fiscal/index.html


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Direitos e Responsabilidades do Jus.

Regras de uso