Advocacia de Massa

A rotina diária de trabalho na advocacia de massa, realmente é simplista e repetitiva?

11/09/2020 às 15:18
Leia nesta página:

A atuação do advogado em ambiente jurídico de contencioso de massa é intensa e cansativa, porém repleta de aprendizados que, se bem ponderados, serão extremamente importantes para toda vida profissional do operador do direito.

A rotina do advogado, que trabalha com contencioso de massa, é pautada no gerenciamento de diversos processos, na coordenação de grandes equipes e em grandes responsabilidades pela entrega de resultados, respeitando os respectivos prazos processuais, bem como aqueles adotados pela própria empresa e/ou escritório.

Nestas atividades de massa, incluem-se serviços prestados a instituições financeiras, empresas de aviação, planos de saúde, telefonias, seguradoras, prestadoras de serviços públicos, dentre outras.

Dizem que o exercício da advocacia no contencioso de massa - seja em escritórios de advocacia ou em departamentos jurídicos de empresas - trata-se de uma atuação básica, com temas repetitivos, o que tornaria a o trabalho do advogado menos estimulante no que diz respeito ao aprendizado e ao aprimoramento intelectual.

Nessa esteira, o questionamento que deve ser feito ao caso ora debatido é: a rotina diária de trabalho na advocacia de massa, realmente é simplista e repetitiva?

Pois bem. Em um ambiente corporativo de massa, onde existem centenas, ou até mesmo milhares de processos para acompanhamento, é extremamente necessário o bom uso de ferramentas de tecnologia para uma atuação segura ao cumprimento dos prazos, bem como para facilitar e garantir a celeridade processual.

Se faz necessário manter uma completa base de dados, com todas as informações, obtendo-se um histórico de todo o seu andamento processual, o que vai permitir agilizar na tomada de decisões, possibilitando que as demandas tenham o melhor andamento, seguindo uma programação criteriosa.

Fora isso, os profissionais que trabalham nesse formato de advocacia precisam ser ágeis para conduzirem demandas que tramitam em comarcas distantes, devendo ter um qualificado networking e pessoas de confiança nas principais capitais dos estados, que irão diligenciar sob seu comando.

Ademais, vale apontar que a grande maioria dos processos não terminam com a sentença de primeiro grau, havendo a necessidade do manuseio de recursos processuais para efetiva defesa dos interesses dos clientes, atuando o advogado, consequentemente, tanto na primeira, quanto na segunda instância, além de agir nos Tribunais Superiores.

Outrossim, a divisão interna de tarefas e cumprimento de funções é de vital importância, uma vez que o cumprimento dos prazos judiciais é dependente da perfeita integração das equipes, existindo diversos atos conectados entre si, desde a identificação das publicações, até a distribuição dos casos aos respectivos responsáveis.

Vale esclarecer, que o acompanhamento de um prazo não finaliza com o cumprimento da medida processual, sendo de extrema importância a confirmação pelo responsável do ato praticado, bem como a alimentação do sistema jurídico, para fins de armazenamento de dados.

Outro importante aspecto vivenciado pelo contencioso de massa é a formalização e divulgação de uma pauta de audiências, haja vista a necessidade de realização de atos anteriores, como a nomeação de preposto, habilitação do advogado que irá participar da audiência, análise de eventual proposta de conciliação e a preparação de defesas.

Além disto, mesmo com tantas obrigações e preocupações, tanto os coordenadores, como os advogados integrantes de cada equipe, ainda possuem os chamados deveres internos, tais como ler, diligenciar, efetuar ligações para obtenção informações e responder aos e-mails dos clientes ou dos superiores hierárquicos, que muitas das vezes consistem em imensos relatórios.

Desta forma, em virtude dos diversos deveres, a formação de uma equipe sólida de trabalho é a base para o sucesso do empreendimento, devendo ser estruturada com advogados, estagiários, assistentes jurídicos e demais colaboradores, considerando-se as necessidades da matriz e forma de atuação das filiais, sem deixar de contar com os correspondentes, conforme bem ponderado acima.

Para tanto, além de todas as qualidades já indicadas, os olhos do gestor devem procurar profissionais dotados de organização, dedicação, pontualidade, agilidade e capacidade de fazer bons relacionamentos, bem como de obter conhecimento jurídico.

Esse formato de advocacia tende a analisar melhor os dados e resultados, tendo em vista a grande cobrança dos clientes por esse tipo de atitude. Isso, porque, nesse caso, o dinheiro e a redução de gastos com os processos pelos clientes são pontos que devem ser sempre observados. Nesse sentido, mesmo que existam erros, em razão da extensa quantidade de serviço, o escritório deve se certificar que economizou tempo e dinheiro para o seu cliente.

Assim, conclui-se que a atuação do advogado em ambiente jurídico de contencioso de massa é intensa e cansativa, porém repleta de aprendizados que, se bem ponderados, serão extremamente importantes para toda vida profissional do operador do direito.

Inclusive, se os advogados que prezam pela qualidade e personalização dos seus serviços utilizarem alguns dos princípios adotados pela advocacia de massa, certamente conseguirá crescer com mais consistência em sua carreira.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Afinal, definir procedimentos de forma clara, tomar decisões com base em números e buscar satisfazer as reais necessidades dos clientes, de forma objetiva, sempre serão tendências do mercado jurídico.

Sobre o autor
Vitor Dias Conceição

Advogado, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduando em Direito Corporativo pelo Ibmec. Atuante nas áreas de Direito Civil, Empresarial e Imobiliário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos