REFORMA ADMINISTRATIVA - BREVES COMENTÁRIOS ÀS VEDAÇÕES PROPOSTAS NO INCISO XXIII DO ART. 37 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

.

14/09/2020 às 23:25
Leia nesta página:

.

A Reforma Administrativa, materializada na PEC 032/2020, acrescenta o inciso XXIII ao art. 37 da Constituição Federal de 1988, elencando, nas alíneas de “a” a “j”, uma série de vedações que passarão a ser aplicadas aos servidores públicos.

Tais vedações se referem à concessão de alguns benefícios que vêm sendo garantidos aos servidores há anos, de acordo com a legislação específica de cada ente federativo.

Entretanto, segundo o que estabelece o art. 2º da própria PEC 032/2020, estas vedações não serão aplicadas aos servidores já investidos em cargo efetivo até a data de entrada em vigor do novo regime jurídico de pessoal de que trata o art. 39-A da Constituição, isto é, até a vigência da emenda da Reforma Administrativa.

Ademais, conforme ainda dispõe o art. 2º da PEC 032/2020, para que as novas vedações não sejam aplicadas aos atuais servidores, também é necessário que exista lei local específica vigente em 1º/09/2020, que lhes garanta a percepção dos benefícios a que menciona, salvo se esta lei já tiver sido alterada ou revogada.

Vale ressaltar que a menção à data de 1º/09/2020, não faz qualquer sentido, visto que a PEC 032/2020, precisa ainda ser aprovada, projetando seus regulares efeitos somente a partir de sua publicação.

Desta forma, as mencionadas vedações não serão aplicadas aos atuais servidores, desde que exista, em plena vigência, alguma lei específica que lhes garanta a percepção dos benefícios nela mencionados.

Assim, os atuais servidores dos entes federativos que possuam leis que garantam a concessão dos benefícios elencados nas alíneas de “a” a “j” do inciso XXIII do art. 37 da Constituição Federal, poderão continuar gozando-os regularmente.

Por outro lado, caso alguns destes benefícios já tiverem sido extintos por lei local, os servidores não mais poderão gozá-los, pois agora a vedação passa a ter um caráter geral e constitucional.

Assim, poderemos ter o inciso XXIII do art. 37, aplicado de forma fracionada para cada ente federativo, a depender a legislação local.

Se determinado Estado garantir por lei alguns dos benefícios enumerados nas alíneas do inciso XXIII do art. 37, seus servidores continuarão a ter o direito de gozá-los. Se já foram extintos por lei, não mais poderão usufruí-los.

Obviamente, quanto aos servidores que ingressarem no Serviço Público após a vigência da emenda da Reforma Administrativa, estes não poderão gozar dos benefícios elencados nas alíneas de “a” a “j” do inciso XXIII do art. 37 da CF/88, em razão da vedação de caráter geral que passa a vigorar.

A impressão que fica é de que a Reforma Administrativa não quis ir a fundo nestas questões, o que permitirá que os atuais servidores dos diferentes entes federativos continuem a perceber tais benefícios, em caso de existência e vigência de lei específica garantidora.

Com estas considerações, passemos a comentar cada alínea do novo inciso XXIII do art. 37 da Constituição Federal de 1988, cotejando-as com os benefícios cujo gozo ainda possa estar sendo permitido para os servidores públicos dos entes federativos.

Art. 37. XXIII - é vedada a concessão a qualquer servidor ou empregado da administração pública direta ou de autarquia, fundação, empresa pública ou sociedade de economia mista de:

a) férias em período superior a trinta dias pelo período aquisitivo de um ano;

COMENTÁRIO: as férias, em regra, já são limitadas a um período de 30 dias pelo período aquisitivo de 12 meses. Neste aspecto, nada muda. Entretanto, pela exegese do art. 2º da PEC 032/2020, se algum ente federativo garantir, por lei, um período de férias superior a 30 dias pelo período aquisitivo de um ano, a reforma não atingiria tal direito. Os futuros servidores, entretanto, não poderão ter férias superiores a 30 dias.

b) adicionais referentes a tempo de serviço, independentemente da denominação adotada;

COMENTÁRIO: há entes federativos que não mais preveem o adicional por tempo de serviço. Há servidores que há anos não sabem o que significam anuênios, triênios ou quinquênios. Muitos servidores tiveram seus adicionais por tempo de serviço desvinculados do vencimento e o valor congelado em pecúnia. Entretanto, para os servidores de outros entes federativos que continuam a garantir o direito ao adicional por tempo de serviço, o art. 2º da PEC 032/2020, continua a permitir a percepção destes direitos. Obviamente, aos servidores que ingressarem pós reforma, não mais poderão ter garantidos tais benefícios.

c) aumento de remuneração ou de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos;

COMENTÁRIO: sim, às vezes pode acontecer pagamentos retroativos. Com a proposta, isto passa a ser proibido, salvo se a lei local assim permitir. Por vezes, os retroativos ocorrem em razão da mora na efetiva implantação do aumento remuneratório em relação à uma eventual data-base que a categoria possua. Vale ressaltar que o texto se refere a aumento de remuneração e não a reposição da inflação. Tratam-se, evidentemente, de situações distintas. Assim sendo, nos parece que quando se tratar de mera reposição inflacionária, seria possível o pagamento retroativo de valores. Ademais, se a lei local permitir o pagamento retroativo de aumento da remuneração ou de parcela indenizatória, este direito continuará a valer, na forma do que permite o art. 2º da PEC 032/2020.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

d) licença-prêmio, licença-assiduidade ou outra licença decorrente de tempo de serviço, independentemente da denominação adotada, ressalvada, dentro dos limites da lei, licença para fins de capacitação;

COMENTÁRIO: há Estados que há anos não se garante mais licença prêmio. Licença-assiduidade então, nunca nem ouviram falar. Destes, o único direito que restou em alguns entes federativos foi a possibilidade de licenciamento para capacitação. Assim, quem ainda mantém esses benefícios garantidos em lei, continuará podendo mantê-los. As vedações valerão para os futuros servidores.

e) redução de jornada sem a correspondente redução de remuneração, exceto se decorrente de limitação de saúde, conforme previsto em lei;

COMENTÁRIO: algumas categorias, como a dos professores, após longos anos de penosa atividade em sala de aula, têm direito à redução de jornada sem prejuízo da remuneração. Agora, com a proposta de reforma, este benefício continua sendo mantido nos entes que ainda o garantem por lei, passando a ser proibido para os servidores que ingressarem no Serviço Público pós reforma.

f) aposentadoria compulsória como modalidade de punição;

COMENTÁRIO: este benefício não existe para o servidor. Só existia

para membros do Judiciário e do Ministério Público. Mas a Ementa Constitucional 103/19, deu um fim neste privilégio sem sentido. Agora, para todos, a pena máxima a ser aplicada no âmbito da Administração Pública terá que ser a demissão. Portanto, este benefício deixa de existir para os atuais e futuros magistrados e membros do MP.

g) adicional ou indenização por substituição, independentemente da denominação adotada, ressalvada a efetiva substituição de cargo em comissão, função de confiança e cargo de liderança e assessoramento;

COMENTÁRIO: há entes federativos que possuem lei garantindo substituição remunerada de cargo em comissão e de função de confiança. Pelo novo texto, este tipo de substituição remunerada continuará a existir.

h) progressão ou promoção baseada exclusivamente em tempo de serviço;

COMENTÁRIO: a progressão funcional baseada unicamente em tempo de serviço é algo que sempre existiu e, pela proposta, passa a ser proibida para os futuros servidores ou para os atuais, desde que a legislação local já a tenha revogado. Agora, o Estado quer algo mais do servidor. Um plus. Algum merecimento, caso este deseje chegar ao último nível da carreira.

i) parcelas indenizatórias sem previsão de requisitos e valores em lei, exceto para os empregados de empresas estatais, ou sem a caracterização de despesa diretamente decorrente do desempenho de atividades;

COMENTÁRIO: agora, com a proposta, as gratificações de natureza indenizatória só poderão ser pagas se a lei estabelecer requisitos e critérios de aferição de produtividade e desempenho. Gratificações de produtividade ou desempenho com requisitos de aferição de alcance de metas já existem há anos em alguns entes federativos. Nesta alínea “i”, no que pese a aplicação do art. 2º da PEC 032/2020, não podemos olvidar que o art. 6º da mesma PEC estabelece que as parcelas indenizatórias pagas sem observância de critérios de aferição de produtividade e desempenho ou instituídas apenas em ato infralegal (atos hierarquicamente inferiores à lei) serão extintas após dois anos da data de entrada em vigor da Emenda Constitucional. Desta forma, é interessante que o art. 2º autorize a manutenção do benefício, caso exista lei específica que garanta o pagamento de parcelas indenizatórias sem a necessidade de se observar critérios de aferição de produtividade e desempenho, e o art. 6º, entretanto, autorize tal situação somente por um período de dois anos, contados da data de entrada em vigor da Emenda Constitucional.

j) a incorporação, total ou parcial, da remuneração de cargo em comissão, função de confiança ou cargo de liderança e assessoramento ao cargo efetivo ou emprego permanente.

COMENTÁRIO: este tipo de incorporação há anos não mais existe em alguns entes federativos. Entretanto, há outros que ainda o permitem. A Emenda Constitucional 103/19, já havia abordado este tema também proibindo este tipo de incorporação. Afinal, a regra é a de que o servidor só pode se aposentar com vantagens que compõem a remuneração do cargo efetivo. Destarte, após a Reforma da Previdência, estas incorporações passaram a ser vedadas em todos os entes federativos.

Sobre o autor
Alex Sertão

Professor de RPPS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos