Aposentadoria por invalidez [VS] Aposentadoria por incapacidade permanente

10/09/2020 às 21:58
Leia nesta página:

Benefício assegurado pela Constituição Federal e disciplinado nos artigos 42/47 da Lei nº 8.213/1991 , com detalhamento nos artigos 43/50 do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.04/1999)

O direito previdenciário, munda com muita frequência. Daí a necessidade, daqueles que têm algum tipo de ligação com essa fascinante área da ciência jurídica, estarem atentos para as atualizações.

Um exemplo dessas constantes mudanças, tivemos no último ano, com a promulgação da Emenda Constitucional nº 103[1], que alterou o sistema de previdência social e estabeleceu regras de transição para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Dentre as diversas alterações introduzidas pela [EC nº 103/2019, chamada à época dos debates de “Emenda Constitucional da Reforma da Previdência”] no sistema de previdência brasileiro, foi a mudança no nome de alguns benefícios previdenciários, como é o caso da “Aposentadoria por invalidez” que agora passa a se chamar “Aposentadoria por incapacidade permanente”. Um benefício muito importante para os trabalhadores (segurados da previdência), e que demanda muita atenção dos administradores dos benefícios previdenciários.

A agora, denominada aposentadoria por incapacidade permanente, é um benefício assegurado pela Constituição Federal e disciplinado nos artigos 42/47 da Lei nº 8.213/1991[2], com detalhamento nos artigos 43/50 do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.04/1999)[3], será devida ao segurado que, em gozo ou não de auxílio por incapacidade temporária, (antigo auxílio-doença) for considerado incapaz para o trabalho e insuscetível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, que lhe será paga enquanto permanecer nessa condição. (vide art. 34 do Dec. nº 3.048/99)

A incapacidade permanente poderá ser atestada por médico da confiança do segundo, que deseja essa espécie de benefício previdenciário. A legislação atual permite, que após a produção, por conta própria da documentação médica, que embase a sua pretensão, seja a mesma submetida verificação da condição de incapacidade por meio de exame médico-pericial a cargo da Perícia Médica Federal.    

Data do início do benefício

Importante registrarmos que, a aposentadoria por incapacidade permanente, será devida a partir do dia imediato ao da cessação do auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). Nunca é demais relembrarmos que este último é devido ao segurado do INSS acometido por uma doença ou acidente que o torne temporariamente incapaz para o trabalho, por mais de 15 dias consecutivos.

Valor do benefício (renda mensal)

Após a leitura atenta do artigo 32 do Regulamento da previdência, (dec. 3.048/99), extrai-se que antes da promulgação da EC nº 103/2019, o valor do salário de benefício da aposentadoria por invalidez era a média aritmética simples dos salários de contribuição e das remunerações, ou seja, 100% (cem por cento) do período contributivo desde a competência julho de 1994, ou desde o início da contribuição, se posterior a essa competência, não incidindo o fator previdenciário.

Registre-se que para quem já é aposentado ou já preencheu os requisitos para a aposentadoria, NADA MUDA. Pois estão protegidos pelo manto do instituto do direito adquirido[4]

Contudo, para os demais casos, após a EC nº 103/2019, o valor do benefício será de 60% (sessenta por cento) com acréscimo de 2 (dois) pontos percentuais para cada ano de contribuição que exceder o tempo de 20 (vinte) anos de contribuição, para os homens, ou 15 (quinze) anos de contribuição, para as mulheres.

Ressaltando que nos casos em que a aposentadoria por incapacidade permanente, for decorrente de acidente de trabalho, doença profissional ou doença do trabalho, o valor do salário de benefício será de 100% (cem por cento).

Referências


[1] BRASIL. Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019. Altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição, Brasília, DF, set 2020.

[2] BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, Brasília, DF, set 2020.

[3] BRASIL. Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. Regulamento da Previdência Social, Brasília, DF, set 2020.

[4] CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988, (...) Art. 5º (...) XXXVI - a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada;

DECRETO-LEI Nº 4.657, DE 4 DE SETEMBRO DE 1942. (Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro.) (...) Art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. (...) § 2º Consideram-se adquiridos assim os direitos que o seu titular, ou alguém por êle, possa exercer, como aquêles cujo comêço do exercício tenha têrmo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a arbítrio de outrem.  

Sobre o autor
Valter dos Santos

Acesse: www.professorvalterdossantos.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos